Comunidades participam de simulados promovidos pela Codesal

Iniciativa é da Defesa Civil visando prevenção

  • D
  • Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2018 às 21:31

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Os moradores das comunidades de Vila Picasso (Capelinha de São Caetano) e Voluntários da Pátria (Lobato) participaram simultaneamente de simulados de evacuação promovidos pela Defesa Civil (Codesal), neste sábado, 24. Ao longo do ano já foram promovidos nove simulados.

A ação teve início às 9h com a mobilização promovida pelas equipes da Codesal, que circularam em rotas específicas das comunidades, suscetíveis a desastres naturais, convocando os moradores a saírem de suas casas e seguirem até o ponto escolhido para acolhimento na localidade.

"Essa ação é o desdobramento de um trabalho que a Codesal já vem realizando voltado à prevenção. Nosso objetivo com o simulado é mostrar à população como se comportar num episódio de risco, seja de alagamento ou deslizamento de terra”, afirmou o diretor geral da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo.

Antes de realizar os simulados, a Codesal capacita voluntários nas comunidades, formando Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Promovidos por meio da Subcoordenadoria de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, os Nupdecs são voltados à prevenção e de riscos.