Conexão relax: aplicativos que podem te ajudar a diminuir o estresse

Confira uma lista com oito apps para te ajudar a reduzir o cansaço da rotina

  • Foto do(a) author(a) Rafaela Fleur
  • Rafaela Fleur

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Shutterstock/Reprodução

Pare e reflita: você reserva algum tempo do seu dia exclusivamente para relaxar? Se a sua resposta for negativa, saiba que existem grandes chances de você estar mais estressado e mentalmente cansado que o normal.  

A boa notícia? Não precisa de muita coisa para mudar essa situação - basta ter um celular e alguns minutos. Existem dezenas de aplicativos cujo principal objetivo é te ajudar a relaxar. Siga o Bazar nas redes sociais e saiba das novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, decoração e pets: “Hoje somos muito incentivados a ser multitarefa e estar sempre fazendo algo. Não  valorizados, os momentos de pausa são essenciais para a saúde física e mental. Recebemos diariamente muitos estímulos e informações, e isso acelera ainda mais a nossa mente - que, muitas vezes, não se acalma nem no momento do sono”, explica a psicóloga Liana Peixoto.

De acordo com a profissional, transtornos como ansiedade, depressão e até crise de pânico podem decorrer desse estilo de vida corrido que, segundo ela, não é funcional. E o primeiro passo para melhorar é ter consciência de que o problema existe.

“Os principais sintomas são excesso de trabalho,  poucas horas de sono, má alimentação, cobrança excessiva de si e dos outros”, alerta Paulo Henrique Luz, que é instrutor de mindfulness (atenção ou consciência plena, em português). Para quem não conhece, é uma postura frente à vida, em que escolhemos vivenciar o momento presente tal como ele é.

Cadastre seu e-mail e receba novidades de gastronomia, turismo, moda, beleza, tecnologia, bem-estar, pets, decoração e as melhores coisas de Salvador e da Bahia:

Sobre os aplicativos, os especialistas indicam, porém, que existem ressalvas. A primeira é que o celular é justamente uma das maiores fontes de estresse da atualidade. Ou seja, é preciso dosar o uso da ferramenta. 

A segunda dica é ter regularidade e fazer desse momento de relaxamento um hábito diário. Por fim, é importante perceber quando os aplicativos não são mais suficientes para acalmar e procurar ajuda profissional.

O BAZAR selecionou os melhores apps. Confira!  Calm Tem meditações de até 20 minutos, efeitos sonoros da natureza e imagens relaxantes. No app, também é possível escolher meditações para finalidades específicas, como me- lhorar o sono ou ter mais energia, por exemplo. Disponível para Android e iOS. Zen Criado pela youtuber brasileira Juliana Goes, o Zen oferece reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxa- mento e meditações guiadas. É dividido em módulos e cada um tem um propósito diverso.  Disponível para Android e iOS. Relaxia   Se você é fã de barulhos relaxantes, vai amar esse app. Ele tem diversos sons da natureza, como mar, vento e chuva, por exemplo. A ferramenta conta com um timer, que desliga o som no horário programado. Disponível para Android e iOS. 5 minutos Desenvolvido pela ONG Mãos Sem Fronteiras, o objetivo do app é  fazer você parar e relaxar por cinco minutos. Para isso, ele conta  com um temporizador e lembretes.  O aplicativo está disponível gratuitamente para Android e iOS. Smiling Mind O aplicativo, desenvolvido por uma equipe de psicólogos, tem seis programas, que são divididos por faixa etária. Eles ainda indicam o tipo de meditação recomendada para cada idade. Disponível para Android e iOS. Headspace Criado por Andy Puddicombe, palestrante que roda o mundo falando sobre meditação, o objetivo do app é fazer você relaxar todos os dias, por 10 minutos. A ferramenta é dividida em níveis e apenas o primeiro, Take10, é gratuito. Se quiser continuar, há diversas opções de planos. Disponível para Android e iOS. Sattva Com temporizador, monitoramento de batimentos cardíacos, músicas relaxantes e até troféus - em caso de práticas contínuas -, o app é um dos mais completos. Ele também permite que você confira seu humor antes e depois das meditações. Disponível gratuitamente para Android e iOS. Medita! Gratuito, o app conta com 65 opções guiadas, que são divididas em temas: relaxando e meditando, mindfulness, orações e mantras, meditações essenciais. Têm também insights e reflexões, meditando com tradições espirituais, quem é você e me- ditações da lua cheia. Disponível para iOS.

*Com orientação da editora Paula Magalhães