Concurso da Câmara vai ser homologado até o final de agosto

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 17 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O concurso da Câmara Municipal de Salvador deve ser homologado entre os dias 15 e 30 de agosto. Realizado em fevereiro passado, o processo seletivo contou com  47,5 mil candidatos inscritos para as 60 vagas disponíveis, além de 100 postos para o cadastro reserva. Para que a homologação seja feita, todos os cerca de 2 mil candidatos que se autodeclararam negros deverão ser avaliados por uma comissão de verificação. “Estamos fazendo passo a  passo, com o acompanhamento do próprio Ministério Público estadual (MP)”, contou o presidente da Casa, Leo Prates (DEM). Segundo ele, os primeiros  aprovados devem ser convocados em dezembro. 

Cotas O processo de verificação é acompanhado pela promotora Lívia Santana, coordenadora do  Grupo de Atuação Especial de Proteção dos Direitos Humanos e Combate à Discriminação do MP. O procedimento é considerado fundamental para garantir o cumprimento efetivo das cotas raciais. 

Em ascensão Começou a ganhar corpo a indicação da vereadora Edylene Ferreira (PV) para integrar a chapa majoritária de Zé Ronaldo (DEM) ao governo do estado. Presidente licenciada da  União dos Vereadores da Bahia (UVB), Edylene é apontada por líderes da oposição como principal alternativa para a vice do democrata entre os nomes femininos cogitados. O trunfo dela é a visibilidade conquistada no interior após a atuação na UVB. O PV deve se reunir ainda nesta semana para bater o martelo em torno das indicações do partido para a chapa. Além de Edylene, nomes masculinos também deve estar na lista. 

Diálogo Já a presença do deputado federal Irmão Lázaro (PSC) na chapa de Zé Ronaldo em uma das vagas ao Senado segue indefinida. O partido decidiu aguardar uma posição oficial do democrata, mas vai manter o ‘flerte’ com MDB e PRTB. “O mais coerente para nós é a chapa de Zé Ronaldo. Tivemos uma conversa recente muito boa”, disse o deputado estadual Heber Santana, presidente estadual da legenda. O impasse continua  sendo a resistência do deputado federal Jutahy Junior (PSDB) à presença de Lázaro na  chapa. 

Força-tarefa O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai redobrar os esforços para barrar a candidatura  dos políticos fichas-sujas nas eleições de outubro próximo. Para isso, terá à disposição a lista de políticos com contas rejeitadas e a vigilância feita pelos próprios candidatos. “Eles próprios trazem situações indesejadas (sobre os rivais)”, diz o presidente do TRE, José Rotandano.