Comida com propósito: ações sociais marcam as trajetórias de botecos em Salvador

Botecos participantes do concurso Comida di Buteco têm a solidariedade como pilar importante em suas empresas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de abril de 2022 às 08:15

. Crédito: Foto: Romulo Portela / Abará da Vovó

Muito mais do que criar petiscos, oferecer cerveja gelada e um bom atendimento, os botecos participantes do concurso gastronômico Comida di Buteco dão às comidas o tempero especial do propósito. Parte dos 39 botequeiros participantes do circuito Salvador declaram ter ações sociais que perpassam por esse universo da filantropia e enxergam na solidariedade um pilar para os seus negócios, exemplo disso são o: Abará da Vovó e Caranguejo do Pascoal. 

Localizado no Santo Antônio Além do Carmo, o restaurante Abará da Vovó, focado na culinária baiana, promove ações sociais voltadas à idosos. A vontade de ajudar sempre existiu, mas se fortaleceu a partir de uma experiência pessoal que a proprietária, Graça Medina, viveu com sua mãe. “Após minha mãe passar por três AVC's tive muita dificuldade em manter o uso de fraldas, ela ficou limitada durante 9 anos. Além disso, o nome do nosso estabelecimento já sugere isso, não é por um acaso, começamos com o abrigo Bom Jesus, em Tubarão e hoje ajudamos outras instituições”, explica. 

As ações desenvolvidas por Graça não têm um nome estabelecido, ela aproveita eventos diversos do calendário regional e nacional para promover arrecadação de alimentos para pessoas carentes, além de ações de doação de fraldas geriátricas. “Nós temos o Caruru Beneficente de Santa Bárbara, com esse caruru arrecadados fraldas geriátricas para abrigos de idosos, iniciamos com um abrigo e hoje distribuímos para sete entidades. Fizemos também o Caruru de São Cosme e arrecadamos quase 200 latas de leite”, comenta orgulhosa sobre os resultados das ações. 

Bicampeão do concurso, o bar Caranguejo do Pascoal, já provou que comida boa e ambiente agradável são especialidades da casa, mas o tempero especial é que o boteco também proporciona ações voltadas às pessoas em vulnerabilidade social, através do Grupo Pão Nosso. Inspirado em uma ação do grupo de Geociências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que escolhia semanalmente uma comunidade ou uma instituição para receber as doações dos mais diversos itens, desde comida pronta a fraldas geriátricas, conforme necessidade. 

O proprietário Jorge Mario conta que os pratos vencedores do concurso geram renda para compra dos itens que serão doados na ação do grupo. “Este ano eu coloquei os sorvetes e uma fração de outros pratos para que gerem essa verba para compra dos ingredientes e itens de doação, é uma tradição nossa usar um prato do Comida di Buteco e reverter parte do lucro para apoio às ações do Grupo Pão Nosso”, detalha Jorginho, como é popularmente conhecido. 

Jorginho pontua que será um grande desafio encontrar novas mãos para ajudá-lo, mas que o projeto segue firme, “a gente aceita doações de toda ordem e todo tipo para entregar comida saudável, todo trabalho de preparo e separação continuará sendo feito no boteco e posteriormente levado às ruas”, comenta.

Além disso, ainda para este ano o Jorginho pretende estender o atendimento a animais em situação de abandono, o Grupo Bicho deve iniciar as atividades no segundo semestre.

A exemplo do Abará da Vovó e Caranguejo do Pascoal, vários outros botecos participantes do concurso, desenvolvem ações sociais e ajudam a transformar a realidade da cidade.