Coleção Ildázio Tavares é inaugurada nesta quinta no MAM

entretenimento
05.09.2019, 22:47:00
Atualizado: 05.09.2019, 22:51:10
Filhos do homenageado, Ildázio Júnior e Gil Vicente exibiram um mini documentário com a história da ópera e da carreira do pai (Arisson Marinho/CORREIO)

Coleção Ildázio Tavares é inaugurada nesta quinta no MAM

Ensaios, livros e poemas estão entre os produtos expostos pelo projeto, que acontece em etapas

 Foi apresentada ontem no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) a coleção Ildásio Tavares, que leva o nome do dramaturgo e poeta baiano morto em 2010 aos 70 anos de idade. A festa teve a presença de artistas, amigos, familiares e admiradores dos poemas, ensaios e livros de Ildásio.

O evento foi comandado por Ildázio Júnior e Gil Vicente Tavares, filhos do homenageado, e é encarado como um pontapé inicial para o projeto: “Ele era um cara de vanguarda, com uma consciência social muito grande, à frente do tempo dele. A gente vê uma contribuição dele que, há 25 ou 30 anos, ele já estava produzindo e mostrando a necessidade de se olhar para questões como o racismo e a cultura afrodescendente”, explicou Ildázio, que está na coordenação geral da coleção.

Ildázio e Gil exibiram um mini documentário com a história da ópera e da carreira do pai (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

O produto inicial da Coleção Ildásio Tavares é o lançamento da ópera Lidia de Oxum. O espetáculo, que é uma parceria entre Ildásio e o maestro e compositor Lindembergue Cardoso (1939 - 1989), já foi montado em 1994 no Teatro Castro Alves e, entre os dias 21 e 23 de novembro, estará de volta ao mesmo palco. Além da montagem, o projeto prevê, até 2021, a realização de outras peças escritas por Ildásio e a reedição de quatro livros do autor, como Xangô e Candomblés da Bahia.

Entre os nomes confirmados nas funções técnicas, estão Marcio Medina, na cenografia; Jorge Silva, na coreografia; Maestro Angelo Rafael, como preparador vocal e regente do coro e Maestro Carlos Prazeres.

Pelo palco, passam oito solistas, além de 60 coralistas, orquestra sinfônica, corpo de balé com 20 integrantes e dez percussionistas para dar vida ao enredo, numa montagem que se aproxima de duas horas de duração.


*com orientação do editor Roberto Midlej


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lula-diz-que-e-um-homem-melhor-do-que-quando-entrou-na-cadeia/
Segundo a organização, 200 mil pessoas compareceram a ato em Recife
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-turma-de-criancas-em-salvador-que-aprendeu-a-nao-sentir-mais-medo/
Projeto em escola discute medo, coragem e grandes dramas da vida para crianças de até 12 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-novo-the-crown-volta-para-mais-uma-boa-temporada/
Rainha Elisabeth, até então vivida por Claire Foy, agora é interpretada por Olivia Colman
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/manchas-de-oleo-voltam-a-aparecer-em-morro-de-sao-paulo/
Marinha retirou a substância no final da manhã
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pedi-que-nao-atirassem-diz-pai-de-garoto-autista-morto-em-perseguicao-da-prf-em-piraja/
Garoto era autista e estava a caminho da escola; família acusa Polícia Rodoviária Federal
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/vitimas-de-acidente-de-aviao-na-bahia-tem-traumas-e-queimaduras-crianca-esta-entre-feridos/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tenho-visto-coisas-incriveis-diz-rincon-sapiencia-sobre-artistas-baianos/
Prestes a lançar disco, rapper paulista comemora parcerias com Attooxxa e Duquesa
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adolescente-tambem-morreu-em-acao-que-teve-motorista-de-app-executado-em-piraja/
Vídeo mostra homem assassinando condutor antes de ser morto por agentes da PRF
Ler Mais