Com inauguração prevista para julho, Terminal Pituaçu atenderá até 200 mil passageiros por dia

salvador
23.03.2017, 13:52:00
Atualizado: 24.03.2017, 06:22:27

Com inauguração prevista para julho, Terminal Pituaçu atenderá até 200 mil passageiros por dia

O terminal de integração faz parte da Linha 2 do metrô e tem 35% das obras concluídas

Com capacidade para atender até 200 mil passageiros por dia, e circulação de até 140 ônibus por hora, o Terminal Pituaçu tem inauguração prevista para o final do mês julho. Cerca de 35% das obras estão concluídas. O espaço contará com 43.900 m² de área, distribuídas em quatro pavimentos, e o acesso dos passageiros será feito pela passarela da interligação com a Estação Pituaçu de metrô, que deve iniciar as operações em maio.  

De acordo com o governador Rui Costa, que visitou o espaço nesta quinta-feira (23), a mobilidade urbana de Salvador tende a ser uma das mais modernas do país. "Salvador não é e nunca foi uma cidade agrícola ou industrial. Somos uma cidade que quer oferecer comodidade e facilidade para nossos turistas, então, é preciso possibilitar uma boa infraestrutura", afirmou, completando que o Terminal Pituaçu vai ser uma ferramenta importante para integrar região da Avenida Gal Costa, Centro Administrativo e demais regiões adjacentes. 

Ainda conforme o governador, o trecho entre a Avenida Gal Costa e entrada da Avenida São Rafael, onde funcionava o antigo Centro Esportivo da Sudesb, também entrará em funcionamento para a população a partir de agosto deste ano. Cerca de 250 operários trabalham para concluir a montagem da estrutura. 

Rui Costa vistoriou, nesta quinta-feira (23), o andamento das obras
(Foto: Tailane Muniz/CORREIO)

Mussurunga
Passando por reformas, o Terminal Mussurunga vai ser ampliado em 23% e tem previsão de entrega para o final de agosto. O novo espaço continua com três plataformas, sendo que a central passa a operar os dois lados - totalizando 18 baias para ônibus. Os passageiros poderão ter acesso por meio da passarela, que poderá ser alcançada por escada rolante, escada fixa ou elevador. 

Conforme a CCR Metrô, a expectativa é atender, pelo menos, 190 mil passageiros por dia. Assim como Pituaçu, o Terminal será interligado à Estação Mussurunga de metrô e contará com monitoramento contínuo por meio das 32 câmeras do Centro de Controle Operacional da CCR. Novos sanitários, guaritas e sala de primeiros socorros serão instalados. A ferramente deverá beneficiar moradores de Mussurunga, São Cristóvão, Jardim das Margaridas, Itinga e região de Itapuã.

Intervenções
Para facilitar o acesso dos motoristas aos dois lados da Avenida Paralela, três viadutos estão sendo construídos. Com retorno no sentido Centro/Aeroporto, o primeiro instrumento fica em frente ao Ferreira Costa e está com 71% das obras concluídas. A previsão é de que seja finalizado até julho.

Com 40% de avanço nas obras, o segundo viaduto fica próximo à Estação Tamburugy do metrô, próximo ao Shopping Paralela. Este fará o retorno Aeroporto/centro e tem previsão de conclusão também para julho. Na região de Stella Maris, o terceiro viaduto terá a função de dar a opção do retorno Stella/Centro e deve ser concluído até setembro. 


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-camino-filme-de-breaking-bad-ja-esta-disponivel-na-netflix/
Produção acompanha o que aconteceu com Jesse Pinkman após o fim da série
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/roger-machado-e-contundente-sobre-racismo-precisamos-sair-da-fase-da-negacao/
Técnico do Bahia fala com firmeza de um problema pouco abordado no futebol brasileiro; assista
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/irma-dulce-nao-e-idolo-e-um-ideal-diz-padre-antonio-maria/
No Vaticano, ele cantou música que fez em homenagem à Santa Dulce dos Pobres
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maior-dia-da-minha-vida-diz-musico-que-voltou-a-ver-apos-rezar-para-irma-dulce/
Ele participou de cerimônia da canonização e interagiu com o Papa Francisco
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apos-10-horas-de-vigilia-fieis-comemoram-canonizacao-de-dulce-no-largo-de-roma/
Primeira miraculada, Cláudia Araújo chegou ao Santuário na noite deste sábado (12)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/de-salvador-1a-miraculada-de-dulce-acompanha-canonizacao/
Cláudia Araújo está desde ontem às 18h em vigília no Santuário de Irmã Dulce
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-tudo-o-que-aconteceu-na-canonizacao-de-irma-dulce/
CORREIO acompanhou do Vaticano e mostra bastidores da canonização na Itália e em Salvador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/artistas-ensaiam-apresentacoes-para-canonizacao-de-irma-dulce-veja-video/
Margareth Menezes, Waldonys e José Maurício receberam as últimas orientações
Ler Mais