Confira o que pode funcionar nesses dias de feriadão em Salvador

Durante toda a semana medidas restritivas serão adotadas

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2020 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Marina Silva/CORREIO

Salvador até terá um feriadão de três dias, graças à antecipação das celebrações do São João, Dois de Julho e 8 de dezembro, mas não é para se empolgar: o momento não é de fazer farra, e sim de aproveitar para ficar quietinho em casa.

Para aqueles que precisam sair de qualquer jeito, seja para providenciar alimentos ou remédios, o CORREIO separou uma lista do que pode ou não funcionar neste feriadão, além de quinta e sexta, que também receberam medidas restritivas adicionais. Confira:

Terça e quarta (feriadão): O funcionamento da Prefeitura nos feriados antecipados será limitado aos órgãos encarregados de atividades relacionadas ao enfrentamento da pandemia ou aos que já atuam normalmente nessas datas.  

Já em relação às atividades comerciais, só podem abrir aquelas que tradicionalmente funcionam em feriados e desde que não estejam impedidas por medidas restritivas, a exemplo dos shoppings, que continuam fechados. Excepcionalmente, a Prefeitura autorizou a abertura das agências da Caixa Econômica Federal exclusivamente para o pagamento de benefícios referentes à pandemia. 

Quinta e sexta (essencial): Toda e qualquer atividades econômica, formal e informal, fica suspensa na cidade, com exceção das classificadas como essenciais, a exemplo de supermercados, farmácias, agências bancárias, lotéricas, repartições públicas, cartórios e estabelecimentos que estejam atuando em regime de delivery (não sendo permitida a retirada de produtos no local).  

Também estão autorizados a funcionar estruturas de saúde de urgência e emergência, serviços de imagem radiológica, atendimento de tratamentos contínuos, a exemplo de oncologia, hemoterapia e hemodiálise, laboratório de análises clínicas, estabelecimentos que forneçam insumos hospitalares e clínicas veterinárias.  

Os estabelecimentos que não tiveram suas atividades suspensas deverão observar as regras de uso de máscaras, higiene e limitação de público já em vigor. Haverá fiscalização por parte da força-tarefa liderada pela Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).