Como obter redução no saldo devedor do imóvel, devo pagar as últimas parcelas?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 5 de novembro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quero quitar uma parte do financiamento do imóvel. Qual seria a melhor opção para obter uma redução maior no saldo devedor? Ouvi dizer que optar pelo pagamento das últimas parcelas é melhor por que elimina um percentual de juros maior. Rodrigo Araújo

Olá Rodrigo. O financiamento habitacional, por ser de longo prazo, acaba absorvendo um volume de juros muito grande, por isso que nos primeiros anos a amortização não é grande vantagem, justamente porque o valor amortizado de juros é muito pouco. Se tem uma reserva e pretende usá-la para reduzir a dívida, a melhor alternativa é reduzir a quantidade de parcelas. Apresente o valor que deseja amortizar, e opte por reduzir o saldo devedor encurtando o prazo do financiamento. Isso vai reduzir bastante a quantidade de parcelas, justamente porque a amortização é feita retroagindo as parcelas a partir da última, por isso se torna mais interessante do que pedir para reduzir o valor da parcela.

Sou autônomo e por isso quero traçar um plano para minha aposentadoria. O que você recomenda, Edísio? Eduardo Oliveira

Olá Eduardo. A melhor forma de criar um bom plano de aposentadoria é analisar o quanto é possível reservar por mês para este projeto. Feito isso, busque produtos financeiros que estejam compatíveis com o valor que terá disponível. Pode ser a tradicional Previdência Privada ou um Fundo de Investimento de Longo Prazo, desde que o retorno oferecido seja compatível com o mercado. Uma outra recomendação é que tenha um cadastro como contribuinte da Previdência Oficial, não para fins de renda, seus investimentos renderão mais, mas para que faça parte do sistema que oferece outros benefícios, como auxilio doença, por exemplo.

Quero investir R$ 200 todo mês. Onde é melhor aplicar este dinheiro? Isabela Catarina

Olá Isabela. Existem vários produtos de investimento no mercado, e quanto maior for o prazo e o volume de recurso, mais elevado será o retorno oferecido. Começando a construir seu patrimônio com aportes mensais de R$ 200,00, é possível aplicar no Tesouro Direto, numa Previdência Privada ou em Fundos de Investimento. Observe com cuidado porque cada produto possui suas especificidades em relação a taxas de administração e retorno oferecido. É importante pesquisar em diversas instituições para encontrar o melhor produto e com uma condição justa. É natural encontrar produtos com uma rentabilidade baixa, isso acontece por causa do valor, mas não é para se desesperar. À medida em que for aumentando seu patrimônio, você vai migrando para produtos mais rentáveis.

Negociei uma dívida com o cartão de crédito, mas ainda assim os juros estão muito altos. Como posso solicitar uma revisão e redução destes juros? Anonimo

Olá Anônimo. Os juros do rotativo do cartão de crédito, são os maiores do mercado, ultrapassando a marca dos 500% ao ano, transformando qualquer pequena dívida em valores impagáveis. Os juros da negociação são um pouco menores, mas ainda assim, muito elevados, tornando a condição de quitação cada vez mais difícil. Após a efetivação do acordo o que resta é o pagamento das parcelas definidas no termo. Contudo, há a possibilidade de pedir uma revisão do cálculo, mas terá que fazer isso por meios judiciais. O momento de tentar uma redução dos juros de forma administrativa foi no período da negociação, após isso, terá que usar a Justiça para tentar fazer valer o seu pleito.