Começa o segundo dia do II Fórum ESG Salvador; assista ao vivo

Confira a programação completa

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2023 às 09:28

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Ana Lúcia Albuquerque/CORREIO

No segundo dia, o II Fórum ESG Salvador vai reunir alguns dos maiores nomes nas áreas de responsabilidade ambiental, social e de governança para discutir os avanços da iniciativa privada e do setor produtivo em compromissos para tornar o mundo melhor. As inscrições para participar presencialmente do evento já foram encerradas, mas é possível assistir a transmissão ao vivo.

Assista ao vivo

Confira a programação completa: Estevan Sartoreli - Fundador/CEO da Dengo Chocolates | Palestra 9h20 assista aqui Com a experiência de quem passou por empresas como Faber-Castell, Siemens e Natura Cosméticos, propõe uma transformação no Brasil através de negócios sustentáveis, inovadores e de profundo impacto social.

Isaac Edington - Presidente da Saltur | Painel 10h10 assista aqui

Claudia Pitta - Fundadora da Evolure Consultoria, Conselheira do IBGC e Diretora do IBRADEMP. | Painel 10h10 assista aqui Consultora e Professora de Ética Organizacional e ESG. Sócia fundadora da Evolure Consultoria, Conselheira do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Diretora do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP). Graduada e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul e pós-MBA Advanced Boardroom Program pela Saint Paul Escola de Negócios. 

Rodrigo Accioly - Diretor Jurídico, Riscos e Controles da Cia de Participações Aliança da Bahia e da Cia de Seguros Aliança da Bahia | Painel 10h10 assista aqui Formado em Direito Empresarial na Sorbonne, Oxford, Cambridge e Tor Vergata Itália. Certificado em Indicadores Chaves de Riscos KRI, Controles Internos, Canal de Relatos, Governança Corporativa, Prevenção a Lavagem de Capitais, LGPD e Prevenção de Riscos Cibernéticos na Russel Berford Brasil. 

Sandro Magalhães - Country Manager Brasil & Argentina no Grupo Pan American Silver, Presidente do SINDIMIBA e membro do Conselho de Sustentabilidade da FIEB.  | Painel 10h10 assista aqui Engenheiro de Minas com Pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica de Negócios, Planejamento Estratégico e Especialização em Gestão de Riscos da Indústria Mineral, atuando como executivo nas áreas de gestão empresarial do setor mineral. É o atual presidente do Sindicato de Mineração da Bahia (SINDIMIBA), membro do conselho de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). 

Giuliana Morrone - Jornalista especializada em sustentabilidade | Palestra 10h50 assista aqui Jornalista com mais de 30 anos de carreira, foi apresentadora do Jornal Nacional, comentarista do Jornal das Dez da GloboNews e do Jornal Globo. Em suas palestras, aborda com clareza temas complexos como política, economia, comunicação e ESG, ampliando caminhos para transformar tendências em resultados. 

Lucas Reis - PhD em Comunicação, CEO da Zygon e Presidente da ABMP  | Painel 11h30 assista aqui

Erlana Castro - SXSW Speaker, Founder #ESGpraJA, Coautora do Radar da Antifragilidade, Professora da FDC, Co-publisher ESG da Fast Company Brasil. | Painel 11h30 assista aqui SXSW Speaker 2022, Idealizadora do #ESGpraJÁ, Coautora do Radar da Antifragilidade - uma ferramenta para inovação em ESG, Especialista em Estratégia Criativa para negócios e marcas, MSc em Gestão Global de Marcas, Professora da FDC, Co-publisher do Vertical ESG da Fast Company Brasil. 

Rosane Santos - Diretora de Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades, Comunicação Corporativa e ESG da BAMIN | Painel 11h30 assista aqui Graduada em Ciências Contábeis pela UERJ, com especialização em Finanças pela UFF e um MBA Executivo pela Said Business School, da Universidade de Oxford, atualmente a profissional está cursando Mestrado executivo em Governança Global e Formação de Políticas Públicas (PUC-SP); a profissional possui aproximadamente 18 anos de experiência nas áreas de gerenciamento de riscos (15 anos) e outros 5 em sustentabilidade e gestão ESG. 

Sálvia Santana - Especialista de Diversidade e inclusão | Painel 11h30 assista aqui Bacharel em Administração com Especializações em Psicologia Organizacional, Educação e Gestão de Projetos. Especialista de Diversidade e Inclusão. Profissional com experiência em projetos ligados à área de gente, educação para sustentabilidade de jovens em vulnerabilidade e de responsabilidade social. 

Andressa Borba - Diretora de Impacto Positivo, Comunicação Corporativa, Reputação e Cultura Organizacional na LEROY MERLIN BRASIL| Painel 11h30 assista aqui Mestre em Gestão para Competitividade - linha Sustentabilidade, pela FGV-EAESP (2020), especialista em Gestão de Varejo pela ESPM (2016) e Gestão Empresarial pela FGV-EAESP (2007), foi aluna especial no programa de mestrado em Psicologia Organizacional do IP-USP (2010), licenciada em Letras – Português e Inglês pela FMU (2003). 

Augusto Cruz - Consultor, escritor e especialista em ESG | Palestra 14h10 assista aqui Mestre em Direito, Governança e Políticas Públicas, sócio da AC consultoria. Autor do livro Introdução ao ESG dentre outras obras. 

Leana Mattei - Escritora, comunicadora e diretora da Aganju | Painel 14h50 assista aqui

Luciana Nicola - Diretora de Relações Institucionais no Grupo Itaú Unibanco | Painel 14h50 assista aqui Bacharel em Direito pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil; pós-graduada em Semiótica da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, Brasil e em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública – CLP e Pós graduada Center on the Legal Profession da Harvard Business School, Cambridge, Massachusetts, EUA. Diretora no Grupo Itaú Unibanco desde 2022. Ocupou diversos cargos no Grupo Itaú Unibanco, incluindo o de Superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Novos Negócios e Superintendente de Relações Governamentais e Institucionais. 

Mariana Lisboa - Head Global de Relações Corporativas da Suzano S/A, Presidente da ABAF e diretora do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIESP | Painel 14h50 assista aqui Formada em Direito, com larga experiência na área Ambiental e mais de 20 anos de atuação profissional, sendo mais da metade destes dedicados ao setor florestal. Apaixonada por impulsionar o crescimento de mulheres no mundo corporativo e por implantar uma agenda ESG estruturada e mensurável, capaz de mitigar os impactos do negócio para esta e as próximas gerações. 

Paloma Capanema - Head de ESG da Coty | Painel 14h50 assista aqui Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela PUC-Minas, Pós-graduada em Marketing e Gestão de Pessoas pela Fundação Dom Cabral e com MBA em ESG de alto impacto pela BBI of Chicago, Paloma se juntou recentemente ao time da Coty – uma das maiores empresas de beleza do mundo – para liderar e implementar a agenda ambiental, social e de governança da companhia no Brasil e na América Latina. 

Pedro Becker Pozzi - Gerente de Negócios das áreas de Meio Ambiente e Segurança no Trabalho do SENAI/CIMATEC | Painel 14h50 assista aqui Engenheiro Ambiental, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Integrada de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, atua no SENAI CIMATEC como Gerente de Negócios das Áreas de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. Possui formação complementar em Liderança de Impacto com Ação para Resultados pela Fundação Dom Cabral, Lean Manufacturing, Metodologia TRIZ e Produção mais Limpa.  Donaldson Gomes - Editor e colunista de Economia do Jornal Correio | Painel 15h50 assista aqui

Diego Villar - CEO da incorporadora e construtora Moura Dubeux | Painel 15h50 assista aqui Graduado em Engenharia Civil, com especialização em Finanças pelo IBMEC e Gestão de Projetos pela FGV, também cursou MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e Kellogg. 

Edson Cedraz - Sócio da Deloitte responsável por liderar as operações na Região Nordeste | Painel 15h50 assista aqui Sócio da Deloitte responsável por liderar as operações da organização na região Nordeste. Mais de 20 anos de atuação em consultoria em gestão e governança empresarial, incluindo gerenciamento de riscos, otimização de processos e implementação de inovação. 

Guilherme Araújo - Engenheiro químico e diretor-geral da Bracell Bahia | Painel 15h50 assista aqui É engenheiro químico e lidera, como diretor-geral, a Bracell Bahia desde junho de 2019, sendo responsável pela gestão das operações florestais, industriais e de logística da companhia. Já ocupou diversas posições em empresas do setor de papel e celulose como CMPC, Eldorado Brasil Celulose, Fibria, Veracel Celulose e Aracruz Celulose. 

Sérgio Santos - Gerente de Relações com Investidores e Relações Internacionais da Unipar | Painel 15h50 assista aqui É formado em Engenharia Química (UFRJ) e possui Mestrado em Engenharia Econômica da mesma instituição. Foi recentemente reeleito para o cargo de Diretor de Relações Governamentais da Abiclor e ocupa cargo de Diretor Financeiro da Tucano Holdings III, associação da Unipar com a AES Brasil para a produção de energia eólica no Estado da Bahia (em fase de projeto). 

Linda Bezerra - Editora-chefe do Jornal Correio | Painel 16h50 assista aqui

Participa do painel Desafios do ESG no Afroempreendedorismo e Afroturismo

Lucas Reis - PhD em Comunicação, CEO da Zygon e Presidente da ABMP  | Painel 16h50 assista aqui Possui 15 anos de experiência em marketing digital, como empresário, professor e pesquisador. Foi escolhido pelo Governo dos Estados Unidos como um Jovem Líder das Americas (YLAI) em 2021. É também presidente da ABMP, Associação Baiana do Mercado Publicitário. 

Nilzete Santos - Empresária, Promotora do Afroturismo e fundadora da Afrotours  | Painel 16h50 assista aqui Promotora do Afroturismo, é empresária, e fundadora da Afrotours, primeira agência especializada em turismo cultural e afro religioso da Bahia, há 16 anos. Também integra a diretoria da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD) , Membro do Comité do Afroturismo na Prefeitura de Salvador e na Casa de Oxumarê. 

Pedro Tourinho - Secretário de Cultura e Turismo de Salvador | Painel 16h50 assista aqui Comunicólogo e, com passagem pela UCLA, é também especialista em entretenimento e mídia. Fundador da SOKO, premiada agência de comunicação do país com clientes como AMBEV, Google, Netflix, Vivo e Spotify, atuou também na gestão de carreira, imagem e desenvolvimento de negócios de algumas das personalidades e atua como Secretário de Cultura e Turismo de Salvador. 

Igor Leo Rocha - Comunicador Social e CEO da AfroSaúde  | Painel 16h50 assista aqui Comunicador social, especializado em Comunicação Corporativa e Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto. Sócio-fundador da AfroSaúde, startup que desenvolve soluções em saúde com objetivos sociais e organizacionais, com atenção especial à população negra. Reconhecido como uma das 100 Pessoas de Descendência Africana mais Influentes do mundo (MIPAD 100), honraria chancelada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O II Fórum ESG Salvador é um projeto realizado pelo Jornal Correio e Site Alô Alô Bahia com o patrocínio da Acelen, Aliança da Bahia, Ambev, Atlantic Nickel, BAMIN, Bracell, CCR Metrô, Contermas, Deloitte, Grupo Luiz Mendonça - Bravo Caminhões e AuraBrasil, Jacobina Mineração, Leroy Merlin, Moura Dubeux, Sotero Ambiental, Socializa, Suzano e Unipar; apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador, SEBRAE, SENAI CIMATEC e Instituto ACM; apoio do Banco Master, Larco Petróleo, Sabin, Senac e Wilson Sons e parceria do Fera Palace Hotel, Happy Tour, Hiperideal, Luzbel, Multimídia, Ticket Maker, Uranus2, Vini Figueira Gastronomia e Zum Brazil Eventos