Com Julia Roberts, Homecoming é um mistério à moda antiga

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 24 de janeiro de 2019 às 15:33

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Depois de buscar inspirações em livros, histórias em quadrinhos, fazer reboots, chegou a hora dos seriados irem beber da fonte dos podcasts, mídia que só tem crescido em importância e influência. 

"Homecoming" já foi um podcast com um "pedigree" diferente. Criado por Eli Horowitz e Micah Bloomberg, é uma história de ficção que contou com vozes de atores renomados como Catherine Keener, Oscar Isaac, David Schwimmer, Amy Sedaris e David Cross. No enredo, uma psicóloga trabalha em uma instalação experimental do governo que trata soldados que voltaram da guerra com traumas e ajuda na readaptação à vida civil. Uma outra história, contudo, começa a emergir, e é esse mistério que serve de guia para os episódios. (Foto: Jessica Brooks/Amazon Prime) A versão em série, que chegou pelo Prime Video, também ganhou um elenco de peso. A protagonista é Julia Roberts, em seu primeiro papel de destaque em seriado. Ainda estão em cena Bob Carnivale e Sissy Spacek. E na direção outro nome em ascensão: Sam Esmail, de Mr. Robot. 

O resultado é muito bom. A direção é enérgica e intrigante, trabalhando bem as duas linhas de tempo que acompanhamos - a psicóloga, Heidi Bergman, no futuro é uma garçonete que não recebe muito bem um funcionário do governo que vai atrás dela para entender o que aconteceu na iniciativa Homecoming. No passado, vemos o trabalho de Heidi e sua aproximação especial com um paciente. A trilha sonora ajuda no clima de mistério, recheada de clássicos de filme hitchcookianos. 

É uma história contada de uma maneira "pequena", íntima, nada grandiloquente apesar do tema que envolve conspirações governamentais. Menos óbvia que Mr. Robot, faz o talento de Esmail por trás das câmeras sobressair mais. Ele consegue passar um sentimento constante de temor com muito pouco, mesmo em cenas casuais. 

A primeira temporada consegue fechar a história, mesmo sem dar todas as respostas. O encerramento tem uma piscadinha que permitiria aos roteristas retomar com os mesmos personagens, mas isso não deve ocorrer. Na semana passada, foi confirmado que Julia Roberts não voltará para a segunda temporada, de data indefinida, embora siga como produtora, ao lado de Esmail. 

Mulheres na TV A chamada "era de ouro" da TV tem à frente várias séries que envolvem "homens complicados" -  à frente e por trás das câmeras, como mostrou o livro "Homens difíceis", de Brett, em 2009. Agora, saiu nos EUA o livro "Stealing the Show - How women are revolutionizing television", de Joy Press, colocando os holofotes nas mulheres que escrevem, produzem e dirigem séries. Saindo de Roseanne Barr até chegar nos dias de hoje, com Tina Fey, Shonda Rhimes e Amy-Sherman Palladino, entre outras, o livro mostra como a representação das mulheres na TV foi mudando ao longo dos anos - e também mostra o trabalho por trás das câmeras. A jornalista escolheu doze criadoras que são perfiladas mostrando essa história.

"You" renovada Sucesso na Netflix, "You" foi renovada para uma segunda temporada - e o serviço colocou Penn Badgley para anunciar a novidade de um jeito especial para os brasileiros. O ator aparece citando um verso da música "Cilada", do Molejo, brincando com o perfil, digamos, sinistro do seu personagem. Sobre a segunda temporada, ainda não há nenhum detalhe conhecido. Para quem viu até o final, vale lembrar a máxima de "sem corpo, sem crime" - será que determinada personagem que parece ter a história finalizada no último episódio vai reaparecer nos episódios vindouros?

'La casa de papel' da vida real Com saudade de La Casa de Papel? Reportagem do El País lembrou o "roubo do século" da Argentina, quando meia dúzia de ladrões roubaram 147 cofres de um banco na capital do país. Para deixar a coisa ainda mais cinematográfica, o grupo fugiu em lanchas infláveis (!!) através de um túnel. Ao melhor estilo do Professor, o líder do banco, responsável pelo pláno, era docente, pintor e campeão de jiu jitsu. Não tinha passagem policial e não levantava suspeitas. Leia a história completa aqui (dica da leitora Raquel Saraiva).