Condomínio já pode vender dívida de inadimplente e resolver problemas

Por Flávio Oliveira

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  • Da Redação

Publicado em 24 de julho de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

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As dores de cabeça causadas pela inadimplência – que tem subido em diversos condomínios – podem estar com os dias contados. De olho no potencial do mercado local, a CreditCon acaba de abrir um escritório em Salvador.  A empresa é especializada na compra de dívidas abertas por condôminos com as administrações dos edfícios. São duas as possibilidades, a compra do passivo com pagamento à vista e a compra garantida, que propõe a antecipação do recebível total das cotas do condomínio por períodos renováveis de seis meses. Em qualquer das opções, o negócio só é fechado após a devida análise de documentação. Ao vender a dívida, o condomínio também se livra dos custos do acompanhamento do processo de cobrança, nos âmbitos administrativo e judicial. Em troca, cede a CrediTCon os direitos de cobrança da dívida do condômino. O lucro da empresa vem justamente da aplicação de juros e correção monetária dos débitos adquiridos. E o risco é reduzido pela possibilidade de obrigar o condômino devedor a vender alguns de seus bens. Segundo dados da Serasa Experian, em 2016 cerca de 27% dos condôminos tiveram problemas com a taxa de condomínio e a expectativa é que em 2018 o índice de inadimplência chegue a 32%. Levantamento feito pela CreditCon mostra que no último mês de junho, o Tribunal de Justiça da Bahia registrou 1.326 ações de cobrança de taxa de condomínio em Salvador, redução de 5,7% em relação a maio, mas aumento de 57,5% na comparação com junho do ano passado.   “A inadimplência tem um grande impacto no condomínio e muitos moradores pagam por aqueles que não estão em dia com suas obrigações. Tudo isso gera um desequilíbrio no orçamento do condomínio, rateios extras, aumento na taxa condominial, além de outras custas. Quando assumimos a dívida dos condôminos, também assumimos a burocracia jurídica e a responsabilidade da cobrança”, José Miranda, diretor da CreditCon. Inhambupe

 A  obra de Ponta de Inhambupe, o primeiro complexo turístico e imobiliário do Destino Baixio, na Linha Verde, segue em ritmo acelerado, é o que garante a empresa Prima. A construção foi iniciada em março de 2017 e, ainda segundo a empresa, a primeira fase do empreendimento já se encontra em fase de finalização. O empreendimento ocupará uma área de 99,9 mil m², dos quais apenas 42% serão de área construída e 58% de vegetação natural. A previsão de entrega da 1ª fase do Ponta de Inhambupe está prevista para novembro do ano que vem e contempla apartamentos, casas, shopping e um hotel boutique. “Contamos hoje com 300 colaboradores trabalhando intensamente para garantir qualidade e prazo pactuados com os clientes”, afirma Luciano Carneiro, diretor de engenharia da Prima.

Papai de carro novo 

O Shopping Barra vai sortear dois carros zero km em sua campanha para o Dia dos Pais. Cada R$ 250 em compras feitas no emprendimento dará direito a um cupom para participar do sorteio de dois automóveis modelo Yaris, recém-lançado pela Toyota no Brasil.  “A expectativa é de aquecimento do segmento nessa data tão importante para o varejo. Estimamos um aumento de fluxo de clientes em torno de 5,5% e, de vendas, um incremento de 4,5%”, afirma a gerente de Marketing do centro de compras, Karina Brito. As notas das lojas participantes podem ser trocadas no período de 26 de julho a 13 de agosto e o sorteio será realizado em 14 de agosto. 

Casas Bahia amplia lojas na terra que lhe empresta o nome

As cidades de Valença, Santo Amaro, Senhor do Bonfim e Cruz das Almas vão receber, até outubro, operações da Casas Bahia, uma das maiores marcas do varejo brasileiro. As novas unidades vão gerar cerca de 50 vagas de empregos e funcionar no modelo smart (que é mais enxuto que uma loja tradicional), responsável por proporcionar uma maior integração entre os ambientes online e físico da loja. O modelo disponibiliza totens touchscreen que proporcionam acesso ao catálogo de produtos que não estão em exposição, facilitando a experiência de compra do consumidor, além da comercialização de produtos de cauda longa, casos de pneus e livros, que antes era exclusividade do e-commerce.  Deste modo, a marca segue seus planos de expansão no estado. Nos últimos meses foram abertas lojas em Dias D' Ávila e Paulo afonso. 

FIQUE POR DENTRO

Aeroporto - A Vinci Airports, concessionária do aeroporto de Salvador, vai apresentar o projeto de modernização do terminal ao trade turístico em evento da Câmara Empresarial do Turismo (CET) da Fecomércio-Ba, a partir das 8h30 de hoje, na sede da instituição, Casa do Comércio, Av. Tancredo Neves. 

QRPoint - A Startup baiana QRPOINT abriu escritório em São Paulo, onde também vai fazer parte do time de Startups da InovaBra Habitat do Bradesco, um dos maiores programas do Brasil que visa impulsionar o crescimento e a valorização de Startups de alto potencial transformador. Com uma plataforma de controle e gestão inteligente da jornada de trabalho, a startup é a primeira do estado a fazer parte do Habitat. Atualmente a ferramenta está presente em 250 empresas, o que soma mais de duas mil pessoas batendo o ponto, seja por aplicativo ou diretamente no software web, esta última uma solução única no Nordeste.

Ambev - A Cervejaria Ambev está realizando uma série de eventos em busca de novos parceiros comerciais, incluindo empresas de pequeno e médio de porte. As próximas edições estão programadas para os estados do Paraná, Sergipe, Bahia, Piauí e Ceará. As feiras têm como objetivo contribuir para os mercados locais e o desenvolvimento da economia nas regiões onde a empresa está presente, oferecendo oportunidades para todos os tipos de negócios. As oportunidades de parceria são para as áreas de Manutenção, Usinagem, Montagem, Facilities, Ferragens, Peças de Reposição, Ferramentas, Tubos, Válvulas e Vedações entre outras. O evento da Bahia está agendado para o mês de outubro. Interessados devem se cadastrar no site www.suprimentosambev.com.br. 

Laudromat - Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a rede de lavanderias Laundromat acaba de lançar um novo modelo loja self service, no qual o franqueador pode ter acesso às máquinas de lavar e passar pelo regime de comodato, para diminuir os custos de franquia (investimento inicial de R$ 55 mil, enquanto uma loja com equipamento próprio sai por, no mínimo, R$ 100 mil). Segundo a empresa, o novo modelo de operação pode ser aberto em locais seguros, como dentro de supermercados, estacionamentos, postos de gasolina e rodoviários. Este modelo é a aposta da marca para dar seguimento ao seu plano de expansão, que prevê a abertura de 10 novas operações no país até o final do ano, sendo cinco delas no Nordeste. Salvador está entre as cidades em que a marca busca parceiros. 

Flávio Oliveira é editor de economia e Negócios