Complexo TCA ganhará 59 novas câmeras; contrato é de R$ 183 mil anuais

Equipamentos serão instalados nas áreas internas e externas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 19:27

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Evandro Veiga/Arquivo CORREIO

O Complexo do Teatro Castro Alves (TCA) ganhará 59 novas câmeras para a segurança da Sala Principal, da Concha Acústica e da Sala do Coro. O sistema de segurança custará R$ 183 mil anuais e foi contratado através de licitação. A homologação da licitação foi realizada nesta quarta-feira (31) pela Fundação Cultural do Estado (Funceb) e divulgada no Diário Oficial (DOE).

De acordo com a assessoria do TCA, a contratação foi realizada para a renovação dos equipamentos, atualização do maquinário e substituição de peças avariadas com o tempo de uso. "Trata-se de um ato de rotina para que as ferramentas de segurança estejam plenamente em funcionamento e devidamente mantidas durante os próximos 365 dias", explicou a assessoria, em nota enviada ao CORREIO. 

A licitação anterior a essa contratou 98 câmeras. Não há o número de quantas estão em funcionamento. "Existem as avarias naturais de uso. A licitação vem justamente garantir as substituições e a modernização dos equipamentos, com melhor resolução de imagem e mais rotatividade", continua o TCA no comunicado.

Aroldo Régis, sócio-administrador da Safe Segurança Eletrônica, empresa ganhadora da licitação, explicou que as câmeras serão instaladas na parte interna e externa do complexo. A empresa baiana foi contratada para fazer um esquema de circuito fechado de televisão com a segurança eletrônica de câmeras. 

Além das câmeras, o Complexo TCA ganhará outros equipamentos necessários para a realização da segurança. A empresa deverá fornecer, instalar, gerenciar e dar manutenção. O sistema será implantado de acordo com a definição da direção do TCA.“É a primeira vez que trabalhamos com teatro, mas temos 15 anos de mercado e trabalhamos para empresas e indústrias. Somos responsáveis desde 2012, por exemplo, de todas as câmeras do Circuito Barra-Ondina (de Carnaval) e do Dodô para a SSP (Secretaria da Segurança Pública)”, contou Régis, que disse ter expectativa de que a empresa comece a atuar no local ainda neste ano.O texto da licitação justifica a contratação com a necessidade de segurança do ambiente, que possui um “grande fluxo de pessoas”.

“Preocupado com a segurança de serventuários, públicos e visitantes que transitam diariamente ou esporadicamente nas edificações do TCA e, seguindo uma tendência mundial, cujo padrão internacional de segurança exige cada vez mais o controle daqueles que freqüentam ambientes públicos, vem implementar este projeto no âmbito deste Teatro”, detalha o edital.