Com chance mínima de Libertadores, Bahia enfrenta o Atlético-MG

Tricolor precisa vencer o Galo em Belo Horizonte para sonhar com vaga na competição sul-americana

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 17 de novembro de 2018 às 05:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia está praticamente garantido na Série A do próximo ano, mas engana-se quem acha que o jogo deste sábado (17) já não tem tanta importância. Fundamental nesta reta final de campeonato, o duelo com o Atlético-MG vai sinalizar onde o tricolor poderá chegar até o dia 2 de dezembro, quando a última rodada do Brasileirão será disputada. A bola rola às 20h (horário da Bahia), no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Com 44 pontos, o Bahia é o 10º colocado e está na zona que garante vaga na Copa Sul-Americana, que abrange até o 13º. De acordo com o site da Universidade Federal de Minas Gerais, a chance do tricolor voltar à competição continental é de 95,8%. 

Porém, o próprio site sinaliza que a equipe comandada por Enderson Moreira ainda pode sonhar um pouco mais alto. A probabilidade é bem pequena, mas o Bahia ainda tem chance de se classificar para a Libertadores: 1,6%. Possibilidade bem maior que o risco de rebaixamento: 0,002%.

“Não sei o que vai dar, se vai conseguir o 10º, 11º lugar. A gente está perto de se salvar do rebaixamento. Dificilmente a pontuação passa de 44, mas não é nada matemático”, pontuou o técnico Enderson Moreira após o triunfo por 2x1 contra o Ceará, quarta-feira, na Fonte Nova.

Os números mostram que a chance do Esquadrão beliscar uma vaga na Libertadores no momento é ínfima, mas um triunfo contra o Atlético-MG pode mudar isso. A equipe mineira é a única do G6 que o Bahia ainda tem possibilidade de alcançar. Em 6º lugar, o Galo tem 50 pontos. Hoje, tricolor e alvinegro estão separados por seis pontos. Se vencer a partida, além de frear o adversário, o Bahia diminui a diferença para três pontos, com três rodadas a disputar.   Outros três times têm chance de abocanhar a vaga do Atlético-MG. Atlético-PR e Santos têm 47 e 46 pontos, respectivamente. Vale lembrar que a equipe paranaense está nas semifinais da Copa Sul-Americana e garantirá vaga na Libertadores se for campeão. Com os mesmos 44 pontos do Bahia, mas pior saldo de gols (-2 contra -9), o Botafogo, em 11º, também está no páreo. Em 7º lugar, com 49 pontos, o Cruzeiro se classificou ao ficar com o título da Copa do Brasil.

“Vamos olhar para frente, jogar esses últimos quatro jogos com toda energia. A palavra que pedi a eles foi comprometimento, concentração, até a última rodada.  Independentemente do que acontecer, vamos fazer o melhor até a última gota”, prometeu Enderson Moreira.

Com Gilberto e sem Zé O Bahia terá um importante reforço e um desfalque de peso. Recuperado de lesão no joelho, o atacante Gilberto viajou para Belo Horizonte. “Ainda não tenho condições de jogar 90 minutos, mas se o professor optar por mim, vou estar à disposição para ajudar”, afirmou, sem revelar se será titular ou reserva.

Ele não joga desde o dia 20 de outubro, quando se machucou durante o triunfo por 1x0 contra o Botafogo, no Rio. “A gente respeita o Atlético, mas o principal pra gente é um triunfo para continuar vivo nesse sonho da Libertadores”, disse o camisa 9.

O desfalque de peso é o meia Zé Rafael, que ficou em Salvador devido ao desgaste físico. O zagueiro Lucas Fonseca e o volante Elton saem por suspensão, enquanto Nilton e Júnior Brumado retornam. Vetado, Nino Paraíba segue fora.