Concurso literário premia estudantes de escolas públicas da Bahia

entretenimento
02.03.2021, 19:27:39
Atualizado: 02.03.2021, 19:34:20

Concurso literário premia estudantes de escolas públicas da Bahia

Com inscrições abertas até 20/3, premiação acontece dentro da Festa Literária Internacional VivaLivro, realizada de 24 a 27/3

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

Em tempos de pandemia,  o livro firmou-se como um dos instrumentos mais eficazes de afeto e, consequentemente, como espaço para reflexão sobre o mundo, o outro e o diverso. Neste momento de questionamentos, será realizado o Concurso  Literário ‘Quem eu sou no mundo’, como parte da Festa Literária Internacional VivaLivro - Literatura como Acolhimento, organizada pela editora baiana Solisluna, em parceria com o Instituto Emília, de São Paulo. 

O Prêmio Literário 'Quem eu sou no mundo' é destinado a estudantes da rede  pública (municipal e estadual) da Bahia, com idade entre 14 e 18 anos. A inscrição é gratuita e pode ser realizada no site www.festavivalivro.org/concurso-literario, até o dia 20 de março. Cada estudante poderá concorrer com até 5 textos de sua autoria, que deverão ser inéditos (não publicados em livros ou revistas). 

O trabalho pode ser escrito em formato de conto, crônica ou poesia, e será submetido a uma comissão julgadora formada por editores, escritores e especialistas em literatura juvenil. As obras selecionadas serão publicadas em formato digital (e-book) e estarão disponíveis para download. Cinco estudantes serão contemplados. Cada um receberá R$ 500,00, um voucher para acesso ao e-book e 10 exemplares impressos do livro. 

"Quem eu sou nos remete a pensar no outro, qual é a minha identidade em relação à comunidade onde estou e no mundo em que vivo. Por isso, escolhemos este tema para o concurso e focamos em jovens, a idade das dúvidas e também das descobertas, dentro e fora de si mesmos", explica Valéria Pergentino, sócia-fundadora da Solisluna e idealizadora da Festa Literária VivaLivro. 

A Festa Literária VivaLivro será online, gratuita, e ocorrerá de 24 a 27 de março, no canal do YouTube da Festa VivaLivro. Durante quatro dias serão realizadas mesas, oficinas, contação de histórias e feira de livros com lançamentos exclusivos. Entre os convidados, nomes nacionais e internacionais, como os baianos Goya Lopes, Maria Isabel Gonçalves, José Eduardo Ferreira Santos; o pensador, escritor e líder indígena Ailton Krenak (MG); a escritora peruana Issa Watanabe; o político e economista equatoriano Alberto Acosta; o escritor e ilustrador argentino Gusti; e o escritor ganês Ousman Umar, um dos nomes mais representativos da atual literatura africana. 


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas