Codesal segue o passo com missão de reduzir desastres

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Semana Nacional de Redução de Desastres, instituída pelo decreto de 26 de setembro de 2005 e comemorada anualmente, na segunda semana de outubro, busca ampliar a percepção de risco da sociedade brasileira, com a realização de ações relacionadas à conduta preventiva, principalmente nas comunidades que vivem em áreas de risco.

Para marcar o período, a gestão do prefeito ACM Neto intensificou a assinatura de ordens de serviço para aplicação de geomantas em áreas de risco em comunidades de Castelo Branco, Pernambués, Pau Miúdo, Marechal Rondon, Paripe, Iapi, Jardim Santo Inácio, Arenoso e Chapada do Rio Vermelho, que vão se somar às centenas já aplicadas em regiões mais críticas da cidade.

A aplicação de geomantas busca preparar a cidade para o período de chuvas, que provocam as ocorrências mais graves na capital. Já foram aplicados cerca de 80 mil m² entre 2016 a agosto de 2018, com investimento em torno de R$ 12 milhões, beneficiando mais de cinco mil famílias.

Além dessas importantes obras, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) vem adotando programas e atividades preventivas que reforçam e estendem o objetivo da Semana, como a formação de Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), em Baixa do Formoso, a promoção de atividade do Programa Defesa Civil nas Escolas (PDCE), na Escola Municipal Novo Horizonte, e simulado de evacuação na comunidade de Voluntários da Pátria.

Tanto os Nupdecs quanto os PDCEs são programas de estimulo ao protagonismo de voluntários com a promoção de atividades educativas nas escolas e em associações comunitárias para mostrar como o cidadão deve se comportar diante de situações de risco. Os Nupdecs, por exemplo, têm como meta melhorar a percepção da população sobre fatores de riscos presentes nas áreas de encostas e vales. Já o projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) visa informar e capacitar a comunidade escolar, por meio de ações educativas.

O Projeto Mobiliza, por seu turno, objetiva a atuação forte e preventiva da Codesal na redução de riscos de acidentes, com a criação de uma rede de voluntários que utiliza o aplicativo “Fala Salvador” para a comunicação direta entre a gestão.

Em sintonia com a prevenção de riscos, após a reestruturação órgão, em 2016, foram realizados investimentos tecnológicos na área de análise de risco climático. Foram instalados 38 pluviômetros e sete sistemas de alerta e alarme com oito sirenes que monitoram comunidades localizadas em regiões passíveis de acidentes. Este sistema trabalha com tecnologia de ponta na montagem da rede que integra os moradores por meio de mensagem (SMS), informando-os do risco iminente. O Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), localizado na sede da Codesal, realiza o gerenciamento do sistema por meio de modernos equipamentos de monitoramento, recursos que reforçam a eficácia da Operação Chuva, realizada entre março e junho, período de maior volume pluviométrico.

Esses são alguns aspectos do trabalho preventivo realizado pela Defesa Civil ao longo do ano, cujo principal objetivo é cumprir a nossa missão de promover a segurança da população por meio da redução de desastres na cidade de Salvador.

Sosthenes Macêdo é diretor geral da Defesa Civil de Salvador

Opiniões e conceitos expressos nos artigos são de responsabilidade exclusiva dos autores