Colinas de Periperi recebe nova USF com diversas especialidades médicas

O posto terá capacidade para atender 14 mil pessoas da localidade e região

  • D
  • Da Redação

Publicado em 4 de maio de 2018 às 18:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO
. por Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Foto: Arisson Marinho/CORREIO Os moradores de Colinas de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, não precisam mais se deslocar até outra comunidade para receber atendimento em saúde. A Prefeitura inaugurou, na tarde desta sexta-feira (4), uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). O posto, que fica na Rua da Palmeira Amarela, conta com equipes compostas por cerca de 30 profissionais, e tem capacidade para atender 14 mil pessoas da localidade e região.

"Essa inauguração é muito importante. A gente tinha que sair daqui pra ter um atendimento. A gente tava precisando muito. Graças a Deus, esse sonho foi realizado", comentou a dona de casa Marluce da Costa, 34 anos, moradora da Rua da Sapucaia, que fica perto da nova unidade.

Marluce tem sete filhos e conta que já pretende marcar uma consulta com o dentista na USF. "Um pulinho, e já tô aqui", completou.

A aposentada Nilza Pereira, 81, não conseguia conter a alegria com a inauguração. Ela conta que, às vezes, era preciso sair de casa durante a madrugada para conseguir um atendimento médico. "Eu tô muito feliz, maravilhada! Agora tá pertinho de minha rua", disse. 

[[galeria]]

Serviços Na unidade, será possível obter atendimento através de médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de saúde bucal, além de assistentes sociais e agentes comunitários, que realizarão visitas domiciliares.

"Tem que investir na saúde porque investir na saúde é investir na vida das pessoas. E não há tarefa maior de um governante do que cuidar da vida das pessoas", afirmou o prefeito ACM Neto, durante o discurso de inauguração.

Os moradores de Colinas de Periperi vão ter acesso a serviços de atenção integral, incluindo os programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme, em públicos de diversas faixas etárias.

Além disso, a unidade também vai ofertar curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos e confecção da segunda via do Cartão SUS. 

Mais novidades Durante o evento, Neto ainda confirmou a construção de mais quatro USFs na mesma região da cidade. "Quando concluirmos, chegaremos a 90% de cobertura da saúde da família no Subúrbio", informou. 

O prefeito ainda autorizou durante o evento a implantação de uma geomanta em uma encosta localizada na Rua 13 de Maio, em Periperi. A ação será realizada através da Defesa Civil do Salvador (Codesal) e abrangerá uma área de 780 m², com investimento municipal estimado em R$ 122 mil.

"Levaremos mais segurança a esses moradores que vivenciam sempre essa situação de insegurança e falta de sossego", comentou Neto.

Balanço Em dezembro de 2012, a cobertura de Atenção Primária à Saúde no Distrito Sanitário Subúrbio Ferroviário era apenas de 33%. Nos últimos cinco anos e meio, incluindo a entrega da USF Colinas de Periperi, a região alcança a marca de 74,5% deste tipo de cobertura, o que representa um incremento de aproximadamente 124,5%.

Em relação ao número de equipes de Saúde da Família, em dezembro de 2012, eram 26. Após a inauguração da USF Colinas de Periperi, o número chegará a 63 equipes na região.

*Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier