Comunidade em Mussurunga tem 181 casas reformadas por programa

Localidade de Vila Verde vai ganhar ainda posto de saúde, creche e praça

  • Foto do(a) author(a) Carol Aquino
  • Carol Aquino

Publicado em 12 de abril de 2018 às 21:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Betto Jr/CORREIO

Dona Marlene Brito, 64 anos, mora em uma casa de poucos cômodos na comunidade de Vila Verde, bairro de Mussurunga, em Salvador. Há 20 anos residindo no imóvel que ganhou de presente do filho, ela convivia com ratos e baratas na casa sem reboco.

Tudo começou a mudar no fim do ano passado, quando ela soube que sua casa seria contemplada pelo programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. “Tô muito feliz. Isso aqui foi uma bênção de Deus. Agora não tem mais inseto”, comemora a idosa.

Além do reboco da área interna e externa, ela ganhou a pintura total da casa onde ela vive com quatro filhos. Ambulante e única pessoa a trabalhar em casa, Marlene se vira como pode para alimentar a família. Quando o dinheiro não dá, ela cata restos de comida na feira. Imagine juntar dinheiro para fazer reforma.

Segundo a prefeitura, é para pessoas como Marlene que o Morar Melhor foi pensado. O programa que reformou 181 casas na Vila Verde e mais de 14 mil por toda a capital faz reformas de até R$ 5 mil em bairros onde há maior concentração de casas sem revestimento, pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza e maior densidade populacional, entre outros critérios.

“A gente sabe que muitas famílias não têm condições de economizar para fazer uma reforma. Quantas me param na rua me pedindo ajuda para conseguir um bloco, uma telha?”, contou o prefeito ACM Neto, explicando algumas das razões pelas quais decidiu implantar o programa. “O que me deixa mais feliz é que a gente sabe que está realizando um sonho”, comenta o gestor. 

Bolsa Família Outra família que não tem condições de juntar dinheiro para melhorar as condições da casa é a da cozinheira Lívia dos Santos, 33. Desde que engravidou da filha mais nova, a pequena Aruna, 9 meses, ela está desempregada. “Eu vivo [com o dinheiro] do Bolsa Família”, disse a mulher, que mora na casa com quatro filhos. 

O imóvel foi cedido pelo irmão dela, Jurandir dos Santos, 40, que comprou a casa há mais de duas décadas, mas como foi morar em outra residência na mesma comunidade, emprestou o lugar para a irmã morar três anos atrás. Jurandir com Aruna (bebê), Livia e Ana Luiza (Foto: Betto Jr/CORREIO) “A porta estava aqui em tempo de cair. Não tinha mais tranca, a fechadura estava quebrada, tava escorada por um pedaço de madeira. Não tinha segurança alguma. Eu vivia com medo de alguém entrar”, contou a mulher ao CORREIO. Além de porta nova, ela ganhou reboco das áreas interna e externa, pintura e uma pia para o banheiro.

“Isso aqui melhorou muito, foi uma verdadeira bênção”, disse Jurandir sobre a reforma. “Fiquei bastante emocionada quando soube que minha casa seria reformada. E ficou tudo muito bonito, bem melhor”, contou, orgulhosa, a cozinheira e chefe de família.  Prefeito ACM Neto fixa plaquinha de programa em imóvel reformado (Foto: Betto Jr./CORREIO) Mais ações Em breve, a comunidade de Vila Verde vai ganhar ainda mais contribuições para a melhoria da qualidade de vida de seus moradores. Está em construção uma Unidade de Saúde da Família (USF) e em fase de projeto a implantação de uma creche-escola em tempo integral. 

Nesta quinta-feira (12), Neto ainda anunciou ter autorizado a construção de uma praça para a comunidade, com direito a equipamentos infantis e de ginástica, mesa de botão e de pingue pongue, além de iluminação de LED e paisagismo. 

Reformas  Só neste ano, as obras da segunda etapa do Morar Melhor foram autorizadas em nove bairros, beneficiando centenas de famílias em Alto de Coutos, Castelo Branco, Ribeira, Sete de Abril, Boa Vista de São Caetano, Cosme de Farias, Fazenda Coutos III, Arenoso e Itinga.

Desde sua implantação em 2015, o Morar Melhor já reformou, através da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), cerca de 14 mil residências em mais de 50 bairros. São serviços de pintura e reboco, troca de esquadrias, substituição de vasos sanitários e pias, recuperação ou troca de telhado, realizados com a escolha do morador, em parceria com a equipe técnica da Prefeitura. 

Através do Programa Minha Casa Minha Vida, já foram entregues 12.169 unidades habitacionais e, pelo Casa Legal, 33.744 títulos de posse de terra foram entregues na capital baiana.