Com presença de Dilma, metrô de Salvador é inaugurado e começa a circular

A população poderá utilizar o sistema, sem pagar nada, das 12h às 16h durante o mês de junho. Até o dia 15 de setembro, o funcionamento terá horário especial

  • Foto do(a) author(a) Louise Lobato
  • Louise Lobato

Publicado em 11 de junho de 2014 às 13:15

- Atualizado há um ano

Demorou, mas chegou. A partir da tarde desta quarta-feira (11), os soteropolitanos terão o gostinho de andar no metrô da capital baiana, que ficou pronto após 14 anos em obras. O sistema foi inaugurado com uma volta simbólica, em trens conduzidos por duas mulheres, acompanhada pela presidente Dilma Rousseff, o governador Jaques Wagner e o prefeito ACM Neto.

Mesmo liberado para a população em fase de testes, chamada de Operação Assistida, os 7,3 quilômetros de percurso ainda não estão completamente disponíveis. O trecho de acesso a uma das estações, no Retiro, está concluída, mas só vai operar a partir de julho - quando as linhas e a plataforma passarem por testes.

[[galeria]]Leia também:Em Salvador, Dilma volta a falar sobre punição para manifestantesDilma Rousseff participa de inauguração do metrô de Salvador (Foto: Louise Lobato)A população poderá utilizar o sistema, sem pagar nada, das 12h às 16h durante o mês de junho. Até o final da Operação Assistida, no dia 15 de setembro, o funcionamento terá horário modificado. Veja abaixo:As obras da Linha 2 estão previstas para concluir em 2017 e segundo a presidente Dilma, os recursos para conclusão da Linha 1 estão garantidos. "Hoje pra mim é uma dia histórico em Salvador. Nós estamos lançando o metrô calça comprida. Ele tinha um tamanho e estamos aumentando significativamente, porque vamos até Cajazeiras", disse durante o discurso de lançamento.

Também estiveram no local o senador Walter Pinheiro, o deputado Marcelo Nilo, Otto Alencar e ministro de Transportes, César Borges.Durante a inauguração oficial, o prefeito de Salvador ACM Neto lembrou do acordo que viabilizou a conclusão das obras da Linha 1. "Assim que fui eleito prefeito, iniciei entendimentos com o governador para destravar esse nó do metrô de Salvador. Uma novela que se estendia há muitos anos e havia gerado um grande descrédito na população", celebrou.O governador Jaques Wagner também comemorou a parceria e a entrega do sistema. "Nossa equipe realmente foi rápida. Em abril assinamos com a prefeitura e em novembro botamos a licitação na rua. A CCR pegou o touro a unha e comprou a briga que queríamos que comprassem". Ainda de acordo com Wagner, o objetivo era cumprir o prazo e inaugurar o metrô na data prevista. "Cravamos que queríamos o dia 11 de junho para ter o gostinho de rodar antes da Copa. Quero pedir aos trabalhadores que mostrem que baiano é bom de serviço. Que veste a camisa, abraça a oportunidade e pega junto do serviço", disse Wagner.

Ele não é o menor do mundo! Metrô de Salvador ocupa posição 171 no ranking

Você já ouviu por aí que o metrô de Salvador é o menor do mundo. Só que não. Com 7,3 km de extensão, o nosso sistema fica na posição 171 em extensão, segundo dados do World Metro Database. No quesito número de estações, aí sim ele é o menor, ao lado de Newark (EUA), que também tem quatro.