Coleção Ildázio Tavares é inaugurada nesta quinta no MAM

entretenimento
05.09.2019, 22:47:00
Atualizado: 05.09.2019, 22:51:10
Filhos do homenageado, Ildázio Júnior e Gil Vicente exibiram um mini documentário com a história da ópera e da carreira do pai (Arisson Marinho/CORREIO)

Coleção Ildázio Tavares é inaugurada nesta quinta no MAM

Ensaios, livros e poemas estão entre os produtos expostos pelo projeto, que acontece em etapas

 Foi apresentada ontem no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) a coleção Ildásio Tavares, que leva o nome do dramaturgo e poeta baiano morto em 2010 aos 70 anos de idade. A festa teve a presença de artistas, amigos, familiares e admiradores dos poemas, ensaios e livros de Ildásio.

O evento foi comandado por Ildázio Júnior e Gil Vicente Tavares, filhos do homenageado, e é encarado como um pontapé inicial para o projeto: “Ele era um cara de vanguarda, com uma consciência social muito grande, à frente do tempo dele. A gente vê uma contribuição dele que, há 25 ou 30 anos, ele já estava produzindo e mostrando a necessidade de se olhar para questões como o racismo e a cultura afrodescendente”, explicou Ildázio, que está na coordenação geral da coleção.

Ildázio e Gil exibiram um mini documentário com a história da ópera e da carreira do pai (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

O produto inicial da Coleção Ildásio Tavares é o lançamento da ópera Lidia de Oxum. O espetáculo, que é uma parceria entre Ildásio e o maestro e compositor Lindembergue Cardoso (1939 - 1989), já foi montado em 1994 no Teatro Castro Alves e, entre os dias 21 e 23 de novembro, estará de volta ao mesmo palco. Além da montagem, o projeto prevê, até 2021, a realização de outras peças escritas por Ildásio e a reedição de quatro livros do autor, como Xangô e Candomblés da Bahia.

Entre os nomes confirmados nas funções técnicas, estão Marcio Medina, na cenografia; Jorge Silva, na coreografia; Maestro Angelo Rafael, como preparador vocal e regente do coro e Maestro Carlos Prazeres.

Pelo palco, passam oito solistas, além de 60 coralistas, orquestra sinfônica, corpo de balé com 20 integrantes e dez percussionistas para dar vida ao enredo, numa montagem que se aproxima de duas horas de duração.


*com orientação do editor Roberto Midlej


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oxumare-faz-ato-ecumenico-em-defesa-das-florestas-e-da-tolerancia-religiosa/
Celebração contou com a participação de representantes de cinco religiões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogar-carro-contra-caminhao-pai-manda-filho-gravar-video-adeus-mae/
Garoto e o pai, que não aceitava fim de casamento, morreram na batida
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/morre-em-sp-o-cantor-portugues-roberto-leal-aos-67-anos/
O cantor vinha há dois anos tratando um câncer de pele, e teve complicações na última semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/toquinho-ivan-lins-e-mpb4-comemoram-50-anos-de-musica/
Artistas trazem a Salvador show que está há 4 anos na estrada e no qual cantam seus grandes sucessos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/teago-oliveira-se-prepara-para-lancar-o-primeiro-album-solo/
Vocalista da banda Maglore é o convidado da coluna Meu Domingo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/torcedores-do-vitoria-arrecadam-latas-de-sardinha-apos-milho-na-fonte-nova/
Revanche para milho derramado na Fonte Nova antes do jogo do Vitória veio também em forma de provocação
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/antes-de-jogo-do-vitoria-dezenas-de-quilos-de-milho-sao-despejados-no-entorno-da-fonte-nova/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/famosa-por-covers-de-amy-clariana-lanca-primeiro-ep-com-musicas-autorais/
Cantora baiana apresenta 'Pra Sentir', com três faixas inéditas; confira
Ler Mais