Concurso Polícia Civil: Confira últimas dicas para se dar bem na prova

Concurso ocorre domingo (22); ao todo são mil vagas oferecidas sendo 880 para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães

Publicado em 16 de abril de 2018 às 07:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Acervo Pessoal

A enfermeira Indyra Niella Souza de Jesus, de 27 anos, está há um ano se preparando para o concurso da Polícia Civil da Bahia, cujas primeiras provas (objetivas e discursivas) serão realizadas no domingo (22/4). 

“A expectativa é muito grande, porque o edital é extenso”. Ela está de olho em uma vaga de investigadora e para isso vai enfrentar uma concorrência geral de 48 candidatos por vaga - são mil ofertadas para mais de 48 mil inscritos - além de uma maratona de sete etapas.  

Quem passar nas provas de domingo seguirá para exames biomédicos, teste físico, exame psicotécnico, prova de títulos (única etapa classificatória) e investigação social e de conduta pessoal.  Confira as dicas para a última semana de preparação, e faça o simulado porposto pelo CORREIO. 

Dicas finais:Banca: A organizadora do concurso é a paulista Vunesp, que propõe provas com foco maior nos conteúdos básicos.  Português:  A característica da banca é trabalhar com interpretação de textos e charges e tópicos linguísticos envolvendo concordância, ortografia, pontuação, regência e emprego de conjunção.  Informática:  A Vunesp privilegia questões sobre Windows e pacote MS-Office, com destaque para a parte visual.  Na área policial, pergunta sobre redes de computadores e de segurança da informação. Direito: As provas da Vunesp são ‘legalistas’, segundo professores. É comum a  cobrança  em cima da letra da lei, com algumas decisões do Supremo Tribunal Federal, casos práticos e situações hipotéticas.  Candidatos:  Especialsitas ouvidos pelo CORREIO indicam que a concorrência é formada por pessoas com nível superior em profissões com carência de mercado buscando estabilidade.  Estudos: Reserve algumas horas do dia para revisar o conteúdo estudado, principalmente com a resolução de questões cobrads em  provas de certames anteriores.  Descanso: Durma e acorde cedo. Assista filmes, leia romances. Vá à praia e ao cinema. Atividades de lazer ajudam a controlar o stress. Evite bebidas para não debilitar corpo e mente.  Local da prova:  Visite com antecedência  para se ambientar e saber o tempo total de deslocamento e evitar atrasos no dia do exame.   Na hora da prova: Comece a responder pelas questões de assuntos que você tem mais conhecimento e segurança. Tempo: Administre para consiguir responder as provas objetiva e discursiva. Alimentação: Tanto na véspera quanto no dia da prova se alimente de maneira leve e saudável. Leve água e barras de cereal para a prova.