Coldplay suspende turnês até encontrar maneira sustentável de fazer shows

Um dos objetivos é banir plásticos e utilizar energia solar

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2019 às 09:17

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

Chris Martin, vocalista do Coldplay, deu uma declaração que pegou os fãs de surpresa na manhã desta quinta-feira (21). Em entrevista a BBC News o artista disse que o próximo álbum da banda que será lançado amanhã, chamado Everyday Life, não terá uma turnê.

A razão é que o grupo irá reservar os próximos dois anos para encontrar maneiras de montar uma turnê que não seja apenas sustentável, mas também "ativamente benéfica" para o planeta.

"Todos nós precisamos pensar na melhor maneira de fazer nosso trabalho", afirmou, completando que a banda quer que todas as suas turnês futuras tenham um impacto positivo: "Nossa próxima turnê vai ser a melhor versão possível do que deve ser uma turnê sustentável", disse o vocalista.

Chris deseja que os shows reduzissem drásticamente a quantidade de carbono que emitem. Ele também cita as constantes viagens de avião que fazem parte desta rotina como o maior obstáculo prático para sua meta eco-friendly, mas sem se esquecer de outros aspectos: "Nosso sonho, por exemplo, é fazer um show sem qualquer plástico de uso único, que tenha energia solar como principal fonte."

Por enquanto, a banda só tem três shows agendados: dois em Amman, capital da Jordânia e um no Museu de História Natural de Londres, no próximo dia 25, cuja renda será toda recertida para uma ONG de perfil ambiental. "Já fizemos muitas grandes turnês a essa altura. Como reinventamos este formato para que ele seja não apenas sobre receber, mas também sobre contribuir?", questionou, durante a entrevista. 

O Coldplay se une a outros artistas da indústria fonográfica que vem questionando o atual impacto das turnês no meio ambiente: Billie Eilish já anunciou que pretende tornar suas turnês "o mais verde possível", proibindo por exemplo a venda de canudos de plástico de suas apresentações e pedindo para que seus fãs venham a seus shows munidos de garrafas reutilizáveis, além de barraquinhas de conscientização ambiental na entrada de cada local onde tocar.

Já a banda The 1975 vem trabalhando para tornar suas turnês carbon neutral, e já prometeu plantar uma árvore para cada ingresso vendido de sua turnê pelo Reino Unido, no próximo mês de fevereiro. Outra ação eco-friendly da banda foi o fim da produção de novas camisetas, estampando novas imagens por cima de peças de merchandising antigo. 

Quanto aos festivais de música, após o Glastonbury ter proibido a venda de plásticos de uso único de suas premissas (incluindo garrafas), mais de 60 festivais britânicos se comprometeram a ficar livres de plástico até 2021.