Assine

Coelba investe R$ 8 mi em ampliação e segurança elétrica para Carnaval


 

Confira como fazer ligação provisória

  • Da Redação

Publicado em 31/01/2018 às 15:33:04
Atualizado em 18/04/2023 às 00:39:06
. Crédito: Bruno Wynícius/Divulgação

Se para o folião mais animado não vai faltar energia nesse Carnaval, a festa também terá energia suficiente para que ele curta despreocupado. A Coelba anunciou nesta quarta-feira (31) que serão investidos R$ 8 milhões para garantir o fornecimento de energia elétrica com segurança durante o Carnaval de Salvador 2018. A principal ação desse ano contemplou um novo visual para a orla da Barra, um dos principais circuitos da folia.

O trecho entre o Porto e o Farol da Barra deixou de ter rede aérea e passou a contar com rede subterrânea. "Além de destacar a beleza local, garante maior segurança na área de concentração e circulação de trios", explica o gerente de operações da Coelba, José Carlos Papino.

Já no eixo Barra-Ondina foram instalados mais de 1,5 mil espaçadores de rede elétrica, o que agora totaliza 5 mil equipamentos nos circuitos principais e marginais nas redes de média tensão. O objetivo é deixar o circuito mais seguro tanto para os foliões quanto para quem trabalha em cima dos trios elétricos. 

A iniciativa começou em setembro de 2017 e, até o final das ações, 350 km de rede elétrica e 650 postes/estruturas terão passado por manutenção preventiva. Para atender as demandas adicionais da festa, como o caso dos camarotes, por exemplo, foram instalados 88 novos transformadores. Cerca de 9 km de rede elétrica foram construídos (Foto: Divulgação/Bruno Wynícius) Ambulantes  José Carlos Papino explica que existe uma parceria entre a Coelba e a associação de barraqueiros. "Essa parceria existe durante todo ano para orientar esses ambulantes sobre quaisquer necessidades para cada evento de rua realizado em Salvador como, por exemplo, onde deve ser feita a solicitação e em qual local solicitá-las", comenta. Ele informa que, no Carnaval, essas reuniões são intensificadas.

Para os vendedores ambulantes que ainda não solicitaram a ligação e não fazem parte da associação, ainda dá tempo. O prazo é até este sábado (3). "Existem pontos da Coelba localizados nos circuitos. Temos uma agência fixa no Vitória Center (Barra) e outra na Praça da Sé", pontua. Papino explica que são mais de 500 ligações provisórias. "Por conta da demanda fazemos uma operação especial com unidades móveis", diz.

"As pessoas solicitam a ligação e nós mantemos a equipe em campo para atender o pedido. Para efetivar a ligação, o interessado deve apresentar o alvará, que é liberado pela prefeitura, CPF e RG. A partir disso é gerado um boleto. Após a efetuação do pagamento do documento, a ligação é feita tranquilamente", explica. Além disso, cada pessoa é orientada para informar corretamente qual equipamento vai ligar, quanto será cobrado e como será feito o procedimento.

Sensores inteligentes Nos principais circuitos do Carnaval de Salvador estão instalados 24 conjuntos de sensores, que ficam ligados ao Centro de Operações da Companhia, em Narandiba, com a finalidade de fornecer informações sobre a rede elétrica onde estão instalados. A iniciativa permite identificar e localizar, em tempo real e com precisão, possíveis defeitos ou falta de energia nas ruas em que acontece a festa, gerando maior rapidez no atendimento. 

Parcerias Em parceira com o Departamento Estadual de Transito (Detran-BA), a Coelba vai realizar ações de conscientização dos motoristas e população sobre os cuidados que podem evitar acidentes envolvendo a rede elétrica durante a folia. Nesta quinta (1º) e na segunda (5) e terça (6), a companhia vai garantir cursos de reciclagem e aperfeiçoamento para 350 motoristas de trio elétrico e carros de apoio, não apenas no Carnaval, mas também para outras festas populares.

Materiais com informações sobre segurança com a rede elétrica serão distribuídos nas ações educativas promovidas pelo Detran. Em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), equipes especializadas da Coelba vão realizar inspeções diárias para identificação e retirada de possíveis "gatos", as ligações clandestinas. 

Para além dos circuitos tradicionais Outras ações também estão sendo realizadas em Cajazeiras, Periperi, Itapuã, Liberdade, Boca do Rio, Plataforma, Pau da Lima e Piatã, bairros com programação de Carnaval. A Coelba informa que  também realizou ações de manutenção e melhoria no Nordeste de Amaralina (Circuito Mestre Bimba) e na região onde desfila o bloco Mudança do Garcia. 

Outras cidades baianas Para além de Salvador, a Companhia de Energia informou que também deu atenção especial aos municípios que realizam festas de Carnaval. Entre eles, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João (Imbassaí e Praia do Forte), Maragogipe, Jaguaripe, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Porto Seguro.

Disk 116 A central de atendimento 116 permanece à disposição para qualquer solicitação que envolva a rede elétrica. Outra opção é enviar um SMS gratuito 26.560. Basta enviar o número da conta contrato que a ocorrência será registrada e uma mensagem de retorno. co o número de protocolo e a previsão de atendimento, será enviada como resposta. 

Atendimento Durante todos os dias da festa carnavalesca, mais de 200 profissionais estarão diretamente envolvidos na "Operação Carnaval", incluindo equipes trabalhando em locais estratégicos ao longo deos circuitos da folia e no Carnaval dos bairros. Haverá também um monitoramento em tempo real no Centro Integrado de Inteligência do Carnaval. O acesso às imagens das câmeras espalhadas pelos circuitos permite que técnicos sejam acionados com maior rapidez e agilidade. 

Conscientização Para quem vai trabalhar ou para quem vai curtir durante a folia, é importante ficar ligado. A Coelba dá algumas dicas de segurança para evitar acidentes durante os festejos: Em caso de fio caído, não se aproxime. Avise rapidamente à Coelba Não jogar serpentina em direção à rede elétrica Não aproximar os bastão de selfie da rede elétrica Não subir em postes, marquises e árvores que estejam próximos à rede elétrica Não fazer ligação clandestina de energia. Além de colocar a vida em risco, é crime Não colocar enfeites nem jogar objetos na rede elétrica Evitar que balões (blimp) e placas de propaganda toquem na rede elétrica Não direciaonar jatos de água à rede elétrica É obrigatória a instalação do aterramento das estruturas metálicas de barracas e balcões Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, avisar imediatamente à Coelba pelo telefone 116.  MP recomenda inspeções preventivas O Ministério Público Estadual (MP-BA) expediu uma série de recomendações à Coelba, Embasa e Município de Salvador solicitando inspeções preventivas nos circuitos oficiais do Carnaval. 

A autora das recomendações é am promotora de Justiça, Ana Paula Limoeiro Carvalho. O objetivo é a prestação do serviço adequado ao pleno atendimento dos usuários. 

O MP-BA recomendou à Coelba que realize inspeção preventiva em toda a fiação de rua bem como nos postes situados nas vias que compõem os circuitos oficiais do Carnaval e os reparos que se fizerem necessários, de modo a evitar incidentes que possam culminar em danos à integridade física das pessoas e danos materiais. Os reparos visam ainda evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica, tais como a queda de poste de energia elétrica durante a passagem dos trios e minitrios.

“Segundo relatório feito pelo comandante do 22º Comando de Área da Polícia Militar, Major PM Amilton Souza Teixeira Júnior, houve uma queda de poste de energia elétrica durante a passagem de minitrio no circuito Mestre Bimba, ano passado, supostamente em virtude da incompatibilidade da altura dos fios com o tráfego do tipo de veículo utilizado no evento ou localização inadequada”, afirmou a promotora de Justiça. 

Foi expedida também uma recomendação à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para que realize inspeção preventiva em toda a tubulação de rua das vias que compõem os circuitos oficiais do Carnaval, bem como a realização de eventuais reparos que se fizerem necessários, de modo a evitar que outro episódio de vazamento de tubulação venha a ocorrer durante a festa como o que houve no circuito Mestre Bimba, no ano passado; e ao Município de Salvador para que verifique junto à Coelba e à Embasa se foram realizadas as inspeções preventivas em todos os circuitos da festa.