Com ausências em primeiro dia de aula, piscina da Pituba ainda tem 456 vagas

salvador
11.02.2019, 20:48:00
Atualizado: 12.02.2019, 09:13:34
(Marina Silva/CORREIO)

Com ausências em primeiro dia de aula, piscina da Pituba ainda tem 456 vagas

Prefeitura vai avaliar se matrículas serão reabertas ao público

A secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel) vai avaliar a possibilidade de reabrir inscrições para aulas de natação e hidroginástica na Arena Aquática de Salvador, no bairro da Pituba. Nesta segunda-feira (11), aconteceu o primeiro dia de aulas no local.

O dia, no entanto, foi marcado por ausências. Das 726 vagas que foram abertas, apenas 270 foram efetivadas, com a apresentação de todos os documentos e exames obrigatórios. 

"A semana passada inteira foi para receber os exames e fazer avaliação técnica na água para avaliar a habilidade da pessoa. Apenas 270 foram efetivadas. Muitos não apareceram e outros não trouxeram todos os exames necessários", explicou o nadador e campeão olímpico Edvaldo Valério, que é gerente técnico da arena aquática.

Os documentos exigidos para se tornar aluno são RG, CPF, atestado de escolaridade, comprovante de residência, documentos de identificação de pais, mães ou responsáveis legais para menores de 18 anos e atestados médicos emitidos por cardiologista e dermatologista.

Ainda sem futuro definido para as 456 vagas restantes, Edvaldo Valério explicou que um relatório será feito nesta terça-feira (12) e enviado para a Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), que avaliará se serão realizadas novas inscrições.

"Eles podem, por exemplo, dar mais dias para quem ficou com documentos pendentes, ou considerá-los como desclassificados e abrir vagas para outras pessoas", explicou Edvaldo Valério.

A Arena Aquática, inaugurada em dezembro do ano passado, oferece aulas para três categorias: Adaptação ao meio líquido e Iniciação; Aperfeiçoamento; e Hidroginástica. 

Edvaldo Valério é campeão olímpico e coordenador da Arena Aquática (Foto: Marina Silva/CORREIO)

Primeiro dia de aula
Entre os 270 alunos matriculados, está Yasmin Ribeiro, de 10 anos. Ela, que tem asma, começou a nadar para lidar melhor com as crises respiratórias. E ela começou bem: nadou em uma piscina que já recebeu braçadas de nomes como Michael Phelps, Katie Ledecky e Katinka Hosszu - todos medalhistas de ouro nas Olimpíadas do Rio, realizada em 2016.

Integrante da turma de crianças de 10 e 11 anos, ela fará as aulas de aperfeiçoamento, destinada aos alunos que já sabem nadar.

Foto: Marina Silva/CORREIO

Quem também gostou do que viu foi o técnico de ar-condicionado de veículos Alexandre Faustino, 37. Morador do Nordeste de Amaralina, ele levou o filho Yan Faustino, 13, para o primeiro dia de aula. Assim como Yasmin, ele também faz parte de uma turma de aperfeiçoamento. 

Yan Faustino faz aula de aperfeiçoamento (Foto: Marina Silva/CORREIO)

“Correu tudo bem. Ele gostou muito de nadar nessa piscina que foi usada por vários campeões olímpicos. O atendimento foi ótimo, a professora nos deixou muito tranquilo”, apontou o pai.

* Com supervisão da subeditora Fernanda Varela


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/contra-as-musicas-com-baixaria-pede-rei-momo-do-carnaval-2019/
Renildo também fez alertas contra o trabalho infantil
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/persistencia-apos-oito-derrotas-secretaria-executiva-vira-deusa-do-ile-aiye/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gaab-filho-de-rodriguinho-grava-dvd-na-praca-da-cruz-caida/
Com entrada gratuita, o evento contará com MC Livinho, Igor Kannário e mais
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/corretor-de-imoveis-mata-taxista-com-tres-tiros-em-briga-de-transito-video/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/ladroes-invadem-grafica-e-amarram-funcionarios-no-horto-florestal-video/
Segundo informações da polícia, 10 funcionários estavam no estabelecimento durante a ação; assista o vídeo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/correio-vai-transmitir-vitoria-x-ceara-neste-sabado-16/
Jogo começa às 16h, no Barradão, e o Leão tenta o primeiro triunfo no campeonato
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/adriana-calcanhotto-volta-ao-tca-com-a-mulher-do-pau-brasil/
Cantora faz apresentação única nesta sexta-feira (15), às 21h
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/deus-me-livre-mas-quem-me-dera-jerry-smith-vai-tocar-com-parangole-na-quinta-feira-de-carnaval/
Funkeiro é dono de hits como Bumbum Granada, Nossa Que Absurdo e Quem Me Dera
Ler Mais