Com dor no joelho, Nadal desiste do ATP Finals após derrota

Espanhol anunciou a desistência depois de perder do belga David Goffin na estreia em Londres

  • D
  • Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2017 às 10:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Glyn Kirk / AFP

A grande temporada de Rafael Nadal chegou ao fim de forma inesperada na noite de segunda-feira (13). Após perder na estreia no ATP Finals, em Londres, o tenista espanhol anunciou o abandono da competição que encerra o ano e reúne os oito melhores da temporada. O campeão de Roland Garros e do US Open deste ano alegou dor no joelho para desistir do torneio.

Nadal estreou com derrota no piso duro de Londres ao ser batido pelo belga David Goffin por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-5), 6/7 (4-7) e 6/4. Ao longo da partida, o espanhol demonstrou desconforto com o joelho direito, mas seguiu jogando. A partida durou 2h37min. Ao fim do jogo, na entrevista coletiva, o atual número 1 do mundo anunciou a desistência.

"Minha temporada acabou. Eu tinha um compromisso com o torneio, com a cidade, comigo mesmo. Tentei bastante. Fiz o que podia para tentar estar pronto para jogar. Mas não estou", disse Nadal. "Lutei muito durante a partida, mas sabendo que provavelmente seria a última da temporada". Com o abandono, Nadal mantém o jejum de títulos no ATP Finals. O espanhol nunca levou o troféu em 13 participações. É o único grande título que ele ainda não conquistou. O líder do ranking já vinha demonstrando limitações físicas nas últimas semanas. Ele desistiu do Torneio da Basileia, na Suíça, no fim de outubro. E desistiu durante o Masters 1000 de Paris, na semana seguinte, justamente para se recuperar e estar 100% em Londres.  A saída precoce do ATP Finals não afetará o ranking de Nadal. Ele já havia garantido o troféu de número 1 ao fim da temporada após abrir vantagem sobre Roger Federer. O suíço não chegará ao topo no fim do ano, mesmo se confirmar o favoritismo no Finals. Mas a disputa pelo primeiro lugar deve esquentar no Aberto da Austrália, em janeiro do próximo ano. Nadal será substituído no ATP Finals pelo compatriota Pablo Carreño Busta, que só terá duas partidas para tentar alcançar a semifinal. Será a primeira vez do tenista espanhol na competição.