Começa hoje matrícula para 32 mil vagas voltadas para jovens e adultos

educação
30.11.2015, 07:42:00
Atualizado: 30.11.2015, 07:49:09

Começa hoje matrícula para 32 mil vagas voltadas para jovens e adultos

A matrícula para o ano letivo de 2016 vai até o início de janeiro e será realizada em 40 centrais espalhadas pela capital

A matrícula para as 170 escolas da rede municipal que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA) começa nesta segunda-feira (30). São 32 mil vagas para quem tem 15 anos ou mais e não concluiu o ensino fundamental. O número é cerca de 20% maior do que o oferecido em 2014.

A matrícula para o ano letivo de 2016 vai até o início de janeiro e será realizada em 40 centrais espalhadas pela capital. A lista das escolas pode ser conferida a partir de hoje no site da Secretaria Municipal de Educação (Smed). A matrícula para o EJA será realizada em duas etapas. 

Começa hoje matrícula para 32 mil vagas voltadas para jovens e adultos (Foto: Divulgação)

Na primeira, será realizado um diagnóstico da vida escolar das pessoas que buscam a matrícula, com o objetivo de identificar as dificuldades e expectativas dos interessados. Essa etapa visa auxiliar a organização da proposta pedagógica e o fortalecimento das ações exitosas da escola.

Na segunda etapa, será realizada a efetivação da matrícula informada na primeira etapa. O aluno novo na rede municipal de ensino deverá apresentar, além do RG e CPF, um comprovante de residência atualizado, o cartão do SUS e um atestado ou histórico escolar.

Para os demais, basta o cartão do SUS. Atualmente, a rede municipal de ensino tem cerca de 19.500 alunos matriculados na EJA. Toda a estratégia de matrícula está sendo discutida com as dez gerências Regionais de Educação (GREs), incluindo a possível ampliação do número das centrais de matrícula e suas localizações para que as necessidades de todas as regionais sejam atendidas.

Para o secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, a nova oferta de vagas é apenas um dos fatores da nova fase da EJA, que está passando por um processo de revisão do conteúdo pedagógico e da matriz curricular.