Como investir para fazer uma viagem ao exterior no prazo de um ano?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Como garantir um bom investimento em renda fixa? Victor Carvalho

Olá Victor. Os produtos de renda fixa têm, dentre outras características, a de garantir uma maior segurança nos investimentos, reduzindo o risco o que consequentemente impacta na rentabilidade. Mas é possível encontrar bons produtos, alinhando segurança e desempenho. Para isso é preciso fazer uma boa pesquisa em diversas instituições financeiras, bancárias e não bancárias, para que encontre o produto mais adequado ao seu projeto. É comum surgir ofertas de CDBs e Letras de Crédito de bancos menores com boa rentabilidade. É aí que surge a oportunidade de ter um produto de renda fixa com rendimento mais atrativo, superando o CDI. Fique atento às taxas de administração e à rentabilidade para não ter um custo de contratação alto e reduzir seus ganhos.

Como posso escolher um bom plano de previdência? Gabriela Vieira

Olá Gabriela.  Para escolher um bom fundo de previdência é preciso saber qual o seu perfil de contribuinte de imposto de renda, valor mensal a ser investido e o prazo que vai resgatar o investimento. Escolha um fundo PGBL se for aproveitar os aportes para deduzir do imposto de renda, limitado aos aportes equivalentes a 12% da sua renda bruta anual. Caso faça a declaração pelo método simplificado, não é interessante essa escolha, opte pelo VGBL. Outro item importante é a forma de tributação. Escolha a regressiva, que vai chegar a uma alíquota mínima de 10% para imposto de renda no longo prazo. E por último e não menos importante, defina por um plano que não tenha taxa de carregamento e ofereça uma rentabilidade acima do CDI, ao menos 120%. Produtos com rentabilidade inferior a isso não são coerentes com o prazo do investimento que irá fazer.

Quero usar o 13º para zerar as dívidas. Qual a melhor maneira de negociar a redução de juros, principalmente os do cartão de crédito? Anônimo

Olá Anônimo. Usar o 13º salário, ou parte dele, para zerar dívida é uma decisão muito inteligente, considerando que o sacrifício de abrir mão desse bônus anual para consumo lhe trará um benefício para toda a vida. A melhor estratégia para obter um ganho na hora da negociação é indicar que fará o pagamento à vista, mas também informar o valor que tem disponível para quitar o débito. Comece sempre a negociação oferecendo o mínimo possível e insistindo na disponibilidade financeira que tem, mas não perca a coerência. Normalmente não conseguem êxito nas negociações as pessoas que fazem propostas diferentes a cada momento. Portanto, estude o valor possível para o pagamento e faça a proposta com total coerência, variando muito pouco o valor oferecido, o que dará credibilidade na negociação e aumentará a possibilidade de êxito.

Como investir para viajar para o exterior? Estou planejando a minha viagem para daqui a um ano. Julia Luz

Olá Júlia. Considerando que sua viagem será daqui a 12 meses, e entendendo que já tenha feito o planejamento de quanto a viagem irá custar associado ao valor mensal necessário para acumular o montante da viagem, faça o investimento desse valor em um produto de renda fixa - isso vai garantir a segurança do seu investimento -, que tenha liquidez não superior a D+3, para que possa resgatar o recurso rapidamente no momento da viagem, e que ofereça uma rentabilidade a partir de 100% do CDI. É possível encontrar investimentos nas diversas instituições financeiras com essas características, a exemplo dos Fundos de Investimento, CDBs e Letras de Crédito. Mas fique atenta ao prazo do investimento para não perder liquidez nem rentabilidade na hora de resgatar.

Mande suas dúvidas sobre finanças pessoais para e-mail [email protected]