Confira dicas de Gloria Kalil sobre como se portar em viagens

Consultora de modas acaba de lançar nova publicação "Viajante Chic"

Publicado em 25 de novembro de 2012 às 13:51

- Atualizado há um ano

A jornalista e consultora de moda Gloria Kalil, atualmente no comando do www.chic.com.br, é formada em Ciências Sociais e tem embasamento sólido para fazer o que mais sabe: oferecer consultoria sobre moda, estilo e comportamento. Depois de lançar quatro livros que são verdadeiros manuais de estilo e etiqueta para homens e mulheres - Chic, Chic Homem, Alô, Chics! e Chic[érrimo] - ela voa ainda mais alto e dá dicas de como manter a classe durante uma viagem com a nova publicação Viajante Chic.O livro serve como um guia de etiqueta que orienta a se portar em aviões, cruzeiros, ônibus e trens por meio de relatos pessoais e casos enviados por leitores do site de Gloria, o Chic. São narrativas de situações engraçadas e, muitas vezes, divertidamente constrangedoras, mas que podem vir a ser muito úteis para aqueles que estão prestes a embarcar.A obra também apresenta um passo a passo de como preparar a bagagem para todas as ocasiões de maneira inteligente e hábil, com classe e economia de espaço, selecionando roupas adequadas, na quantidade ideal, para cada tipo de clima e local – calor ou frio, campo ou praia, cidade grande ou interior, turismo ou negócios, férias ou fim de semana, em família ou a dois.A autora aborda ainda o ‘turismo exótico’, apresentando curiosidades dos mais diversos países e reunindo códigos de etiqueta peculiares a outras culturas.

#Confira algumas dicas

1 Se for viajar para um país que não conhece, antes da viagem, vá a uma boa livraria e compre um guia com mapa para ir se familiarizando com a língua, a moeda, os hábitos, os passeios, os restaurantes, os hotéis de cada uma das cidades que for visitar. É o melhor jeito de você acertar na localização do hotel (assunto vital em uma viagem), além de já ser uma deliciosa antecipação do seu passeio.

2 Evite fazer piadas em público com o sotaque alheio. Português e espanhol, bem ou mal, são línguas que todo mundo entende. De modo que não tem a menor graça falar aos gritos na frente de um português que “bicha” é “fila” e fazer disso piada entre os amigos.

3 Os frascos em miniatura são uma mão na roda em qualquer viagem. Mas, no bate-volta, nem se fala! Coloque os seus produtos de beleza essenciais — hidratantes (corpo e rosto), protetor solar, tônico, demaquilante, etc. — em pequenos frascos para não viajar com um nécessaire enorme. O mesmo vale para xampu e condicionador, caso você não se hospede em hotel.

4 Roupas de cores neutras são fáceis de coordenar e admitem acessórios de cores fortes. Acessórios são a estrela da mala feminina: lenços, colares e pulseiras transformam a roupa conforme a mudança de clima e de “tom” da viagem.

5 Não economize na qualidade da boa mala. Ela tem que durar, no mínimo, uns dez anos. Em viagens longas, o seu manequim influencia o tamanhoda mala: tamanho G, mala G.

6 Uma regra de ouro: procure levar só o que você pode carregar sem precisar de ajuda.

7 Tecidos. Separe os magros, fáceis de manter e que não amassam: malhas, microfibras, etc.

8 Sapatos. Esqueça os novos. Leve os companheiros com quem você sempre se deu bem em longas caminhadas. Acondicione em sacos individuais. Aproveite para recheá-los com as meias, cintos ou bijus. Você economiza espaço na mala e ainda evita que os sapatos amassem.

9 Máquina fotográfica, celular, notebook e joias andam com você no trajeto, na mala de mão. Pisou no hotel, guarde-os no cofre junto com passaporte e outros documentos e objetos de valor.

10 Truque para diminuir o volume: o seu casacão de neve, superfofo, pode se transformar num tapete se você usar um plástico de fechamento a vácuo. Esse tipo de embalagem pode reduzir em até 75% qualquer volume de roupa.

11 Óculos escuros não podem faltar numa viagem. É a maquiagem para todas as horas: esconde olheiras e disfarça o cansaço. Mas, atenção: tire quando se aproximar do fiscal da alfândega. Eles costumam achar tudo suspeito.

12 Leve um cardigã para se proteger do frio do ar-condicionado, seja em avião, ônibus, trem ou salões dos navios; mesmo que seja Verão e que esteja o maior sol lá fora, em algum momento você vai precisar desse bendito casaquinho.