Concurso ainda vale a pena

por: Lucy Barreto

Publicado em 21 de agosto de 2017 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

 O anúncio de corte de gastos do governo federal para tentar cobrir o rombo nas contas públicas inclui várias medidas que atingem diretamente os servidores, como a limitação do salário inicial, a eliminação de funções e a não ampliação do quadro. Além disso, a suspensão de novos concursos já vem ocorrendo desde 2015 como medida de economia. Diante desse quadro, tem muito concurseiro se perguntando se ainda vale a pena investir na carreira pública. 

Várias oportunidades Entretanto, vale lembrar que há oportunidades à espera de quem está se preparando. Somente este ano, o Ministério do Planejamento autorizou a abertura de 2.089 vagas. Dessas, 1.374 já tiveram as nomeações realizadas. Ainda restam 715 vagas de três concursos autorizados e ainda sem editais divulgados. E há ainda mais. Isso porque aí não estão computadas as 100 vagas autorizadas em julho para a AGU, nem o concurso autorizado dos Correios. Some-se a isso outras 357 de seleções feitas em 2016 cujos aprovados ainda não foram nomeados. Ao todo, são mais de 800 vagas abertas.

Possibilidades Outro motivo para não temer a falta de concursos é que existem órgãos que não dependem de autorização do Planejamento para fazer seleção, tais como universidades federais, bancos públicos, os poderes Legislativo e Judiciário e alguns cargos federais como advogado da União, diplomata, defensor público e policial federal.