Com seis mudanças, Brasil encara El Salvador em amistoso nos EUA

Tite quer aproveitar partida em Washington para testar caras novas na Seleção

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Pedro Martins / Mowa Press

O caminho até o Catar 2022 está só no início, e nesta terça-feira (11) a Seleção Brasileira entra em campo no segundo amistoso após a Copa do Mundo. A partir das 21h30, o estádio FedEx Field, em Washington, capital dos Estados Unidos, vai ser o palco da partida contra El Salvador, um duelo que aconteceu apenas duas vezes na história.

Os confrontos com os salvadorenhos costumam ser marcados por goleadas para os brasileiros. Foi assim nos 4x0 aplicados em 1994, durante a preparação para a conquista do tetracampeonato mundial, e pela Copa Ouro de 1998, vencida pelo mesmo placar.

Diante de uma equipe tecnicamente inferior, chance para os novatos mostrarem potencial para o treinador. Durante a coletiva após o triunfo por 2x0 sobre os Estados Unidos, na sexta-feira passada, Tite indicou que vai colocar uma equipe modificada em campo. “Vamos fazer algumas mudanças no time titular sim. Com os jogadores que não iniciaram. Não vou falar quem, mas vamos oportunizar sim”, garantiu Tite.

No treino de segunda-feira, o comandante confirmou a equipe com seis modificações em relação ao jogo passado. Neto, Éder Militão, Dedé, Alex Sandro, Arthur e Richarlison entram nas vagas de Alisson, Fabinho, Thiago Silva, Filipe Luís, Fred e Roberto Firmino, respectivamente. Com isso, a escalação terá Neto, Éder Militão, Dedé, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Arthur e Coutinho; Neymar, Richarlison e Douglas Costa.“Quem tem a chance, independentemente do adversário, quer mostrar seu trabalho, porque está aqui. Estar na Seleção é uma chance única. Queremos sempre jogar em alto nível, não importa o adversário. A gente vem aqui pensando no nosso trabalho”, afirmou Alex Sandro.

Apesar do jogo amistoso, o jogador da Juventus pede que o Brasil entre em campo focado e lembra do episódio contra Honduras, que eliminou a Seleção nas quartas de final da Copa América de 2001, ao vencer por 2x0.

“Tem que estar sempre bem mentalmente. Pode ser o jogo da vida deles. Temos que encarar da mesma forma. Tem histórico da Seleção que já perdeu para Honduras, por exemplo. Temos que estar sempre preparados”, disse. Além de El Salvador, o Brasil terá como possível “adversário” a chuva na capital dos Estados Unidos. 

Marca negativa Atual número 72 no ranking de seleções da Fifa, El Salvador não tem uma grande história no futebol. Pelo contrário. A marca mais lembrada pela equipe da América Central é negativa e aconteceu durante a Copa do Mundo de 1982, na Espanha. 

Logo na estreia do Mundial, a seleção de El Salvador foi goleada por 10x1 para a Hungria. O placar é até hoje o mais elástico da história das Copas. 

Por isso, o técnico mexicano Carlo de Los Cobos mantém cautela sobre o duelo contra o Brasil e diz apenas que os jogadores devem desfrutar o momento. 

“Vamos enfrentar uma das melhores seleções do mundo. Será uma experiência de luxo e esperamos fazer uma boa partida. O que acontecer em campo vai ser outra coisa. Esperamos deixar a torcida satisfeita”, explicou o treinador de El Salvador.