Com elenco e textos renovados, 5x comédia volta a Salvador

Espetáculo reúne cinco esquetes de humor com doses sutis de crítica social

  • Foto do(a) author(a) Kalven Figueiredo
  • Kalven Figueiredo

Publicado em 15 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação
. por Foto: Divulgação

Com histórias e elenco renovados, o peça 5 x Comédia inicia sua quarta temporada de apresentações neste final de semana em Salvador. A montagem reúne cinco esquetes que prometem divertir toda a família com as mais variadas histórias. O primeiro espetáculo desta temporada será exibido neste sábado, às 19h, e domingo, às 19h,  no Teatro Castro Alves. 

A montagem se popularizou nos anos 90 e atraiu cerca de 450 mil espectadores.  Ao longo dos anos, a produção já contou com 15 quadros e 12 atores, entre eles Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Miguel Magno, Cláudia Raia, Patrycia Travassos e Evandro Mesquita, entre outros. 

Agora sob os olhares de dois diretores: a baiana Monique Gardenberg e Hamilton Vaz Pereira, 5x Comédia volta atualizado e reúne no elenco cinco grandes nomes do humor nacional: Bruno Mazzeo, Luís Miranda, Thalita Carauta, Fabíula Nascimento e Lúcio Mauro Filho. 

[[galeria]]

A decisão de retomar um espetáculo que fez tanto sucesso na década de 90 é classificada por Hamilton como arriscada: “Quem viu lá atrás pode querer comparar, e isso é um perigo, mas a nova versão não se amedronta, é o que se percebe nos textos que recebemos e na vitalidade que está sendo mostrada por cada intérprete”, afirma. 

Monique acrescenta que durante o processo de composição os atores ficaram livres para criar. “Os autores dessa nova geração do humor tiveram toda liberdade para criar seus textos. Curiosamente, todos fazem um comentário sobre a sociedade contemporânea. Mesmo quando a protagonista é uma arara”, lembra.

Crítica com humor

O ator Luís Miranda explica que a escolha de estrear a nova temporada em Salvador foi justamente pela receptividade que o público daqui teve com o trabalho, além de ele considerar que a comédia tem tudo a ver com a cidade. “Além disso, Salvador tem axé, né meu preto?”, brinca. 

 Luís Miranda encena uma  versão adaptada com sua personagem clássica, a Madame Sheila, uma socialite fútil. “É um personagem que tenho há mais de 10 anos. E minha ideia sempre foi de fazer uma crítica a esse mundo da celebridade, dos milionários e a ignorância que percorre esse mundo oculto de pessoas poderosas”. 

Já em Nana Nenê, Bruno Mazzeo encarna um pai de primeira viagem que se vê na difícil missão de cuidar do filho de oito meses. O primeiro texto de Antonio Prata para o teatro mostra como esta pode ser uma tarefa difícil para a maioria dos homens, principalmente porque normalmente não são instruídos sobre como agir nestas situações. Pai de três crianças, o ator diz que se identifica apenas em partes com a situação de seu personagem.“Não passei exatamente pela experiência do Nana Nenê, talvez seja um pouco radical pra mim. Mas sou pai de três fi lhos, então já passei por muitas situações parecidas com as do personagem”, conta.  Em Arara Vermelha Fabiula Nascimento dá vida a uma arara revoltada com os humanos, criada pelo escritor Jô Bilac. A indignação da ave começa quando ela vê um poodle paparicando um humano. “Olha, me sobe um ódio! Mas um óoodio! Ser humano prende, vende, sacaneia a gente e tá lá o cachorro babando, fazendo festa!”, reclama a arara em uma das falas do espetáculo.

Medusa é uma esquete que estreia nesta temporada da montagem e narra a tentativa desesperada de um homem que tenta meditar em meio ao caos urbano. O ator Lúcio Mauro Filho, quem interpreta o rapaz, reflete sobre o sentido da vida enquanto tenta esvaziar sua mente. Já em Milho aos Pombos, escrito por Pedro Kosovski, a comediante Thalita Carauta vive uma eterna aspirante a atriz, que jura ser famosa no bairro onde mora, o Leme. 

Serviço

O que: 5 x Comédia Onde: Teatro Castro Alves (Campo Grande).  Quando: Sábado, 21h, e domingo, 19h Ingressos: R$30| R$15

*Com orientação da editora Ana Cristina Pereira