Com volta de Denny, Timbalada começa ensaios no dia 5 de dezembro

Carlinhos Brown anunciou gravação de DVD que vai marcar 30 anos do grupo

  • Foto do(a) author(a) Roberto  Midlej
  • Roberto Midlej

Publicado em 30 de setembro de 2021 às 13:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: foto: Roberto Midlej

Atenção, timbaleiros! Um dos eventos mais esperados do Verão soteropolitano, o Ensaio da Timbalada, já tem data pra começar: 5 de dezembro, no Candyall Gheto Square. E quem está de volta ao grupo que o consagrou é o vocalista Denny, que havia saído da banda para seguir carreira solo há cinco anos.

O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, em uma entrevista coletiva, convocada para marcar a volta do vocalista, que vai formar dupla com Buja, que já integrava a mais recente formação da banda. Agora, os fãs aguardam a indicação do terceiro integrante, que deve ser uma mulher. Carlinhos Brown também estava no evento para a imprensa e participou de um pocket show que reuniu a nova dupla.

Documentário

Também foi anunciada a gravação de um vídeo, que vai marcar os 30 anos da Timbalada. O registro audiovisual, que será dirigido por Chico Kertész (Axé - Canto do Povo de um Lugar/2017), será misto de documentário e show. A apresentação terá a presença de diversos cantores e cantoras que já passaram pela Timbalada, incluindo Ninha, um dos ex-timbaleiros mais marcantes.

"Vamos comemorar esses trinta anos e Kertinho [Chico Kertész] vai fazer o que ele faz muito bem, porque ele é um super diteor. Ele fez com maestria algo que precisava sacudir e lembrar que o axé é um movimento que tem muita história pra ser contada", afirmou Brown.

Denny comentou sobre seu retorno:"Minha carreira solo tava massa, mas eu também levava a Timbalada nas minhas apresentações. Eu necessitava cantar as músicas da Timbalada. Um dia, recebi um convite de Nagô, que é meu músico e ele me sugeriu voltar. Mas eu pensava em jogar mais pra frente, daqui a uns dez anos". Mas ele diz que foi amadurecendo a ideia e teve uma conversa com Brown. "Tive o prazer de ser chamado e Brown me convidou pra casa dele. Conversamos muito, por sete meses, mas ninguém ficou sabendo", disse Denny. "Como eu e Brown nos conhecemos há 30 anos, foi um movimento muito natural".

Portas abertas

Denny disse que "um bom filho à casa retorna" e Brown emendou: "E o pai está sempre de portas abertas. Pra mim, nunca vai ter ex-timbaleiros". Mas o músico que criou a Timbalada fez questão de dizer que não se deve ficar apegado ao passado: "As pessoas às vezes exigem uma saudade do passado que não virá, porque isso já aconteceu. O beijo de ontem não será o mesmo de hoje".

Buja falou sobre a importância da Timbalada para ele e mandou uma mensagem para o pai, que morreu por causa de complicações da covid-19 neste ano:"Eu sei que ele está muito feliz. Meu pai, estou na faculdade musical que o senhor sempre sonhou. Eo meu mestre é Carlinhos Brown. E a Timbalada está no meu DNA".Buja se identificou como representante da comunidade do Beiru, bairro onde vive e as crianças dali o veem como exemplo. O nome do bairro homenageia um escravizado nigeriano e Brown aproveitou para ressaltar a importância desse personagem na luta contra a escravização: "Nós precisamos erguer uma estátua para Beiru, que não é apenas o nome de um bairro. Beiru é um líder único. Se hoje falamos de afrofuturismo, a gente precisa onde estão nossos ancestrais. Ele precisa ser reconhecido".

Brown ressaltou que a Timbalada só sairá no Carnaval, se a segurança sanitária estiver garantida e a vacinação tiver avançado. "Tendo Carnaval, todos precisamos ter responsabilidade. Muito gente não se vacinou. Isso impede a chegada do patrocinador. Isso impede a chegada de turistas", afirmou. "Sou 'cagado' de medo [da covid]. Levanto a bandeira da vacinação. Tomei as duas vacinas, continuo usando máscaras e se tiver que tomar a terceira, eu tomo. Afinal, vou fazer 60 anos em 2022".