Como aliar cosméticos ao treino na academia

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de abril de 2017 às 11:43

- Atualizado há um ano

Muitas mulheres são tão vaidosas que não abrem mão do uso da maquiagem até mesmo na hora do treino na academia, mas será que o uso desses cosméticos prejudica a saúde da pele ou o uso está liberado? A dermatologista da Hapvida Dra Marcela Vidal faz alguns alertas para o uso o desses produtos. “Não é que o uso em si faça mal, mas é preciso ter cuidado com alguns detalhes para manter a pele saudável. Por exemplo, com o suor liberado durante os treinos, alguns produtos podem escorrer para os olhos e provocar conjuntivite química por irritação. A vasodilatação que ocorre durante os exercícios pode facilitar a penetração de alérgenos na pele e causar algum tipo de irritação. 

Esses são alguns dos casos que podem ocorrer com o uso de maquiagem, mas como existem casos de mulheres que não deixam a make de lado, que pelo menos tenham alguns cuidados básicos com a pele antes e depois do uso.  A Dra. Marcela Vidal afirma que a limpeza e proteção da pele são cuidados importantes em qualquer situação, independente da academia, treino, prática de esportes ou não. “Antes e depois dos treinos, a pele deve ser higienizada com sabonete adequado para o seu tipo de pele. A limpeza deve ser complementada com demaquilante ou água micelar. Depois de higienizada, pode proceder com os cuidados habituais, tais como uso de hidratantes e protetor solar. Outro ponto a se observar é a temperatura da água na hora do banho, dando preferência para banhos frios a mornos. A temperatura muito quente não é saudável para a pele, promovendo o seu ressecamento”, alerta a dermatologista.

Outra dica importante é que tipo de cosméticos podem ser utilizados para esses momentos de suor excessivo. “Deve-se utilizar formulações oil free, que são livres de óleo, além de produtos que sejam não comedogênicos, para evitar o surgimento ou agravamento da acne. Outras opções são os produtos à prova de água, para evitar que escorram, e produtos em versões hipoalergênicas para evitar alergias e irritações”, explica Dra. Marcela Vidal 

Já o uso de perfumes, desde que eles não provoquem irritação no paciente, pode ser liberado. Mas deve-se ter atenção pois o mesmo pode não provocar alergias inicialmente, mas após a vasodilatação promovida pelo exercício, pode facilitar a entrada dos compostos químicos do produto na pele e gerar sensibilização em pessoas predispostas. Os mesmos valem para os desodorantes e antitranspirantes. Ele pode ser utilizado com o cuidado, mas caso provoque algum tipo de ardência, prurido, vermelhidão, sinais característicos de sensibilização, remova o produto com água e sabonete neutro imediatamente e procure um dermatologista.