Com ausência do Bahia, esquema de segurança do Ba-Vi é definido

Tricolor não mandou representante, mas foi alertado sobre o horário de saída do hotel

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 17:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Gabriel Rodrigues/CORREIO

O último clássico Ba-Vi de 2018 já começou, pelo menos fora de campo. Na tarde desta segunda-feira (5), foi apresentado o esquema de segurança da partida de domingo (11), às 16h, no Barradão. O encontro, na Toca do Leão, contou com a participação de representantes do Vitória, mandante do jogo, do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe) da Polícia Militar, Transalvador, Federação Bahiana de Futebol (FBF) e torcidas organizadas do Vitória. O Bahia não mandou representante. 

De acordo com o major Flávio Farias, a operação de segurança vai contar com 376 policiais militares divididos entre a parte externa e interna do estádio. Vale lembrar que o clássico terá a presença apenas da torcida rubro-negra.

"A operação de segurança do Ba-Vi terá início às 11h, mas desde às 7h bases móveis já estarão no entorno do estádio. Ao todo serão 116 agentes cuidando da parte externa e 260 na parte interna", explica o oficial da PM. 

A novidade é o reforço de 95 seguranças privados no auxílio à PM, que também vai aumentar o número de policiais no entorno do gramado, para evitar invasão de campo.

De acordo com Bruno da Hora, coordenador de Operações e Segurança do Vitória, os seguranças privados vão cuidar para manter o isolamento entre os jogadores e o sexteto de arbitragem. A expectativa do clube é que 20 mil pessoas compareçam ao Barradão. 

A PM informou ainda que vai reforçar o policiamento em áreas longe do estádio e que concentram grande número de pessoas. "O Ba-Vi é um jogo atípico, tenso, e também de felicidade e que mobiliza toda a cidade. Várias organizações dentro da corporação estão tomando providência dentro da sua área territorial para que tudo transcorra dentro da normalidade. Vamos reforçar os locais de grande concentração de público, onde há bares. Por exemplo, Imbuí, a orla, e locais de transbordo como linhas de metrô e estações de ônibus", explica o major Flávio Farias. 

Uma outra preocupação da Polícia Militar está no Enem, já que o segundo dia de aplicação das provas será no próximo domingo (11), mas o Bepe garante que tudo estará nos conformes para o clássico. "O Enem começa ao meio-dia e termina às 18h. Então todas as unidades estão planejadas para atender esse evento. Temos colégios na região do Barradão, além do restante da cidade, mas também estamos preparados para o clássico Ba-Vi". 

Trajeto do Bahia Durante a reunião, foi tratado também sobre a chegada da delegação do Bahia ao estádio. Na final do Campeonato Baiano deste ano, o ônibus tricolor foi alvo de pedras atiradas por torcedores do Leão. Por isso, a PM reforça o pedido para que o clube cumpra a logísitca combinada. 

"Nós não tivemos a presença na reunião do preposto do Bahia para já definir o horário, mas nós pretendemos entrar em contato com os mesmos para que o ônibus saia no horário para evitar situações como aquela", explica o major, lembrando as confusões do último clássico no Barradão. 

"Ocorreram algumas situações que não estavam no planejamento, e o ônibus chegou no estádio no momento em que já havia uma grande quantidade de torcedores do Vitória nos entornos do estádio. Isso a gente pode evitar com a saída no horário previsto", continua.

No dia do jogo, os portões do Barradão serão abertos às 11h. Como o clássico não terá a presença da torcida do Bahia, o Leão vai comercializar os 3.500 ingressos referentes ao setor visitante pelo valor promocional de R$ 10.