Começou o período de inscrições em 550 mil vagas do Fies 2019

Estudantes de baixa renda podem se candidatar a 100 mil vagas a juros zero

  • D
  • Do Estúdio

Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 15:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Shutterstock

As inscrições no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2019) começam nesta quinta-feira (7) e encerram em 14 de fevereiro. Neste período, os estudantes poderão se candidatar a 550 mil vagas disponibilizadas neste ano – 100 mil na modalidade juros zero e 450 mil no Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Os pré-selecionados serão conhecidos no dia 25 deste mês, segundo previsão do Ministério da Educação (MEC).

Os requisitos para a inscrição no Fies 2019 são renda familiar mensal bruta de até cinco salários mínimos por pessoa e participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Neste último caso, é preciso ter pontuação mínima de 450 nas provas e não ter tirado zero na redação.

Apenas estudantes com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos podem se inscrever na modalidade Fies (juros zero). Neste caso, menor percentual de financiamento é de 50% e não pode ultrapassar R$ 42.983,70. O limite de renda no P-Fies é de até cinco salários mínimos.

Saiba mais: como usar o Fies ou o P-Fies para a graduação

Os interessados podem acessar o site Fies Seleção para fazer a inscrição. No site do Novo Fies é possível acompanhar o procedimento ou consultar as vagas do Fies 2019: basta incluir o grupo de preferência e preencher as informações obrigatórias sobre estado, município e curso desejado. Caso deseje, a pesquisa pode incluir ainda a instituição, o local de oferta e o conceito do curso no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Cronograma Inscrições (Fies e P-Fies): de 7 a 14 de fevereiro

Resultado (Fies e P-Fies): 25 de fevereiro

Complementação de Inscrição (Fies): 26 de fevereiro a 7 de março

Pré-seleção da lista de espera (Fies): 27 de fevereiro a 10 de abril