Com o sucesso da periguete Valdirene, Tatá Werneck faz planos para 2014

entretenimento
22.12.2013, 14:58:00

Com o sucesso da periguete Valdirene, Tatá Werneck faz planos para 2014

"Por ter sido minha primeira personagem numa novela e da maneira que foi: incrível!" diz a atriz, de 30 anos

Tatá Werneck ainda nem quer pensar muito sobre o assunto. Mas admite que não será nada fácil deixar a popular Valdirene para trás quando Amor à Vida chegar ao fim, em fevereiro. "Vou ter uma minidepressão, passar por um período de luto. Por ter sido minha primeira personagem numa novela e da maneira que foi: incrível!" diz a atriz, de 30 anos.

A periguete maluquinha criada por Walcyr Carrasco marcou a estreia da carioca Talita Werneck Arguelhes no horário nobre da Globo. E fez a carreira da atriz explodir em 2013. Durante este ano, ela apareceu como convidada de praticamente todos os programas da emissora, faturou com campanhas publicitárias, estampou capas de revista e ganhou uma atração própria no Multishow, o Sem Análise. Até o que parecia improvável aconteceu: uma participação no especial de Roberto Carlos (leia mais na página 12), no ar na quarta-feira.

Vinda do elenco de humor da antiga MTV - onde trabalhou por três anos -, Tatá, que cresceu na Barra da Tijuca e começou a estudar teatro aos 9 anos, era, até o início de 2013, um nome popular entre o público jovem. Com Amor à Vida, a atriz experimentou um sucesso avassalador. "Talvez eu só vá entender a repercussão da novela depois que ela acabar", acredita.

Assim que o atual trabalho chegar ao fim, Tatá brinca que pretende "dormir uma semana na casa da (Elizabeth) Savalla". A atriz, que faz Márcia, a mãe de Valdirene em Amor à Vida, virou referência para ela. "Criamos uma relação de muita cumplicidade. Nas cenas de mais emoção, basta uma olhar no olho da outra", acredita a atriz, uma daquelas pessoas naturalmente engraçadas e que diz só costumar perder o humor na TPM.

Férias não estão em seus planos. O ano de 2014 será de mais trabalho. Assim quer a própria Tatá, que assinou recentemente um contrato longo (de três anos) com a Globo, agora como atriz e apresentadora. A volta aos cinemas também deve acontecer num futuro próximo. Em 2014, ela roda o longa Loucas para Casar, ao lado de Ingrid Guimarães, e analisa convites para outros seis filmes. Na TV, prepara dois novos programas para o Multishow, um deles ao lado do onipresente Fábio Porchat.

"Na Globo, eu recebi propostas de vários programas, mas não está nada definido", despista a atriz, que poderá ter uma atração própria no canal. O ritmo frenético não assusta a atriz que costuma usar os dias de folga da novela para fotografar para revistas ou estrelar campanhas.

"Quando tenho duas horas de folga em um dia, aproveito para marcar uma aula de violão ou de bateria", garante. Parece piada, como boa parte do que costuma sair da boca da atriz, mas ela afirma com a cara mais séria que "ama não ter tempo para nada". "Estou supercansada, mas absolutamente feliz. Acho que não conseguiria sair dessa rotina de estúdios e correria agora".

Tatá, que já passou por todos os perrengues de uma iniciante na carreira de atriz ("Foram 17 anos fazendo teatro, insistindo, ouvindo não, e vendendo batom para ter uma renda", diz), parece não gostar de perder tempo. No dia em que posou para a Revista da TV, chegou tão cansada - vinha de uma gravação e ainda faria outras fotos mais tarde - que dormiu sentada numa cadeira, com a cabeça encostada na parede, enquanto era maquiada.

"Dez minutinhos de sono renovam minha vida", exagera a atriz, que sofria de insônia por puro medo de dormir sozinha e costumava atravessar as madrugadas passando trotes por telefone: "Hoje, durmo um pouquinho em qualquer canto e me recupero. Todas as pessoas que conheço tem foto minha dormindo em lugares inusitados".

Banda e teatro
Em geral, Tatá grava a novela de segunda a sábado. Ela não tem hora para dormir, mas jura que costuma sair da cama diariamente às 5h. Vocalista da banda Renatinho, formada com amigos humoristas, a atriz encarna uma popstar nas fotos que ilustram estas duas páginas e a capa desta edição. Mas deixa claro que o grupo, que tem como hit a faixa Travesti de Fogo (a música pode ser ouvida numa rápida busca no YouTube), não é para ser levado a sério.

A mesma menina que foi expulsa do colégio na infância - e frequentava as aulas de pijama -, criou há 10 anos o grupo Os Inclusos e os Sisos - Teatro de Mobilização pela Diversidade, que apresenta peças acessíveis para pessoas com todos os tipos de deficiência. O projeto é tratado com toda a seriedade do mundo. Mas a atriz reclama que o assunto passa quase sempre batido quando falam sobre ela.

"Faço um trabalho com o teatro acessível há 10 anos, um projeto social. Mas a mídia só quer saber se eu engordei, se aquilo na minha perna é celulite ou são marcas de catapora". Apesar de não se queixar, Tatá reconhece que o sucesso veio carregado de cobranças. "Não mudei em absolutamente nada", frisa.

Tatá fechou com a Globo em fevereiro depois de fazer "vários testes às escondidas" no final de 2012, enquanto ainda estava na MTV. A atriz, que firmou recentemente um outro compromisso mais longo com a atual emissora, apresentou o Tá Quente, atração de verão que marcou sua despedida do antigo canal, em janeiro.

"Eu amava trabalhar na MTV (ela estreou na emissora em 2010). Fiz programa de improviso, esquetes, esquetes ao vivo e trotes. Tudo o que eu poderia render já tinha rendido. Estava começando a entrar numa zona de conforto", avalia.

Até hoje alguns dos fãs que acompanham a atriz desde o Quinta Categoria, o Comédia ao Vivo, e o Trolálá, programas estrelados por ela na MTV, reclamam que Tatá está diferente... "Tem uns que falam: ‘Ah, ela foi para a Globo e está outra’. Se não boto uma foto no Instagram em que esteja me zoando, logo dizem: "Uhh, Tatá, você mudou". Mas um lugar só muda a pessoa se ela for suscetível a isso. Claro que o sucesso faz você potencializar, para o bem ou para o mal, o que você já é - filosofa.

Família
Quem conhece Tatá de muito perto comprovou os efeitos que a novela das 21h causou em sua vida. O pai da atriz, o editor Alberto Arguelhes, brinca que precisa "ter um estoque de babador". E acredita que a maior mudança foi o reconhecimento de um profissional com longa estrada.

"Para o grande público, a Talita foi uma surpresa. Para nós, a comprovação da certeza que tínhamos em seu potencial e talento", elogia o pai, que ressalta o lado divertido da filha: "Ela não faz humor tentando ser engraçada. Talita tem umas tiradas e se coloca como sujeito da própria gozação o tempo todo".

Essa face mais histriônica da atriz, que é formada em Publicidade, não a impede de ter seus momentos de introspecção, segundo o seu pai. "Ela nunca estudou piano e não sabe ler partitura. Mas já a vi muitas vezes concentrada diante do piano da nossa casa. E saía de lá com uma música", conta Alberto.

Mãe da atriz, a jornalista Cláudia Werneck diz ter vivenciado um sentimento inesperado ao ver Tatá na novela. "Hoje eu não tenho mais ciúmes da Elizabeth Savalla, mas já senti ao ver as duas abraçadas. Demorei para acreditar nesta minha reação. Será que estou com ciúme da mãezoca? É que no início me dava saudade e vontade de abraçá-la também. O que aconteceu com a minha filha foi algo grande demais. Ainda não sei explicar", assume. " Já nem sei se falo Talita, como era o costume, ou Tatá. Agora todo mundo a chama assim".

Mas a jornalista é categórica ao afirmar que o sucesso não mudou Tatá. "Ela é a mesma filha e continua com as mesmas questões. Nunca tive receio que ela fosse mudar com o sucesso. Só tenho uma filha mais cansada e mais reconhecida".

A carga intensa de trabalho afetou o namoro de quase oito anos de Tatá, que chegou a romper com o engenheiro Felipe Gutnick. Os dois reataram recentemente e estão "meio que morando juntos". "Eu tenho 30 anos. Já estou quase roubando criança na rua de tanta vontade que tenho de ser mãe", brinca.

Agora, Tatá grava as cenas em que Valdirene - personagem que começou a novela atacando famosos, teve uma filha do homem que amava, mas se casou com um milinário tenta entrar no Big Brother Brasil.

"Achei muito legal a trama. Fechou um ciclo. Na apresentação da Valdirene na novela aparecia um vídeo dela para o BBB", recorda Tatá.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pelo-menos-uma-pessoa-morre-e-duas-ficam-feridas-em-operacao-da-pm-em-portao/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/heroi-da-palestina-veja-por-onde-anda-amilton-tratorista-que-se-recusou-a-demolir-casas/
Dezesseis anos depois, CORREIO mostra como estão ele e as famílias
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/apresentadora-de-tv-pedida-em-namoro-ao-vivo-termina-romance-por-whatsapp/
"Estou terminando oficialmente o nosso namoro", escreveu ela
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-entendo-por-que-fizeram-isso-desabafa-pai-de-garota-de-10-anos-encontrada-morta/
Maria Elaine foi encontrada morta na última quinta-feira (17) a cerca de 100m da casa onde morava
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/reporter-da-globo-agradece-devolucao-de-celular-no-bonfim-obrigado-e-pouco/
Filho de Gandhy recuperou aparelho que seria levado durante a Lavagem
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cantor-sertanejo-marciano-morre-aos-67-anos/
Segundo o filho, ele sofreu um infarto fulminante nesta madrugada
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voltar-e-um-presente-diz-criolo-sobre-show-em-salvador-nesta-sexta/
Rapper paulista apresenta turnê Boca de Lobo, inédita na cidade
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-assassino-e-alguem-proximo-diz-pai-de-crianca-encontrada-morta-em-alto-de-coutos/
Corpo de menina de 10 anos foi encontrado com blusa suspensa e short na altura da virilha
Ler Mais