Com 26 mil títulos, Biblioteca Edgard Santos é reinaugurada na Ribeira

Espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 26 de outubro de 2017 às 12:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Ana Clara, 8 anos, diz que gostou de tudo na biblioteca (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Fica difícil escolher um só. Afinal, são 26 mil títulos que a Biblioteca Edgard Santos, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, disponibiliza para os moradores da região da Península de Itapagipe. E a indecisão se torna ainda maior quando se está pela primeira vez em uma biblioteca, tendo, diante de si, os clássicos da literatura mundial e as fábulas infantis, que encheram os olhos da pequena Ana Clara Santos, 8 anos. "Gostei de tudo", resumiu. 

Pelas estantes novas da biblioteca, que foi reinaugurada pela Prefeitura na manhã desta quinta-feira (26), Ana Clara foleava os livros - para o orgulho da mãe, que não escondeu a alegria de ver a única filha se deleitar com os personagens de clássicos infantis. "Ele sempre gostou muito, mas nunca teve a chance de visitar uma biblioteca", revela a auxiliar administrativa Antônia Santos, 45. 

Agora, com todo o prédio reformado, outras crianças terão a chance de também descobrir o universo da leitura. É que o espaço, por conta do mau estado de conservação, já não vinha recebendo tantos visitantes. A situação desagradava a população e também a direção do espaço."A biblioteca, até o ano de 2016, antes de ter uma pequena reforma, não estava tendo a visibilidade necessária. O muro, que não era pintado nem tinha nenhuma sinalização, atrapalhava porque era sujo e ninguém sabia que aqui dentro funcionava uma biblioteca", conta Paulo Sérgio de Brito, bibliotecário-chefe do espaço.  Obras Depois de ficar oito meses fechada para uma reforma promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), o espaço de leitura abriu as portas nesta quinta-feira (26) com novos banheiros, mobiliário sustentável - formado por carretéis e paletes reutilizados -, acessibilidade digital e sistema de internet wi-fi gratuito. Além disso, há um espaço novo para a criançada, com brinquedos e livros infantis.

A estudante Bárbara Consuelo, 19, esperou ansiosamente durante os oito meses, torcendo para que a biblioteca voltasse a funcionar, já que o espaço era o único com que ela contava para se prepar para as provas dos vestibulares. "Sempre estava por aqui. Esse era o único espaço que eu tinha para estudar para a escola e para as provas", disse a estudante.  Biblioteca ficou fechada para obras por oito meses e foi reaberta na manhã desta quinta (26) (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Os novos equipamentos são bem diferentes daqueles que a primeira diretora da Edgard Santos, Ceci Ramos, 82, conheceu quando esteve à frente da biblioteca no ano da sua inauguração, em 1978. Diferente também daqueles que exisitam lá antes da reforma. "Foi uma festa muito grande quando ela foi inaugurada e fico muito feliz quando vejo que deram a atenção necessária à Península de Itapagipe. Agora, as crianças vão retornar, com um espaço para elas manusearem os livros, porque eles estão sumindo das mãos dos pequenos", disse Ceci.  

A entrega foi feita pelo prefeito ACM Neto (DEM), que falou sobre o legado de Edgard Santos, primeiro reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), morto em 1962. "Uma pessoa que contribuiu de maneira imprescindível e, por isso, se tornou único e escreveu seu nome na história das grandes figuras públicas sobretudo, repito, por ter dedicado sua vida à educação. Uma biblioteca que, completamente reformada, certamente virará um atrativo adicional para as nossas crianças e para os nossos jovens", afirmou, na presença do ex-governador Roberto Santos, filho de Edgard Santos. 

Serviço Depois de reformada, a Biblioteca Edgard Santos vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Ela fica na Avenida Porto dos Mastros, s/n, Ribeira.