Com parceria de Vitória e Universo, Salvador terá time na NBB 2015/16

esportes
31.08.2015, 21:41:00
Atualizado: 31.08.2015, 21:48:38

Com parceria de Vitória e Universo, Salvador terá time na NBB 2015/16

Em termos de valores, o clube baiano não irá disponibilizar nada

Salvador entrou nesta sexta-feira oficialmente na elite do basquete brasileiro. E assim mesmo, de supetão. A Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou os participantes do Novo Basquete Brasil (NBB) para a temporada 2015/2016, que começa  no final do mês de  outubro, e entre eles estará o Universo/Vitória.

A vaga da equipe baiana era a do Uberlândia, tradicional time campeão brasileiro em 2004 (antes do NBB) e sul-americano no ano seguinte, que se mudou do triângulo mineiro para Salvador por conta do alto custo de investimento: cerca de R$ 2 milhões.

Ginásio de Cajazeiras será casa do Universo/ Vitória no NBB 2015/16
(Foto: Manu Dias/GOVBA)

O acordo entre o Vitória e as faculdades Universo será selado nesta terça. “Era a única forma de chegarmos à elite. É excepcional pro nosso basquete. Um momento de consolidação de um trabalho que desenvolvemos há quatro anos no Vitória e há 35 anos no estado”, afirma Ives Costa, diretor de basquete do Leão.

“Estamos fechando tudo aqui para a mudança. Temos que levar toda uma estrutura. Terça, saberemos melhor como tudo vai funcionar”, explica o uruguaio Fernando Larralde, supervisor do Uberlândia há 16 anos.

Para bancar o funcionamento da equipe, a Universo traz consigo o dinheiro investido pela faculdade além do patrocínio da Energizer. “Já estamos negociando com patrocinadores locais e também com um patrocinador do futebol do Vitória”, explica Costa.

Em termos de valores, o clube baiano não irá disponibilizar nada. Mas o basquete terá apoio institucional do marketing, além da estrutura de departamento médico, academia e o material esportivo.

Cajazeiras
A casa do Universo/Vitória será o Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, com capacidade para 1.800 pessoas sentadas e inaugurado no fim do ano passada com boa estrutura. Apesar disso, existem exigências da LNB quanto ao tipo de piso, placares, entre outros, que poderão sofrer adaptações. Os treinos da equipe acontecerão na Adelba, Salesiano e no próprio ginásio de Cajazeiras.

Quanto aos atletas, a equipe corre contra o tempo. “Não tem nenhum jogador com contato, vamos fazer um time novo, com três estrangeiros. Os jogadores de ponta brasileiros já estão empregados”, conta Larralde.

O resto da equipe será composta por atletas do Vitória que, por sinal, inicia amanhã a disputa do Campeonato Baiano. “Temos, ao menos, oito bons jogadores. Alisson, pivô de 2,15m, por exemplo, tem muita experiência”, diz Ives, que espera contar com o apoio da torcida rubro-negra.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/extremamente-arrependidos-diz-defesa-do-casal-que-agrediu-baiano-de-6-anos-no-df/
Advogado Rafael Pitzer informou que clientes receberam ameaças de morte
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/conheca-a-historia-de-joao-gabriel-goleiro-do-vitoria-ate-2021/
Cria da base, sergipano deixou a Toca em 2012; de volta, reencontrou ex-treinador
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/empresario-baiano-acusado-de-sonegacao-milionaria-e-preso-no-rio/
Dívida de dono da antiga Sandpiper é de quase R$ 4 milhões
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/duda-beat-apresenta-sua-sofrencia-pop-pela-primeira-vez-em-salvador/
A pernambucana foi considerada a artista revelação do ano pela APCA
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mae-defende-mulher-que-agrediu-menino-baiano-no-afa-do-momento/
Ela usa como justificativa, ainda, que a criança teria xingado sua filha
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/alunos-da-ufba-apresentam-purificador-de-agua-que-usa-luz-solar-para-investidores/
Projeto Aqualuz é um dos destaques de evento na USP, nesta sexta (14)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/casal-baiano-e-condenado-nos-eua-por-participar-de-sequestro-do-neto/
Carlos e Jemima Guimarães pegaram penas consideradas brandas
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/nao-da-para-acreditar-diz-mae-de-crianca-baiana-agredida-por-adultos-em-brasilia/
Vídeo mostra momento em que o pai segura o menino para que o filho bata  
Ler Mais