Confira o passo a passo e aprenda a fazer a redação do Enem

Com boa orientação, conhecimento e prática é possível para construir um bom texto

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  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2017 às 11:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das que mais influenciam o resultado do candidato, visto ser a única cuja nota máxima chega a mil pontos. Ainda que poucos tenham conseguido essa pontuação no último exame – exatamente 77 vestibulandos –, isso não significa que, com boa orientação, conhecimento e prática, não se obtenha um excelente resultado. Esses comentários, então, visam ajudá-lo a elaborar um bom texto para esse certame.

A prova de Redação ENEM busca avaliar se o candidato é capaz de posicionar-se criticamente diante de um assunto proposto, defender coerentemente esse ponto de vista e apresentar intervenções viáveis para resolver ou amenizar problemas relacionados ao tema da prova.

Com essa finalidade, os temas de Redação têm sido elaborados para que haja análise e argumentação sobre um assunto de ordem política, social ou cultural, muitas vezes considerando-se a ética, a cidadania, a diversidade cultural, a preservação do meio ambiente e o respeito aos direitos humanos. Assim, é essencial ter informações e transformá-las em conhecimento, o que se faz por meio da atitude crítica. Ou seja, por meio de questionamentos sobre as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.

A atitude crítica é uma interrogação sobre o porquê disso tudo e de nós. Como escreveu a professora de Filosofia Marilena Chauí, a atitude crítica se contrapõe ao senso comum, aos preconceitos, aos prejulgamentos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que “todo mundo diz e pensa”, ao estabelecido, a fim de conferir suas veracidades por meio da análise.

A prática da leitura de bons livros, revistas e jornais constitui-se em rica fonte de informações e argumentos para você desenvolver sua criticidade. Entender e discutir temas da atualidade é um costume que o ajudará não só na prova do ENEM, mas também na vida universitária e profissional. Outra dica interessante é assistir a filmes, no cinema ou na televisão, e a noticiários, ponderando os assuntos abordados. Além disso, o conteúdo das aulas das diversas disciplinas e as experiências pessoais também alargam o seu repertório cultural, e você poderá utilizá-lo na produção de seu texto.

Portanto, intensifique suas leituras, informe-se sobre o que está acontecendo em nosso país e no resto do mundo, aprimore seu olhar crítico sobre os fatos mais relevantes e debata com seus amigos.

AS COMPETÊNCIAS

A prova de Redação é avaliada por meio de cinco competências, identificadas no quadro seguinte: Com base em alguns documentos sobre o ENEM divulgados no site do INEP (http://portal.inep.gov.br/), entendemos o que será exigido na Redação. Atente para os comentários a seguir:

1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. O conhecimento da norma-padrão da língua, em um texto escrito, compreende o correto uso da pontuação, da ortografia, da concordância, da regência e da colocação pronominal.

Além disso, o domínio da norma-padrão inclui o emprego de vocabulário adequado, dispensando-se gírias e coloquialismos. É importante que você escreva de modo preciso, claro e objetivo, evitando rebuscamentos.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Essa competência diz respeito à temática, à estrutura e aos indícios de autoria do texto. A adequada compreensão do tema é favorecida pela leitura atenta dos textos motivadores e, principalmente, do comando da proposta. A partir disso, desenvolva a temática seguindo um projeto de texto, que apresente estruturalmente uma tese bem defendida por argumentos. As partes do texto precisam estar encadeadas e apresentar adequada progressão temática. A aplicação de conceitos de variadas áreas do conhecimento é exatamente o que se espera de um candidato bem preparado.

Quanto maior o alcance dos conhecimentos gerais, mais rico será o desenvolvimento argumentativo do texto e mais nítida a presença de marcas pessoais manifestas no desenvolvimento temático e na organização textual.

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Será verificada a construção de sua argumentação. A fim de que o resultado seja satisfatório, você deve relacionar informações – representadas em diferentes formas – e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir um texto consistente. A “consistência” a que se alude aqui diz respeito à construção de uma argumentação capaz de convencer o leitor do ponto de vista que você escolheu defender.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. O conhecimento dos mecanismos linguísticos compreende a adequação no uso de recursos lexicais, tais como: sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração etc. Além disso, precisa haver correto emprego de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, conectores entre palavras e entre parágrafos etc.

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. O que se percebe aqui é a necessidade de você compreender que os conceitos aprendidos na vida escolar devem estar vinculados a práticas que transformem a sociedade de maneira benéfica. Pede-se que você sugira uma intervenção cidadã, solidária, viável e capaz de solucionar ou amenizar o problema abordado no texto.

O QUE É UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO?

Segundo o Guia do Participante – Redação ENEM 2013, o texto dissertativo-argumentativo é organizado na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Ele é fundamentado com argumentos, para influenciar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la. Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor, pela apresentação de razões e pela evidência de provas, à luz de um raciocínio coerente e consistente.

A sua redação atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fechamento à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo. Além disso, precisa-se utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

• TESE – É a ideia que você vai defender no seu texto. Ela deve estar relacionada ao tema e apoiada em argumentos ao longo da redação.

• ARGUMENTOS – É a justificativa para convencer o leitor a concordar com a tese defendida. Cada argumento deve responder à pergunta “Por quê?” em relação à tese defendida.

• ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS – São recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor, como:

– exemplos;

– dados estatísticos;

– pesquisas;

– relação de causa e consequência;

– fatos comprováveis;

– citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto;

– alusões históricas;

– comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

Segundo o Manual do Avaliador – ENEM 2013 (disponível na internet), para que se cumpra o objetivo do texto dissertativo-argumentativo – o de mostrar a veracidade ou a propriedade da tese defendida –, evita-se que as ideias sejam vinculadas pessoal ou subjetivamente ao autor, mas procura-se apresentá-las como pertencentes a todos. Adota-se, preferencialmente, uma posição impessoal, aparentemente neutra, que atenue a subjetividade e oculte o agente das ações.

Gramaticalmente, há muitas formas de conseguir esse objetivo: com a generalização do sujeito, por meio do emprego da primeira pessoa do plural (Temos observado...); com a ocultação do agente, por meio do uso de expressões do tipo: é preciso; é necessário; é urgente; com o emprego de agente sob a forma de ser inanimado, fenômeno, instituição ou organização (O governo...; Este Ministério...; A direção do colégio...); ou, ainda, pelo uso gramatical do sujeito indeterminado (Trata-se de...) e da voz passiva (Foi decidido que...).

O QUE FAZER NO MOMENTO DA PROVA DE REDAÇÃO?

A seguir, você acompanha um pequeno roteiro com orientações fundamentais sobre o que fazer após receber a proposta de redação. Elas serão úteis e oferecerão a você maior segurança na escrita de seus textos.

1. Leia atentamente a proposta de redação. A proposta de redação do ENEM é composta por textos motivadores que suscitam reflexões e expõem aspectos diversos da temática. Porém, o tema a ser desenvolvido por você não é orientado pelos textos-base, mas pelo comando da proposta, normalmente escrito com destaque na prova do ENEM. Não são raros os casos de alunos que fogem, total ou parcialmente, ao tema proposto, abordando assuntos específicos dos textos motivadores ou extrapolando esses mesmos assuntos. Assim, antes de ser uma avaliação de escrita, a prova de Redação do ENEM é uma prova de leitura. Muitos não a leem com a devida atenção e acabam cometendo os erros citados.

Cuidado: uma má interpretação do que é solicitado prejudica gravemente a elaboração do texto. Portanto, ler a proposta com muita atenção é a primeira etapa para uma redação de qualidade.

2. Prepare o texto. Depois de ter lido e compreendido bem a proposta, inicie a preparação do texto. Sabemos que o tempo para escrever a redação do ENEM é curto, por isso não deixe de planejar sua redação. Faça um rascunho tradicional, ou um esquema dividido em tópicos, ou uma anotação de palavras-chave. Planejar o texto é importante para que o resultado seja satisfatório. Um plano de texto fará você ter tempo de observar e organizar as ideias, efetuar modificações, acrescentar informações que reforcem seus argumentos e remover o que pode prejudicar sua redação. Escrever sem elaboração pode trazer grandes prejuízos, e nós não queremos isso.

Qual seria a melhor maneira de se preparar um texto? Convém que você experimente as diversas formas e escolha a que mais lhe beneficia. Segundo Alan Nicoliche, no Guia do Estudante – Redação, o rascunho tradicional é bom para quem gosta de visualizar um esboço do texto, mas inadequado para quem escreve devagar. A esquematização é útil para trabalhar relações de causa e consequência ou fatos expostos em ordem cronológica, porém não é adequada para aqueles que desenvolvem melhor as ideias no contexto escrito. Já as palavras-chave são um caminho rápido para quem consegue, a partir delas, construir argumentos e referências, mas é inadequado para o estudante com dificuldades de encadear as ideias sem estabelecer relações concretas ou visuais. Um bom planejamento traz maior êxito ao texto no que tange à coerência entre as diversas ideias da redação.

3. Elabore a tese. O objetivo de textos argumentativos é convencer o leitor a concordar com o ponto de vista expresso na redação. Para isso, elaboram-se argumentos para defesa dessa opinião, a qual chamamos de tese. Decida qual tese você quer defender e deixe-a explícita em seu texto. Recomenda-se que ela seja expressa logo no parágrafo introdutório, pois é função dele apresentar ao leitor o assunto que será abordado e o ponto de vista sobre esse assunto. Pense no que mais chama sua atenção no tema proposto, sobre o que você está bem informado e sobre quais argumentos você tem capacidade de desenvolver, pois isso ajudará na produção da redação.

Lembre-se:

• Tese não é fato nem definição; tese é opinião.

• Ela precisa ser exposta de forma clara.

• Muitas vezes, ela pode ser a reafirmação do comando da proposta; porém, para não utilizar as mesmas palavras do comando, procure sinônimos.

4. Desenvolva seus argumentos.

Decidida qual tese defender, é preciso expor argumentos coerentes a fim de convencer o leitor a concordar com o ponto de vista apresentado. Se na introdução expomos o tema e a tese (ponto de vista), nos parágrafos de desenvolvimento efetuaremos nossa argumentação.

A qualidade de seus argumentos, caro estudante, depende da escolha, da organização e da interpretação de informações, fatos e opiniões diversos que serão utilizados na defesa de sua tese. Isto é, depende de sua análise crítica.

Sugerimos que você reserve um parágrafo para cada argumento, analisando diversos aspectos dele, mostrando a capacidade que você tem de discussão. Já que o espaço disponível para a redação do ENEM é reduzido, convém expor poucos argumentos, mas que estejam muito bem embasados e relacionados com o tema e a tese. Utilize seus conhecimentos de mundo, obtidos tanto dentro da sala de aula quanto fora dela, e empregue informações de diversas áreas do conhecimento, como História, Filosofia, Ciências, entre outras, sempre que for adequado.

Lembre-se de que o argumento deve estar subordinado à tese, não podendo ser mais relevante que o ponto de vista a ser defendido ou o tema que foi proposto. Para desenvolver argumentos, devemos utilizar as estratégias argumentativas mencionadas acima, sem esquecer que não basta expor informações, elas precisam se articular na defesa da tese.

5. Elabore proposta de intervenção. O ENEM solicita que o estudante elabore proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto. Importa muito que a intervenção seja viável, englobe a sociedade civil e não se restrinja, por exemplo, ao governo e à mídia. O estudante é chamado a se considerar agente de mudança da realidade; convém, assim, que haja uma proposta que envolva o cidadão comum. Explicite os modos como a proposta será implementada.

A proposta deve refletir os conhecimentos de mundo de quem a redige, e a coerência da argumentação será um dos aspectos decisivos no processo de avaliação. É necessário que ela respeite os direitos humanos, que não rompa com valores como cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural.

Ao redigir seu texto, procure evitar propostas vagas, gerais; busque propostas mais concretas, específicas, consistentes com o desenvolvimento de suas ideias. Antes de elaborar sua proposta, procure responder às seguintes perguntas: “O que é possível apresentar como proposta de intervenção na vida social? Quem ou o que pode concretizar essa intervenção? Como viabilizar essa proposta?”. Esses questionamentos ajudarão na realização de sua intervenção social.

Desejamos que esses comentários contribuam de maneira prática para o desenvolvimento de seus textos.

PROVA DE REDAÇÃO ENEM 2015: COMENTÁRIO E ANÁLISE DE REDAÇÃO

Abaixo, temos a Prova de Redação de 2015, seguida por comentários a ela. Depois, analisamos um texto feito a partir dela.

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010 foram assassinadas no país acima de 92 mil mulheres, 43,7 mil só na última década. O número de mortes nesse período passou de 1.353 para 4.465, que representa um aumento de 230%, mais que triplicando o quantitativo de mulheres vítimas de assassinato no país.

WALSELFISZ, J. J. Mapa da Violência 2012. Atualização: Homicídio de mulheres no Brasil.

Disponível em: www.mapadaviolencia.org.br. Acesso em: 8 jun. 2015.

TEXTO II

TIPO DE VIOLÊNCIA RELATADA BRASIL. Secretaria de Políticas para as Mulheres. Balanço 2014. Central de Atendimento à Mulher: Disque 180. Brasília, 2015. Disponível em: www.spm.gov.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO III Disponível em: www.compromissoeatitude.org.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado). TEXTO IV

O IMPACTO EM NÚMEROS

Com base na Lei Maria da Penha, mais de 330 mil processos foram instaurados apenas nos juizados e varas especializados Fontes: Conselho Nacional de Justiça, Departamento Penitenciário Nacional e Secretaria de Políticas para as Mulheres. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 24 jun. 2015 (adaptado). COMENTÁRIO

“A persistência da violência contra a mulher no Brasil” é tema da Prova de Redação ENEM 2015. Muito possivelmente esse tema foi proposto pela promulgação da Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015), que modifica o Código Penal brasileiro para incluir o assassinato de mulher por razões de gênero entre as hipóteses de homicídio qualificado. Mesmo com as sanções dessa e da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), os números que envolvem a violência contra a mulher no Brasil crescem a cada ano.

Para desencadear reflexões, a prova apresenta alguns textos motivadores. O primeiro destaca o crescimento no número de mortes de mulheres na última década, no Brasil, evidenciando o caráter preocupante do tema discutido. O segundo texto é um gráfico que elenca os tipos de violência relatados pelas mulheres em um balanço feito em 2014 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, o qual expõe a violência física como a mais citada. O terceiro texto evidencia uma campanha contra o feminicídio. Por fim, o texto IV é um infográfico sobre os números da violência contra a mulher no Brasil com base na Lei Maria da Penha.

Para desenvolver esse tema, o candidato precisa levar em consideração que o foco principal de seu texto deve ser a discussão acerca dos motivos que fazem a violência contra a mulher persistirem, mesmo havendo alguns avanços nesse sentido. Faz-se muito importante abordar sobre as já referidas Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, as quais são medidas governamentais que visam diminuir o índice de violência contra a mulher.

No entanto, apesar das leis, essa violência continua a ocorrer de forma alarmante no Brasil por diversos motivos, os quais deverão ser discutidos pelos candidatos.

Dentre eles, podem ser elencados entraves culturais como o machismo, que corrobora o fato de muitos homens agredirem e até matarem mulheres simplesmente por se acharem superiores a elas. Isso colabora para que haja um baixo número de denúncias, tanto por parte das mulheres agredidas quanto por parte do restante da sociedade, que se omite, muitas vezes, diante desse problema. Além disso, o candidato pode abordar a respeito dos muitos casos em que não há estrutura nas delegacias para atendimento às vítimas desse tipo de violência, o que também contribui para que muitas delas não denunciem.

Então, em uma proposta de intervenção para solucionar tais entraves, o candidato poderia sugerir uma ação das escolas, as quais discutiriam mais sobre o machismo e sobre a importância da igualdade de gêneros em nosso país para que haja uma mudança de pensamento quanto a essa questão. Ademais, poderia haver o trabalho de grupos engajados em prol da diminuição da violência contra a mulher com o objetivo de incentivar a denúncia e pressionar o governo a fim de que haja um atendimento especializado para as mulheres que denunciam os casos de violência, o que também estimularia a denúncia.

As sugestões de desenvolvimento argumentativo apresentadas acima são apenas exemplos. Elas, obviamente, não limitam outras possíveis maneiras de discorrer sobre o tema proposto. O tema da Prova de Redação 2015 foi muito bem selecionado, visto que mostra aos futuros candidatos a importância de atualizar-se sobre o que ocorre em nosso país – já que remete a uma situação de violência constante no Brasil – e a necessidade de desenvolver um senso crítico.Veja abaixo uma análise de redação (clique para ampliar)