Coluna VIP: Baiana System é único grupo brasileiro a se apresentar em festival no Japão

colunistas
27.04.2013, 06:31:00

Coluna VIP: Baiana System é único grupo brasileiro a se apresentar em festival no Japão

Do outro lado do mundo
O BaianaSystem vai se apresentar, pela  primeira vez, no Japão. O grupo,  que mistura a guitarra baiana a influências jamaicanas e africanas, será o único do Brasil a se apresentar  na 17ª edição do Fuji Rock Festival, que acontece entre os dias 26 e 28 de julho, na cidade de Niigata. O show dos baianos será dia 27, mesmo dia em que a finlandesa Björk sobe ao palco do festival. “Como o tempo de apresentação é bem cronometrado, vamos dar um gás e trabalhar mais fortemente a guitarra e a parte eletrônica”, conta Robertinho Barreto, guitarrista e idealizador da banda.



Macacos solidários
Macacos-prego gigantes, com um metro de altura, vão invadir  o aeroporto e os corredores de  shopping centers de Salvador e Lauro de Freitas, no ano que vem. Os bichinhos, confeccionados em fibra de vidro, virarão obras de arte, pelas mãos de artistas baianos, como  Bel Borba, Celso Cunha e Leonel Mattos. Eles estão entre os convidados  para  integrar a exposição MacArt, uma versão da CowParade (parada das vacas), que nasceu nos Estados Unidos e se espalhou para outros países, como o Brasil, onde vaquinhas coloridas já ocuparam as calçadas de cidades como o Rio e São Paulo. A ideia é leiloar os  macaquinhos da MacArt durante a Copa do Mundo, com renda revertida para a ONG Macacos Ajudam Crianças (MAC), que atua desde 2007, em Lauro de Freitas, dando apoio a menores portadores do vírus da Aids e a suas famílias.

Samba baiano invade Portugal
Juliana Ribeiro aporta em Lisboa, em maio, para uma série de nove shows. O primeiro será dia 6,  na 3ª edição da Noite de Gala do Turismo Luso-Brasileiro. Os outros, no Hotel Dom Pedro Palace, fazem parte da Semana Brasileira de Cultura e Gastronomia Baiana, do Senac Bahia, que vai até o dia 14. “É uma oportunidade de mostrar um outro lado da nossa cultura, que nem sempre chega lá”, diz a sambista baiana.

Tiete da nora
Paulinho Boca da Cantor vai levar uma turma de amigos e músicos para o show da nora Luê, hoje, no Portela Café. A paraense, de 24 anos, é casada com um de seus filhos, Betão Aguiar. O casal mora em São Paulo. Foi Betão quem produziu o primeiro álbum da cantora, A Fim de Onda, que ela apresenta, agora, em Salvador. Paulinho já ouviu e aprovou. “Gosto muito. Tenho ouvido direto. Tem uma linguagem moderna, sem perder o sotaque do Pará, com aquelas levadas bacanas. Modéstia à parte, o CD é muito bem produzido. Estou feliz à beça”.

Tem mais...
Outro rebento de Paulinho, Gil Oliveira, é baterista e mora em Nova York. “A mulher dele, do interior de São Paulo, está começando a tocar também, triângulo. Brinco com meus filhos, dizendo que vamos montar uma banda com as noras, os Novíssimos Brasileiros”, diverte-se o ex-Novos Baianos.

Casa da Rede
A Casa de Tereza, no Rio Vermelho, vai abrigar, terça-feira, um encontro com  homenagem a Vinicius de Moraes, vivas à arte popular e um papo animado, com o futebol entre os temas. Tudo isso regado às delícias preparadas pela chef Tereza Paim. Com cerca de 50 convidados, será a primeira noite, de uma série de cinco, ao longo do ano, do Casa da Rede, projeto da TV Bahia, com troca de ideias, cultura e gastronomia.

Vida nova
Após nove anos morando em São Paulo, Pedro Tourinho está de mudança para o Rio. O publicitário baiano deixou a direção de marketing da Geo, na pauliceia. “Vou me dedicar a projetos de TV, cinema e música”, diz. Antes de começar vida nova em terras cariocas, ele veio passar o fim de semana em Salvador, para recarregar as baterias, ao lado da família e de amigos.



Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-como-foi-a-vitoria-do-lyon-sobre-o-monaco-pelo-frances/
Em parceria com DAZN, CORREIO transmitiu duelo da 18ª rodada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/em-entrevista-carolina-dieckmann-diz-que-ja-beijou-mulher/
Ela também disse que nunca usou botox e que se acha mais bonita hoje do que quando mais nova
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais