Com caso de reestruturação financeira, Ocyan conquista prêmio

Empresa do grupo Odebrecht concorreu com outras duas da América Latina

  • D
  • Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2018 às 13:50

- Atualizado há um ano

A Ocyan, empresa do grupo Odebrecht, recebeu o prêmio “Deal of the Year” da revista Latin Lawyer com o processo de reestruturação financeira da companhia, concluído em dezembro de 2017. A companhia, que é a maior empresa brasileira de prestação de serviços onshore e offshore para toda a indústria de petróleo e gás, foi vencedora na categoria Restructuring, na qual concorreu com outras duas operações da América Latina. 

A cerimônia foi realizada em São Paulo. A Latin Lawyer, que é uma publicação de referência para o direito empresarial para a região, realiza a premiação há 12 anos. 

Para o presidente da Ocyan, Roberto Simões, o sucesso só foi possível graças ao trabalho da equipe interna envolvida no tema, bem como à qualidade dos assessores externos e ao empenho de financiadores, clientes, fornecedores e do acionista - que apoiaram a Ocyan durante o processo.

“O prêmio é o reconhecimento dos esforços empreendidos por todos para que a Ocyan retome a sua trajetória de crescimento com a conquista de novos clientes e contratos, aproveitando as oportunidades a serem criadas com a retomada dos investimentos na indústria de óleo e gás, já em curso no Brasil e no exterior. O modelo usado na reestruturação financeira permitiu o aumento de liquidez da empresa com o fortalecimento de sua posição financeira de curto e longo prazo e o equacionamento de sua estrutura de capital”, comemora Simões. 

A reestruturação financeira foi concluída em dezembro do ano passado, com a troca das Notas 2021 e das Notas 2022, e a emissão de títulos participativos.

O processo foi finalizado após decisão da 4ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, que homologou o plano de recuperação extrajudicial da companhia, em outubro de 2017, posteriormente reconhecida por decisão do Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, em dezembro de 2017, que, no âmbito de processo de Chapter 15.

Logo após as decisões, os termos da reestruturação passaram a ser obrigatórios e englobaram todos os detentores das Notas 2021 e das Notas 2022, assim como os credores corporativos financeiros. As notas foram trocadas em Nova York dentro da nova estrutura e pelo novo formato acordado com os credores.