Confira balanço especial do Vitória no 1º turno da Série B

Posição e distância para o G4 a cada rodada, número dos técnicos, quem mais jogou, tudo sobre a participação do Leão

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 29 de agosto de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Arte em foto de Letícia Martins / EC Vitória

O primeiro turno da Série B acabou nesta quarta-feira (28). A boa notícia: o Vitória cumpriu esta etapa fora da zona de rebaixamento, em 16º, com 20 pontos. E a má: o ritmo de pontuação do rubro-negro ainda é baixo, e sem dúvida terá que melhorar muito na segunda metade do campeonato.

A posição fora do Z4 foi consolidada após o São Bento, que poderia passar o Leão, perder do América-MG por 2x0 no complemento da 19ª rodada. Não há tempo para pensar muito. O segundo turno começa para o Leão já na sexta-feira (30), às 21h30, no Barradão, contra o Botafogo-SP.

Fazendo uma projeção espelhada, o Leão terminaria a Série B com 40 pontos. Desde 2006, quando foram adotados os pontos corridos, a média dos 17º colocados foi de 43,6 pontos. Nenhum time com 40 pontos escapou.Foram 19 rodadas de mais sofrimento do que alegria para a torcida. No gráfico abaixo, percebe-se o sobe e desce do Vitória na tabela ao longo do primeiro turno. Foram nada menos que 13 rodadas no Z4.A equipe passou exatos três meses na zona da degola, da 4ª rodada, no dia 18 de maio, até a 15ª, no dia 18 de agosto. Em compensação, chegou à reta final mantendo-se fora do Z4 por quatro rodadas.

Untitled report
Infogram
Untitled infographic
Infogram

REAÇÃO NO FINAL Esse, aliás, é um ponto positivo a se destacar. Apesar da maior parte do primeiro turno ter sido de sofrimento, o torcedor passou a confiar no Vitória na reta final, e os números dão razão a ele.

O rubro-negro terminou o turno com a 8ª melhor campanha do recorte após a Copa América, com 16 pontos em 11 jogos (48% de aproveitamento). Antes da competição internacional, havia somado quatro pontos em oito duelos (16% de aproveitamento).

Boa parte deste mérito está no comando de Carlos Amadeu. O técnico, que disputou apenas as cinco rodadas derradeiras do turno, permanece invicto no clube, com dois triunfos e três empates.Amadeu somou, em cinco partidas, nove pontos (60% de aproveitamento). É quase metade do total de pontos do Vitória.Osmar Loss, seu antecessor, somou oito em 10 partidas (26,6%). Já Claudio Tencati somou três em quatro rodadas (25%).

Com um elenco que sofreu inúmeras mudanças ao longo do turno, poucos atletas conseguiram se destacar. Quem mais jogou foi o lateral-esquerdo Capa, 16 vezes.

Quem mais atuou como titular, porém, foi o zagueiro Éverton Sena, com 15 aparições. O maior goleador do time foi Anselmo Ramon, autor de quatro gols em 15 jogos.

O camisa 9 ficou bem longe do artilheiro da competição até o momento. Rodrigão, do Coritiba, já balançou as redes 11 vezes em 18 partidas.

O ataque, de fato, não foi o forte do rubro-negro, que fez 18 gols e fechou o turno como 12º no quesito. O melhor foi o Bragantino, com 29.

A defesa, realmente, foi um ponto fraco. Com 27 gols sofridos, só não ficou atrás do São Bento, que levou 29.

FATOR CASA Outro fator que contribuiu para a reação foi o Barradão. O Leão acabou o turno como 9º melhor mandante, 51,9% de aproveitamento (somou 14 pontos em nove partidas).

O prêmio de melhor mandante foi dividido entre Coritiba e Operário, ambos com 76,7% de aproveitamento (23 pontos em 10 partidas).

Fora de casa é que o Vitória deixou a desejar. Foi o 17º no quesito, com apenas 20% de aproveitamento (seis pontos em 10 jogos). Só ganhou uma vez como visitante, sobre o CRB, já com Amadeu.

Para efeito de comparação, Bragantino e CRB dividiram o posto de melhores visitantes do primeiro turno com 59,3% de aproveitamento ao somarem 16 pontos em nove rodadas – 10 a mais que o Leão.