Confira a programação completa do Fuzuê e do Furdunço 2018

Festas de pré-Carnaval ocorrem no próximo fim de semana entre Ondina e Barra

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 21:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO
. por Foto: Evandro Veiga/CORREIO

Na Bahia, tudo que passa de três anos já é considerado tradição. Um bom exemplo disso são o Fuzuê e o Furdunço, festas que ocorrem no próximo final de semana antecipando o Carnaval, literalmente.

E a programação oficial dos dois eventos, que vão reunir 72 atrações dispostas a animar a multidão que tomará conta do circuito Orlando Tapajós, na orla da Ondina e Barra, foi divulgada nesta terça-feira (30).

A brincadeira começa às 16h de sábado (3), com o Fuzuê e suas 31 atrações. Elas prometem transportar os foliões aos Carnavais antigos, com fantasias, marchinhas, bandas de sopro, percussão e batucada. A programação mais leve deve reunir principalmente famílias, com desfile começando no antigo Clube Espanhol, em Ondina, e terminando no Farol da Barra, fazendo o caminho contrário do Carnaval no circuito Dodô.

A Banda da Guarda Municipal, o animador Tio Paulinho e a Oficina de Frevos e Dobrados dão início ao Carnaval de 2018, no sábado. De acordo com a Empresa Salvador Turismo (Saltur), o intervalo entre as atrações será de 10 minutos. Grupos folclóricos e bandas de fanfarra invadem a Barra na tarde de sábado, no Fuzuê (Foto: Arisson Marinho/Arquivo CORREIO) Já o Furdunço invade a avenida Oceânica no domingo (4), também a partir das 16h, sendo que tem repeteco da festa na quinta-feira de Carnaval, dia 8.

No primeiro dia de Furdunço, a festa também terá o circuito reverso na Barra: começando em Ondina e indo em direção ao Farol. Já na outra quinta, a folia se dará em todo o Circuito Dodô, partindo da Barra para a Ondina. Estão previstas as apresentações de Jau, Armandinho, Dodô & Osmar, Alavontê, Duas Medidas e BaianaSystem - esta fechando o domingo, como principal atração. BaianaSystem será principal atração do Furdunço, na Barra, no próximo domingo (Foto: Mário Zaniboni/Ag. Haack/Divulgação) “As festas Furdunço e Fuzuê permitem adiar a saída dos soteropolitanos da cidade para fugir do Carnaval e antecipa a chegada de turistas. As festas têm estimulado a participação das pessoas que gostam de uma folia com temperatura mais morna, possibilitando a participação de famílias e com uma pegada mais cultural”, explica o presidente da Saltur, Isaac Edington.

O presidente da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Claudio Tinoco, espera superar as expectativas em 2017 e afirma que a administração municipal está preparada para oferecer as atrações e melhorar a infraestrutura e serviços para os foliões. “No último final de semana, vimos uma amostra da animação que as pessoas levarão para as ruas no pré-Carnaval, com os Palhaços do Rio Vermelho e a festa na Barra. Isso é consequência do bom ano que tivermos em 2017 e das boas expectativas para 2018”, afirma.

Vistoria Os trios que cortarão o pré-Carnaval e os circuitos Dodô e Osmar já começaram a ser vistoriados pelo Departamento Estadual de Transito da Bahia (Detran-BA); Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura (Crea); Departamento de Polícia Técnica e Corpo de Bombeiros Militar. Foram 30 trios inspecionados por técnicos nesta segunda (29).

A vistoria inclui inspeção nos pneus e protetores de roda, na parte elétrica do veículo, nas dimensões (altura, largura, comprimento), equipamentos de prevenção e combate a incêndios, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor, estrutura do posto médico, além da mecânica do caminhão.

[[galeria]]

A fiscalização está sendo realizada na orla da Boca do Rio, onde aconteceu o Festival Virada Salvador, e irá até o dia 9 de fevereiro. De acordo com a assessoria do Detran, são mais de 250 trios que participarão do Carnaval neste ano. Todos eles devem passar pelo procedimento antes de irem às avenidas.

Rei Momo O Carnaval iniciará oficialmente com a entrega da chave para o Rei Momo, na quarta-feira (7). Já a escolha do tradicional personagem do Carnaval ocorre nesta quarta (31). A eleição ocorrerá a partir das 18h, no Clube Fantoches da Euterpe, no Dois de Julho. Ao todo, 23 pessoas se inscreveram para o concurso entre os dias 27 e 29 de janeiro. O vencedor receberá um prêmio de R$ 10 mil.

O concurso é promovido pela Federação Baiana das Entidades Carnavalescas, com apoio do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI) e da Prefeitura de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Confira programação completa em ordem de saída do Fuzuê e dos dois dias de Furdunço:  FUZUÊ  03/02/2018 - A PARTIR DAS 16H Nº Atração 1 Banda da Guarda Municipal 2 Tio Paulinho 3 Oficina de Frevos e Dobrados 4 Bloco do Aleitamento Materno 5 Grupo Cultural Mandu 6 Grupo Folclórico Zambiapunga 7 Burrinhas de Taperoá 8 Careta Tradicional de Acupe 9 Caretas de Cairú 10 Grupo Folclórico Gongos Congos de Cairú 11 Ed Bala & Fanfarra Mágica 12 Commanches do Pelô 13 Pierrot Tradição de Plataforma 14 Mascarados de Maragojipe 15 Malê Debalê 16 Terno Rosa Menina 17 Samba de Nicinha Raízes de Santo Amaro 18 Maracatu Santo Antônio 19 Afoxé Korin Nagô 20 Aldeia Coletivo Cênico "Gudiar" 21 Arraiá das Marias 22 Escola de Samba Unidos de Itapuã 23 Chegança dos Marujos Fragata Brasileira 24 Barquinha de Bom Jesus dos Pobres 25 Amigos de Babá 26 Ókánbi 27 Lidroamor Axé 28 Mundo Negro 29 Coral Cant@art Performático e Percussivo BBG 30 Vamos Nessa 31 As Kuviteiras     FURDUNÇO 04/02/2018 A PARTIR DAS 16H Nº Atração 1 Canela Fina 2 US π 3 Rixô Elétrico 4 Peu Meurray 5 Santo7 6 Garampiola 7 Marana 8 Maira Lins 9 Mamah Soares e Coletivo di Tambor 10 Flor Serena - Rural Elétrica 11 Micro Trio Ivan Huol 12 Faustão e Os Mongas 13 Wilson Café 14 Alex da Costa e Coreto Elétrico 15 Jonathan Raphael 16 Grupo Confusão 17 Orquestra de Pandeiros de Lauro de Freitas 18 Jau 19 Banda de Outros Carnavais - CAIXA 20 Júnior Figueredo 21 Luciano Calazans 22 Armandinho, Dodô & Osmar 23 Bailinho de Quinta 24 Os Informais 25 Viola de Doze 26 Alavontê 27 Quabales 28 Paulo Raio 29 Os My Friends 30 Samba de Farofa 31 Banda Tallowah 32 Vitrola Baiana 33 CDR Style 34 Duas Medidas 35 Márcia Castro 36 Furdence Coletivo DJs da Bahia 37 Batifun 38 Lucas Di Fiori 39 Dan Hius 40 Banda Release 41 Baianasystem   FURDUNÇO 08/02/2018 A PARTIR DAS 18H Nº Atração 1 Baianafolia 2 Afoxé Kambalagwanze 3 Juan e Ravena 4 Banda Milsinho Veloso 5 Banda Cativeiro 6 Armandinho, Dodô & Osmar   Os Marchistas 8 Pimenta Elétrica 9 Marquinhos Café 10 Peu Baiano e Banda 11 Thomé Viana & Banda Ragga 12 Jau 13 Virgílio 14 Banda Nave Louca 15 AlavontÊ 16 Banda Aiyé Baiyé 17 Welington Pacheco 18 Duas Medidas 19 Maglore 20 Bonneco 21 Banda Outros Baianos 22 Attooxxa 23 Kuque Malino 24 Julio Caldas