Comitê Olímpico planeja boxe em Tóquio sem organização da Aiba

esportes
08.11.2018, 18:30:00
Atualizado: 08.11.2018, 19:06:43
Robson Conceição em ação nos Jogos Olímpicos do Rio-2016 (Washington Alves/Exemplus/COB)

Comitê Olímpico planeja boxe em Tóquio sem organização da Aiba

Associação Internacional de Boxe enfrenta resistência do COI por conta de ligações do presidente com o crime e falta de transparência

O Comitê Olímpico Internacional (COI) planeja organizar as competições de boxe nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020, sem a participação da Associação Internacional de Boxe (Aiba, na sigla em inglês).

"Não queremos que os atletas sejam punidos por mau comportamento de oficiais ou organizações", disse o alemão Thomas Bach, presidente do COI. "Qualquer que seja a decisão, faremos o nosso melhor esforço para dar aos boxeadores uma oportunidade de continuar seu sonho de participar dos Jogos Olímpicos".

Tudo por causa da eleição do usbeque Gafur Rakhimov para a presidência da Aiba. O empresário é acusado de ter ligações com o tráfico de armas e de heroína. Nos Estados Unidos, o comércio está proibido de fazer qualquer negócio com as empresas de Rakhimov.

Há um ano, o COI, por intermédio de Thomas Bach, ameaçou retirar o boxe do programa da Olimpíada de Tóquio. Além da presença de Rakhimov, o dirigente também apontou outros problemas existentes na Aiba.

"Em primeiro lugar, a questão com a Aiba não é apenas sobre a eleição desta pessoa como presidente. Nós temos sérias preocupações por mais de um ano em relação à direção geral da Aiba, no que diz respeito ao seu programa antidoping e às suas finanças", afirmou Bach, em Roma, onde participa de reuniões.

O COI exigiu que a Aiba apresente nos próximos dias um relatório sobre "o que eles pensam e o que fizeram para resolver esses problemas". O comitê tomará o caso da Aiba em uma reunião do conselho em Tóquio no próximo mês.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/oscar-2019-anuncia-indicados-veja-lista-completa/
Pantera Negra, Nasce Uma Estrela, Roma e Bohemian Rhapsody são cotados a Melhor filme
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/video-mostra-desespero-de-baleado-pela-pm-em-portao-cade-minha-filha-eu-amo-ela/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-suspiro-foi-no-meu-colo-diz-mae-de-menina-morta-por-padrasto/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/moradores-negam-tiroteio-com-pm-em-portao-desceram-atirando/
Polícia Militar apura ação em jogo de futebol; testemunha relata pânico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/tentativa-de-assalto-a-carro-forte-acaba-em-tiroteio-no-engenho-velho-da-federacao/
'Muitos tiros', diz testemunha de confronto entre bandidos e seguranças
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/povo-de-santo-se-une-e-realiza-atos-de-combate-a-intolerancia-religiosa/
Lagoa do Abaeté e Pedra de Xangô foram os palcos escolhidos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/lutador-brasileiro-do-ufc-salva-adolescente-de-afogamento-nos-eua/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pelo-menos-uma-pessoa-morre-e-duas-ficam-feridas-em-operacao-da-pm-em-portao/