Codeba fecha parceria com Paranaguá para melhorar gestão

Oito milhões de reais  é o quanto as Docas da Bahia vão economizar com o acordo assinado ontem

  • Foto do(a) author(a) Donaldson Gomes
  • Donaldson Gomes

Publicado em 16 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Rondon Brandão do vale é diretor-presidente da Codeba (foto: Marina Silva)

Em um dos pontos altos da manhã de ontem, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) assinou com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) um acordo que vai possibilitar a integração dos sistemas de gestão dos três portos públicos baianos – Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus. Com o acordo, a estimativa da direção da Codeba é que a gestão das docas na Bahia tenha economizado R$ 8 milhões em dois anos, em relação à possibilidade de ter que criar um sistema próprio, partindo do zero. 

“Na realidade, nós precisamos agradecer à direção do Porto de Paranaguá pela sensibilidade e o respeito com a coisa pública ao nos ceder o sistema”, destacou o diretor-presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale. A implantação de um processo para a melhoria contínua da qualidade da gestão portuária é uma aposta da Codeba, que trabalha para ampliar a sua autonomia como autoridade portuária. 

Em sua apresentação, sobre as Oportunidades de Investimentos nos Portos da Bahia, Rondon destacou a importância de uma gestão mais ágil por parte da companhia das docas, para que ela se torne capaz de responder mais adequadamente às demandas do setor produtivo. “Queremos fazer um aceno muito claro para a iniciativa privada, de que nós estamos abertos aos investimentos. Sabemos que quando fizermos esse movimento, teremos uma resposta rápida por parte dos investidores”, destacou. 

O diretor de desenvolvimento portuário de Paranaguá, André Pioli, elogiou a movimentação da Codeba para a melhoria de seus processos de gestão. “Temos a certeza de que esta parceria será extremamente proveitosa para nós todos”, destacou o dirigente.

O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia - Oportunidades de Outorgas foi uma realização do CORREIO e Codeba, com o patrocínio da J. Macêdo e UItracargo, apoio institucional da Braskem e apoio da Fieb, Usuport, Associação Comercial da Bahia e Contermas.