Com técnicos baianos, The Voice Kids estreia neste domingo (6)

Carismáticos, expressivos e cheios de energia, Claudia Leitte, Simone & Simaria e Carlinhos Brown continuam no reality

  • Foto do(a) author(a) Naiana Ribeiro
  • Naiana Ribeiro

Publicado em 5 de janeiro de 2019 às 06:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: João Miguel Junior/TV Globo/Divulgação

Se o The Voice Kids fosse uma família, certamente o cantor Carlinhos Brown, 56 anos, seria o pai. Claudia Leitte, 38, poderia ser a ‘mãezona’ e as irmãs Simone, 34, e Simaria, 36, por sua vez, se encaixariam perfeitamente no papel de tias corujas. 

Carismáticos, expressivos e cheios de energia, os artistas baianos vão além da função de técnicos do reality show musical da Globo/TV Bahia, que estreia amanhã, às 12h38 (horário local), sua quarta temporada. São verdadeiros mestres não apenas dos 24 candidatos mirins que formam seus times como de quem acompanha de perto a competição dominical. Claudia Leitte, Simone & Simaria e Carlinhos Brown com André Marques e Thalita Rebouças (Foto: João Miguel Junior/TV Globo/Divulgação) Para a edição de 2019, a emissora manteve os baianos e a mesma  fórmula da última temporada do ‘Kids’- com audições às cegas, batalhas e shows ao vivo.  Sinal de que o dendê em dose quádrupla nas cadeiras vermelhas da competição tem dado certo.

“É uma feliz coincidência que sejamos todos baianos. A gente está aqui porque somos apaixonados por música, mas fico feliz que  o público se sinta em casa e à vontade com a gente - conhecendo o lelê, a malemolência e o temperinho baiano”, afirma a baiana de coração Claudia Leitte. 

Ao conhecer as crianças, ela conta que se lembra da sua infância, quando ainda sonhava em cantar. “É aprendizado atrás de aprendizado com os colegas e principalmente com essas crianças. Por mais que me sinta preparada, as crianças me desarmam”, revela.

Quem também já preparou o estoque de lenços é a dupla Simone & Simaria. “Se vocês, do outro lado da tela, se emocionam e sentem toda essa energia, imagina a gente?! Às vezes passa um filme na cabeça. É muito emocionante”, afirmou Simone, técnica ao lado da irmã Simaria.[[galeria]]

As cantoras venceram a última edição do reality com a cantora Eduarda Brasil, 16, e, mesmo com os problemas de saúde de Simaria em 2018, confirmaram participação na nova temporada da atração. As artistas destacam que o contato com os pequenos as faz relembrar os primeiros momentos de suas carreiras, quando ainda moravam no município baiano Uibaí, onde nasceram e participavam de diversos concursos e shows de calouros. “Sou grata por participar do programa e receber tantos ensinamentos dessas crianças. É muito amor”, completou Simaria.

O veterano Carlinhos Brown - que participou de todas edições do reality, incluindo adulto e Kids - considera que o fato do time de técnicos ser baiano faz com que tenham uma meninice e alegria peculiares. “Brincamos muito, adoramos mistura e, é claro, amamos o que fazemos. O canto das crianças é viciante e o sorriso sincero delas é mágico. Todo esse conhecimento está além das cadeiras”, falou.

De acordo com o apresentador André Marques, a palavra-chave da atração é, de fato, emoção. “Eu tento não me emocionar, mas é difícil”, confessa ele, que se considera o quinto baiano da família The Voice Kids: “Sou baiano de alma. Baiano é diferenciado de energia, de astral, de sorriso. Não tem jeito. Tem coisas que só quem vai na Bahia, tem amigo baiano e é baiano sabe. Com esses quatro, essa energia vem em força maior. A potência deles bota o Pelô abaixo”, garante. 

A jornalista e escritora Thalita Rebouças  - que divide com André a tarefa de apresentar o Kids - completa:  “Esses baianos arretados entregam uma leveza única, que é muito importante pra gente”.  Thalita volta a circular pelos bastidores, além de fazer entrevistas com os artistas mirins e seus familiares (Foto: João Miguel Júnior/TV Globo) Novidades Entre as mudanças da edição estão o novo cenário e de uma alteração na faixa etária, com participantes de nove a 14 anos - até o ano passado a idade máxima era 15 anos.

A redução tenta agradar ao público, que achava injusta a competição entre talentos tão pequenos com outros já na adolescência. “A gente viu uma reação do público nessa questão e resolvemos reduzir”, explica o diretor-geral da atração, Flavio Goldemberg. Para Brown, crianças de diferentes idades convivem  com as suas diferenças em seu dia a dia. “Mas todas merecem oportunidades iguais”, argumenta o técnico.

Além do estúdio mais colorido, o lounge que fica nos bastidores - onde acontecem as entrevistas  - ganhou cores mais vibrantes, elementos infantis e se transformou em uma verdadeira sala de jogos. “Tem mesa de totó, material para colorir e tapetes para sentar. As crianças ficam juntas, a gente até já brincou com elas nesse espaço e isso deixou o programa ainda mais humano. Virou uma verdadeira bagunça!”, brinca André Marques.

Fases do The Voice KidsAudições às Cegas Nesta primeira fase, os candidatos se apresentam e são avaliados apenas pela sua voz. Nesta etapa, os técnicos viram suas cadeiras e montam os três times: Time Claudia Leitte, Time Carlinhos Brown e Time Simone & Simaria. Se mais de um técnico escolher o mesmo cantor, quem escolhe com quem quer trabalhar é o próprio candidato. Cada time termina esta fase com 24 candidatos.Batalhas Com as equipes formadas, começam as Batalhas. Nelas, os jovens cantam em trios com integrantes do próprio time. Após cada apresentação, cabe ao técnico decidir quem avança para a próxima etapa.Shows ao vivo Nesta etapa, as disputas passam a ser ao vivo e o público começa a ajudar na decisão de quem continua no reality.

Quartas de Final Ao final  de cada show, parte dos candidatos segue no programa. O público e os técnicos participam desta decisão.Semifinal  Após as apresentações, o público e os técnicos decidem os finalistas do programa.Grande final Na final, os finalistas se apresentam em um grande show. Caberá apenas ao público decidir o campeão do The Voice Kids 2019.

*A repórter viajou a convite da Globo