Coelba já recuperou energia suficiente para abastecer Feira e Porto Seguro por dois meses

Dados são de operações contra desvio de energia de janeiro a setembro deste ano

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2020 às 11:24

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

De janeiro a setembro desse ano, a Coelba conseguiu recuperar 201,4 milhões de quilowatts-hora (kWh) de energia em ações de prevenção e combate a desvios em toda Bahia. Segundo a empresa, isso é o suficiente para abastecer por dois meses as cidades de Feira de Santana e Porto Seguro, que têm juntas mais de 760 mil moradores. No período, foram mais de 162 mil inspeções realizadas e mais de 151 mil consumidores regularizados. 

Foram autuadas nas operações estabelecimentos, fábricas, condomínios, mercados e residências. Uma das ações identificou desvio de energia em uma fábrica de plásticos em Feira. O consumo que deixou de ser medido por conta da ligação irregular seria suficiente para suprir as necessidades de 30 mil residências em um mês, diz a Coelba.

A empresa tem uma equipe de inteligência que trabalha para identificar e retirar as ligações irregulares, além de buscar agir de maneira preventiva. Depois que é feita uma inspeção técnica ao local em que há suspeita de fraude, a Coelba faz denúncia junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que o caso seja investigado. Constatada a irregularidade, o dono é notificado e cobrado pelo período em que fraudou.

Como se regularizar Quem ainda está irregular e não tem o medidor de energia instalado pode entrar em contato com a Coelba para fazer regularização da ligação, de forma gratuita. Para apoiar o consumidor, a empresa oferece parcalemtno e pagamento através de canais digitais.

A Coelba recebe denúncias anônimas de fraudes e furtos de energia. A empresa lembra que além de ser crime, o desvio de energia é perigoso para a comunidade.

Central de Relacionamento para denúncia anônima: 116 Canais digitais de atendimento: (Site e WhatsApp): www.coelba.com.br | (71) 3370-6350