Comunidade espanhola de Salvador lamenta atentado em Barcelona

Bandeiras na sede do Consulado Geral, na Barra, e em centros culturais espanhóis na cidade foram hasteadas a meio mastro em sinal de luto e solidariedade

  • Foto do(a) author(a) Andreia Santana
  • Andreia Santana

Publicado em 17 de agosto de 2017 às 20:15

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

Representantes da comunidade espanhola em Salvador lamentaram, nesta quinta, 17, o atentado terrorista na região turística de Las Ramblas, em Barcelona. O Consulado Geral da Espanha, o Clube Espanhol, o Instituto Cervantes, a Associação Cultural Hispano-Galega Caballeros de Santiago e demais centros espanhóis na cidade; além do hotel Grand Palladium, em Praia do Forte (Mata de São João), hastearam a bandeira do país a meio mastro, em sinal de luto e solidariedade pelos mortos e feridos no atentado.

Segundo informações dadas pelo cônsul geral da Espanha em Salvador, Gonzalo Fournier, dez mil espanhóis vivem na Bahia, sendo essa a maior comunidade estrangeira do estado. Em todo Brasil, de acordo com dados da embaixada, em Brasília, vivem cerca de 140 mil espanhóis. O Brasil tem cinco consulados gerais. Além de Salvador, que cuida de toda região Nordeste, e da capital federal, há consulados em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

O adido de imprensa da embaixada em Brasília, Javier Molina, informou que as bandeiras foram colocadas à meia-haste em todos os consulados gerais e institutos Cervantes do país. A embaixada emitiu uma nota em que explica que a medida foi adotada “como testemunho da solidariedade às vítimas e familiares, demonstrando a repulsa e a reprovação ao atentado terrorista ocorrido em Barcelona”. 

Ainda de acordo com Molina, nesta sexta, 18, a embaixada em Brasília estará em luto e os funcionários, em memória e respeito às vítimas, farão um minuto de silêncio antes do começo dos trabalhos. Além disso, a embaixada no Brasil ficará responsável por replicar as declarações oficiais do governo e da Casa Real espanhóis.

Na noite desta quinta, o governo espanhol decretou três dias de luto nacional pelas vítimas do atentado. Segundo o cônsul geral Gonzalo Fournier, as comunidades espanholas em Salvador e em todo o nordeste do Brasil terão atividades culturais e celebrações suspensas até o final da vigência do luto. Ainda segundo o cônsul, às 12h desta sexta, o Consulado Geral fará um minuto de silêncio em sinal de dor e respeito às vítimas de Barcelona.

Solidariedade galega Instituto Cervantes de Salvador também hasteou bandeira a meio-mastro em sinal de pesar pelo atentado (Foto: Divulgação) A maioria dos espanhóis e seus descentes que moram em Salvador são oriundos da região da Galícia, enquanto o atentado ocorreu na região da Catalunha. A diferença geográfica e cultural, no entanto, não impede as manifestações de solidariedade e pesar. 

Para o presidente do Clube Espanhol, Marcos Cal, o atentado em Barcelona é uma ocorrência lamentável, principalmente por atingir uma área turística e alegre. 

“Ficamos muito tristes. A Espanha é um país que estava muito bem preparado para o turismo, um dos poucos da Europa onde nos últimos anos não havia foco de atentados. Barcelona é uma cidade universal e a preocupação tanto de quem está na Espanha quanto quem está aqui é que não ocorram problemas em outras regiões”, disse o presidente do Clube Espanhol, para quem Barcelona é o que se pode chamar de “cidade universal”. 

O Diretor do Instituto Cervantes em Salvador, Alberto Gascon concorda com o apelo de Barcelona no imaginário dos brasileiros, que segundo ele, sentem uma “atração especial pela cidade”. Gascon se declarou chocado com o atentado em Las Ramblas, que além de atração turística, também é considerada “o centro da vida da Catalunha”.

“Um ataque assim, gratuito, indiscriminado, não deveria acontecer em nenhum lugar do mundo. Para os espanhóis que vivem em Salvador, é um sofrimento estarmos longe em uma hora dessas, embora atualmente, com as redes sociais, todos estejamos conectados com o que está ocorrendo no país”, acrescentou Gascon.