'Com o que tem de melhor', Bahia encara o Botafogo pela Sula

Técnico Enderson Moreira garante força máxima no jogo de ida das oitavas de final

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 05:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Felipe Oliveira / EC Bahia

Nas duas fases anteriores, o Bahia utilizou os compromissos pela Sul-Americana como oportunidades para rodar o elenco. Nesta quinta-feira (20), às 21h45, na Fonte Nova, a equipe de Enderson Moreira faz o primeiro jogo das oitavas de final diante do Botafogo e o comandante tricolor já garantiu que usará o que tem de melhor, fazendo só uma ressalva. 

“A gente vai com o que tem de melhor. O que pode tirar do jogo é se não tiver condições. Competição importante para a gente, uma possibilidade de uma conquista internacional. É marcante para qualquer clube. A gente vai com o que tem de melhor. A única coisa que me tira um atleta mesmo do jogo é se não apresentar condições de poder participar normalmente da partida”, disse. 

São os casos do zagueiro Tiago, que não vai entrar em campo por causa de um incômodo na coxa, e do atacante Élber, que dificilmente reunirá condições devido ao mesmo problema. “Sinceramente, iniciei meu trabalho no futebol e coloquei na minha cabeça para não justificar ausências. Isso nunca foi o meu perfil. Os jogadores trabalham diariamente pela oportunidade. A ausência de um é a oportunidade para outro. Não sou muito de lamentar essas coisas... Só lamento porque são importantes para o grupo, mas acontece”, minimizou Enderson. 

Em substituição ao lateral-esquerdo Mena e ao atacante Kayke, que estavam inscritos na competição e deixaram o clube, a comissão técnica optou pelo garoto Ramires e o atacante Clayton. O meia, inclusive, está cotado para seguir na equipe titular, após outra boa atuação, desta vez no empate com o Palmeiras por 1x1, pela Série A. 

“Acho que ele tem, a cada dia, dado sinais de consciência e de qualidade. Aquilo que a gente observava ele tem mostrado numa forma natural. Não tem um peso. É isso que credencia a jogar na equipe principal: quando não sente a diferença. A gente tem percebido isso, é importante, ele está bem. O grupo deu todo o apoio para ele desenvolver o seu jogo. É um concorrente fortíssimo para iniciar a partida”, avaliou o comandante tricolor.    Zé Rafael 

Na última partida, contra o Palmeiras, o meia Zé Rafael chegou a receber algumas vaias da torcida nos minutos finais. Enderson comentou sobre o momento do jogador, que não vem conseguindo ter boas atuações. 

“Acho que o Zé não precisa provar nada para ninguém. Se dedica muito, é importante. Como todo atleta, pode ser que o jogo não encaixe muito. A gente nunca sabe quando vai jogar bem. Às vezes o jogo não fui muito. Ele tem condições de fazer jogos melhores. Mesmo assim, nos jogos que não foi bem, teve consistência. É um jogador importante e o torcedor respeita. É um ser humano e nunca vai conseguir fazer tudo sempre muito bem”, comentou o treinador tricolor, em defesa do atleta. 

Sobre o  Botafogo, Enderson espera uma equipe que inicialmente vai se expor menos, como é característica dos times do técnico Zé Ricardo. “Ele vem com algumas precauções que são normais. Um time mais atrás no começo, mas vai buscar o resultado. A gente está preparado para essas situações. O que a gente tem conseguido aí, semana passada principalmente, é para ter esse tipo de postura com o adversário. Talvez possa jogar mais atrás e a gente tenha que jogar de uma maneira diferente”. 

Vale lembrar que o gol fora de casa é critério de desempate na Copa Sul-Americana. O jogo de volta será no dia 3 de outubro, no Rio de Janeiro.