Confiante que vai passar no Enem? Então veja como aproveitar a nota

Pontuação é aceita em cursos de graduação e até em universidades do exterior

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 1 de novembro de 2017 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação

A nota do Enem permite ingresso não só em cursos de graduação nas universidades públicas e particulares, mas também bolsas de estudo parciais ou integrais através do Programa Universidade para Todos (Prouni), além de vagas em cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e até graduação na Europa.

O Inep é conveniado com 27 instituições portuguesas, nas quais o aluno pode utilizar o desempenho no exame para ingressar num curso superior. O estudante Breno Seixas Vieira, 17 anos, já faz planos para estudar em Portugal. “Penso em fazer meu curso fora do país”, ele afirma. Veja a lista completa das insituições portuguesas e os requisitos das instituições no site http://portal.inep.gov.br/web/guest/enem/enem-em-portugal .

O candidato também tem chance de conseguir vaga no segundo semestre, através de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sistema pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas aos participantes do exame. “Utilizar novamente a nota do Enem no meio do ano é uma oportunidade incrível, porque a gente pode não ter conseguido a nota no primeiro semestre ou então só descobre o curso que quer no segundo, e não precisa esperar um ano inteiro para mudar”, diz a estudante Monica Alayde, 16 anos.