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Da Redação
Publicado em 18 de junho de 2018 às 14:00
- Atualizado há um ano
A atenção é algo fundamental para qualquer realização, seja na vida pessoal, profissional ou na empresa. Para atingir uma meta, para ampliar a percepção, para ter clareza e tomar a melhor decisão, para ser criativo, para se relacionar melhor, para ter alta performance ou para concretizar qualquer outra coisa é necessário ter e manter atenção naquilo que importa.
Por outro lado, pesquisas mostram que em boa parte do nosso tempo estamos agindo sem prestar atenção. Para reverter essa realidade, é preciso desenvolver mindfulness. Mindfulness pode ser traduzido como um estado de atenção plena, com intenção, momento a momento, sem julgamento, e de uma forma aberta e curiosa. É estar no presente, sem se perder nos pensamentos, no passado ou futuro.
Como abordo em detalhes no livro Mindfulness Para Uma Vida Melhor, o mindfulness amplia a nossa percepção da realidade, do que é importante e do que realmente devemos fazer. Assim, decidimos e executamos melhor. A neurociência e milhares de pesquisas científicas recentes mostram os benefícios objetivos de mindfulness para aumentar a atenção, concentração e foco na empresa.
A palavra mindfulness também é usada para descrever diversos tipos de técnicas que desenvolvem atenção. Explicando de uma maneira muito simplificada, estas técnicas estimulam o córtex pré frontal (que é a parte da frente do nosso cérebro) e nos permitem não nos perdermos nos pensamentos que ativam a nossa amigdala cerebral, que faz parte do sistema límbico e controla as nossas emoções, gerando reações negativas aos desafios que enfrentamos.
Como pode ser percebido, por trás desta descoberta do mindfulness e da sua grande valorização está a ciência (neurociência), mostrando alterações físicas no cérebro de quem faz práticas específicas.
Na empresa é fácil perceber a sua importância, pois foco é fundamental. O estudo de estratégias vencedoras mostra a importância de se concentrar verdadeiramente nos principais objetivos, nos principais mercados, nos principais produtos, priorizando o que é mais importante. Os estudos também mostram a importância de se estar aberto ao novo, bem como o fundamental papel da inovação para o sucesso, hoje mais do que nunca. Esses pontos apenas já justificariam todo e qualquer investimento em atenção e foco, mas existem vários outros benefícios que as práticas trazem como aumento da criatividade, produtividade, liderança positiva, relacionamentos harmoniosos, ética, vendas, aceitação de mudanças, bem-estar e satisfação com o trabalho. Não é por acaso que centenas de grandes instituições e empresas, como Harvard, Stanford, Google, Facebook, Aetna, Intel e outras tantas, no Brasil e no exterior, já trabalham com mindfulness.
Um exemplo bem claro da sua utilização é no engajamento. Toda empresa quer que seus funcionários tenham engajamento, pois ele é um dos pilares da alta performance. Mindfulness é um alimento natural da autorresponsabilidade – que elimina a vitimização e evita que culpemos o outro e/ou a empresa por não nos engajarmos – e do senso de propósito, que são elementos básicos para que nosso trabalho tenha um sentido maior, além da mera sobrevivência, o que vai abastecer a força de vontade. Esses componentes impactam no engajamento e na retenção de talentos/pessoas que fazem a diferença nas empresas.
De forma objetiva, a prática de mindfulness contribui para sermos nós mesmos, para agirmos de forma autêntica, inclusive dentro da empresa. E este funcionamento autêntico gera diretas e positivas consequências no engajamento no trabalho. Este foi o achado de um estudo que concluiu que o funcionamento autêntico, que gera maior engajamento no trabalho, é aumentado por treinamento em mindfulness dentro de empresas.
Por tudo isso é que digo que desenvolver mindfulness é o mesmo que desenvolver uma metacompetência, pois ela dá suporte para o desenvolvimento de diversas outras competências fundamentais para termos um excelente desempenho na empresa e na nossa vida pessoal, tendo uma vida melhor. O entendimento sobre mindfulness é uma grande oportunidade para que se compreenda e se acredite em seu potencial, bem como para se eliminar preconceitos e ideias equivocadas, como sobre a incapacidade que muitos acreditam ter em aquietar e concentrar a mente.
Entretanto, este entendimento apenas abre as portas. É preciso exercitar constantemente o seu cérebro para colher os benefícios desta prática tão poderosa. Seja bem-vindo ao mundo de mindfulness!
Eduardo Farah é consultor em gestão, relacionamento e desenvolvimento humano, com abordagens inovadoras, e autor do livro Mindfulness Para Uma Vida Melhor (Sextante).