Companheira de Mãe Stella será processada por membros do terreiro

A psicóloga Graziela Domini está sendo acusada de dilapidar o patrimônio da instituição

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 21:59

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr.

A psicóloga Graziela Domini, companheira de Mãe Stella de Oxóssi, comandante do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, está sendo acusada pelos integrantes da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá de dilapidar o patrimônio do terreiro. O advogado da instituição, o criminalista Sérgio Habib, vai ingressar na Justiça com processo criminal contra ela por conta da suposta venda de um ônibus, no valor de R$ 600 mil, em que funcionava um projeto de divulgação de livros para combater a intolerância religiosa, ilustrações do pintor Carybé, entre outros bens.

Os membros do terreiro acusam Domini anida de controlar Mãe Stella, alegando manter união estável com ela e exercendo uma influência nociva ao culto religioso guiado pela ialorixá. Em entrevista ao site Bahia Notícias, Habib declarou que “tudo tem que ser feito com muita cautela e prudência, sempre preservando a pessoa de Mãe Stella pela sua importância para a cultura afrobrasileira e por toda a sua história de luta em favor das tradições do candomblé, de tal maneira que nada lhe possa atingir ou ofender”.

Ainda conforme o advogado, Domini não mostra disponibilidade em discutir a situação com a Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá. “Tentaram em um primeiro momento essa conciliação, ela não quer esse tipo de entendimento. Tanto que se ausentou da cidade, levou Mãe Stella para o interior”, disse. 

Ele explicou que as medidas criminais serão adotadas no Ministério Público Federal e também na Justiça comum estadual.